Barco Hospital Abaré I atendeu 19 comunidades da Flona do Tapajós
No período de 24ª 28 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belterra, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a segunda viagem da Unidade Básica de Saúde Fluvial ABARE I.
A equipe da Estratégia Saúde da Família Fluvial – ESFF faz parte de um programa financiado pelo Governo Federal em parceria com Município de Belterra, que tem como objetivo facilitar o acesso da população ribeirinha que reside nas 19 comunidades localizadas na Flona do Tapajós aos serviços de saúde. Com uma equipe Multiprofissional de 23 servidores foram realizadas os seguintes procedimentos: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, coleta de PCCU, imunização, pré-natal, grupos de HIPERDIA, atividades educativas, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, farmácia básica, inquérito, aferição de pressão arterial, visita e consulta domiciliar, atendimento e avaliação com a fonoaudióloga, expedição do Cartão SUS, atendimento de urgência e emergência, curativos, administração de medicações, inalações, peso e dentre outros.
De acordo com a Coordenadora da Viagem, Enfermeira Ana Cristina, a primeira comunidade a ser atendida foi São Domingos, pois as condições de porto não estavam favoráveis para a atracação da embarcação na Comunidade Santa Cruz como estava previsto.
Com um atendimento de 411 pessoas, totalizando 4.488 procedimentos, a equipe, além das atividades previstas na ação, programou nesta viagem os atendimentos aos estudantes da Escola Santa Terezinha, na Comunidade de Piquiatuba, através do Programa do Governo Federal Saúde na Escola-PSE com realização de consultas de enfermagem, vacinas, avaliação antropométrica, oftalmológica e bucal.
Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho
4.488 procedimentos em quatro dias e em nove comunidades diferentes? Esta parecendo historia da carochinha. Me engana que eu gosto!