Belterra desponta no turismo por ser cidade histórica
A Prefeitura Municipal de Belterra, através da Secretaria Municipal de Gestão de Meio Ambiente e Turismo-SEMAT, está implantando várias ações para levar ao conhecimento dos Turistas da Região e outros lugares do Brasil as potencialidades turística de Belterra.
Dentre as potencialidades estão agradáveis balneários ao longo do rio Tapajós, o Turismo Cultural, através de vários eventos que estão no calendário Cultural do Município.
Os atrativos importantes da cidade que ainda apresentam pontos históricos belíssimos são as arquiteturas, que ainda tem a característica norte-americana, trazida por Henry Ford. Conheça os principais pontos Turísticos da Cidade:
INÍCIO DO ROTEIRO: Após a chegada dos primeiros Americanos no novo local adquirido pela Cia. Ford, através de uma permuta de 281.500 há com o governo do Pará na época, em 04 de maio de 1934, com parte da área anterior de 1.000.000 há (Fordlândia), o primeiro administrador de Belterra Mr. Archibald Johnston, inicia a construção das primeiras instalações da Cia. na comunidade Samaúma/Sumaúma e por eles batizada de Porto Novo. Neste mesmo ano as máquinas pesadas (tratores) que vieram dos EUA iniciam também a subida da serra desbravando a mata virgem. Quando chegam ao alto do platô iniciam a abertura das Estradas começando pela Estrada Dois, local este por onde também inicia o plantio dos seringais. Belterra é traçada nos eixos Norte/Sul – Estradas pares; Leste/Oeste – Estradas ímpares. Tudo o que havia de mais tecnológico na época nos EUA foi trazido para Belterra: hospital de ponta, telefonia, rádio amador, serraria, serviço de água encanada, rede elétrica domiciliar e etc.
1º PONTO: Coração da Estrada Oito – Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Vargas. Esta foi uma homenagem à esposa do presidente Getúlio Vargas que visitou o projeto da Cia. Ford em Belterra em 10 de outubro de 1940. Antes, porém, este prédio foi inaugurado no dia 28 de outubro de 1939 com o nome de “Grupo Escolar Edsel Ford” – nome do filho único de Henry Ford.
2º PONTO: Caixa d’água da Estrada 7 – O serviço de abastecimento de água também foi algo bem pensado pelos americanos, até porque Henry Ford prezava pela boa saúde de seus funcionários. Duas caixas d’água metálicas de 186.500 litros cada uma foram instaladas em Belterra. Uma na Estrada Um e a outra na Estrada Sete, com rede de distribuição doméstica e hidrantes para prevenção de possíveis incêndios na plantação.
3º PONTO: Escola M. E. F. Manoel Garcia de Paiva foi a 3ª escola construída e inaugurada pelos americanos em 04 de julho de 1941, com o nome de “Grupo Escolar Benson Ford”. Bairro de Santa Luzia nos dias de hoje, anteriormente Vila 129 ou Vila “bode”. Vila 129 por estar localizada na quadra nº 129; Vila bode pelo fato de um cidadão na época possuir uma criação de bodes e cabras.
4º PONTO: Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Maués. No dia 28 de outubro de 1938 a Cia. Ford inaugura o 1º prédio escolar em Belterra, localizado na Estrada Um. Esta edificação foi batizada com o nome de “Grupo Escolar Henry Ford”.
5º PONTO: Caixa d’água – igualmente a caixa da Estrada Sete, esta tem as mesmas características: metálica, capacidade para 186.500 litros. Detalhe: no alto desta caixa d’água os americanos instalaram uma cirene para orientar os trabalhadores quanto ao horário de iniciar e terminar a jornada de serviço diariamente, e até hoje o sinal ecoa nos mesmos horários de então: às 6 horas, 7 horas, 11:30 horas, 13 horas e 16:30 horas.
6º PONTO: Vila Operária – como já diz o nome, nesta vila residiam os operários menos qualificados em relação àqueles considerados do primeiro escalão.
7º PONTO: Vilas Viveiros I, II e III – neste local o botânico James Weir e sua equipe produziam as mudas de seringueiras. Dos três milhões e duzentos mil pés plantados em Belterra, dois milhões foram modificados a partir dos clones trazidos de Sumatra, onde Weir trabalhou para Goodyear antes de vir para cá. Os operários responsáveis pelo viveiro de mudas residiam no local.
8º PONTO: Praça Brasil – ao sul desta área os americanos construíram inicialmente um campo de golfe com nove buracos. Este campo de golfe era de uso exclusivo para prática deste esporte dos americanos. Em volta do campo de golfe foi construída uma pista de atletismo. Finalmente, foi erguido um coreto onde as bandinhas se apresentavam; também era utilizado nas apresentações cívicas.
9º PONTO: Campo de Futebol – com a saída dos americanos de Belterra, o campo de golfe foi transformado em campo de futebol. O primeiro campo de futebol construído em Belterra com autorização da Cia. Ford para que os nacionais praticassem o esporte localizava-se na Estrada Dois.
10º PONTO: Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua/padroeiro do município – Depois de muita resistência por parte dos administradores americanos, foi autorizada a construção da primeira igreja católica em madeira que, posteriormente, foi demolida e construída em alvenaria. A primeira igreja construída em Belterra foi a “Evangélica Batista”, pelo fato de ter alguns seguidores norte-americanos.
11º PONTO: Vila Timbó – Neste ponto da vila foram erguidos prédios residenciais; os funcionários residentes neste local eram responsáveis pelo plantio do Timbó, espécie de planta trepadeira/leguminosa/papilionácea, cujo sumo era extraído e servia como inseticida/pesticida natural contra as pragas que apareciam na plantação.
12º PONTO: Vila Mensalista – Estas casas foram erguidas e abrigavam na época o alto escalão da Cia. Ford. Detalhe: estas casas eram similares as que foram construídas nos EUA por Henry Ford, no vilarejo Alberta, com uma única diferença, as casas de Alberta continham lareira por causa da época invernosa, nas de Belterra não foi necessário.
13º PONTO: Palácio das Seringueiras – Este prédio, localizado na Vila Americana, desde os tempos da Cia. Ford foi o Centro Administrativo. Épocas: 1934/1945 Cia Ford; 1946/1995 Ministério da Agricultura; 1997 aos dias de hoje Prefeitura Municipal.
14º PONTO: Antigo Alojamento/SEMED – Local onde permaneciam hospedados os americanos solteiros; no início do governo municipal foi cedido a uma família japonesa que o transformou em pousada; hoje abriga a Secretaria Municipal de Educação.
15º PONTO: Club House/CÂMARA DE VEREADORES – Este prédio foi construído para abrigar o lazer dos americanos. Funcionava como salão de bailes e na parede dos fundos foi instalada uma tela para exibição de filmes que eram enviados dos EUA. Tinha ainda mesas de sinuca e ping-pong. Posteriormente o Mr. Archibald Johnston mandou construir outros ambientes similares para o lazer dos trabalhadores em geral.
16º PONTO: Casa 01 – Esta casa foi especialmente erguida para receber o idealizador do projeto e proprietário da Ford Motor Company “Mr. Henry Ford”, mas ele nunca veio, nem em Belterra, nem em Fordlândia e nem no Brasil. Figura ilustre que ocupou esta residência por 48 horas, foi o presidente do Brasil na época “Getúlio Vargas”, que aqui chegou em 10 de outubro de 1940.
17º PONTO: Bosque das Seringueiras e Hospital Henry Ford – Aqui está parte daquilo que um dia foi “Plantações Ford de Belterra”, como era chamado o projeto. Sobre o antigo Hospital Henry Ford, resta-nos a nostalgia, a lembrança daquele que foi o melhor hospital da América Latina a partir dos anos de sua fundação em 15 de outubro de 1938.
18º PONTO: Centro de Memória de Belterra/CMB – Esta construção foi a residência oficial dos médicos na época. Kenneth Waddell foi o primeiro médico americano a chegar em Belterra e chefiar o hospital. Hoje este prédio é a referência da pesquisa imaterial de nossa história, fundado em 04 de maio de 2010. Nossa Missão: incentivar e divulgar pesquisas sobre a História de Belterra, promovendo ações destinadas à valorização do patrimônio e da memória local. Nosso Objetivo: Localizar, catalogar, preservar e disponibilizar acervos históricos à consulta pública, bem como promover e desenvolver ações educativas que visem a participação da comunidade.
19º PONTO: Meliponário/Estrada 7.
JUVENTUDE DE BELTERRA SE MOBILIZOU PARA A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
No sábado (02/11) o grupo Coletivo Jovem da BR, centro e Tapajós realizou uma caminhada em Comemoração ao Dia Nacional da Juventude, com saída da Igreja São Cosme e Damião (estrada Um) até a Praça Brasil, a partir das 16h.
Durante a Caminhada os Jovens realizaram um trabalho de sensibilização para o combate e prevenção aos acidentes de Trânsito no município de Belterra, com apoio da Prefeitura Municipal de Belterra, através da Divisão de Educação Pelo Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito-DEMUTRAN, com objetivo de continuar o trabalho de redução dos índices de acidentes no trânsito principalmente de motos, além de promover a Paz no Trânsito.
ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE BELTERRA REUNIU-SE PARA FAZER ALTERAÇÕES NO ESTATUTO E DEU POSSEA NOVA DIRETORIA
Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Belterra-APDBEL esteve reunida na ultima quinta-feira, 31 de outubro, na Câmara Municipal de Belterra para fazer alterações em seu estatuto e posse da nova diretoria.
Estiveram presentes, na Assembleia os deficientes de Belterra, representantes das entidades da classe de Santarém que contribuíram com o evento.
Várias alterações foram feitas no estatuto, que segundo a assessoria jurídica da APDBEL estavam defasados e tinham que sofrer alterações para que a Associação não tivesse problemas para a criação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e também nas assinaturas de convênios com entidades que pretendem ajudar a Associação.
Durante a Assembleia foi dada a posse na nova diretoria da APDBEL que tem como presidente o senhor Domingos Dimas, 1º secretária Drª Ládia e como 1º tesoureiro Antonildo Silva. A nova diretoria tem um mandato de 3 anos podendo ser reconduzida por mais um mandato.
A Assembleia teve o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Administração, Trabalho e Promoção Social e Ascom, além da Câmara de vereadores do Município.
Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho