Informe RC

QUEREM MUDAR A HISTÓRIA

Que digam da cidade de Santarém e regiões do Tapajós e Arapiuns, no passado, terem sido habitadas por várias etnias indígenas, e de Alter do Chão e adjacências terem residindo as tribos Tapajó e Borari, não é motivo de dúvidas, historiadores confirmam há séculos e professores nas escolas de nível primário da rede municipal ensinam às gerações, sem interrupção de tempo. Mas dizer de na cidade ter existido áreas de terras situadas no antigo bairro da grande Prainha, buscando reconhecimento que confirme terem sido habitadas por remanescentes africanos (quilombolas), não existem documentos e nem estudos antropológicos que comprovem. Nada contra aos descendentes ilustres dos africanos que há pouco mais de 100 anos se estabeleceram em parte do Ituqui e nas comunidades de Saracura, Aracampina, Arapemã e outros locais do outro lado do rio Amazonas, se espraiando pelo município, é de conhecimento das atuais gerações. O prefeito Alexandre Wanghon sabe, como homem público, existirem interesses políticos escusos, de 2003 pra cá, na criação de comunidades quilombolas e indígenas, e bom seria se procurasse saber o que de real existe em órgãos federais tentando oficializar como verdade coisas que nunca existiram e nem fazem parte de nossa história, enquanto é tempo. Amanhã pode ser tarde.

SAUDADES DO TONY FABIO

Como o município é distante “mais pra Mato Grosso que pro Pará”, a Justiça, por falta de segurança, custa a chegar, mas um dia chega. Vereadores reclamam, população mal satisfeita, entidades representativas do local ficam sem saberem a quem apelar para que providências sejam tomadas contra desmandos e irregularidades. Um vereador informa à coluna estar rouco de reclamar do atual prefeito, empresário do ramo madeireiro de Novo Progresso, que tem usado o cargo em benefício próprio e da família, desmatando a floresta e negociando terras pertencentes à União, sem que seja incomodado, a não ser receber e não pagar multas merrecas dadas pelo IBAMA e ficar tudo como se nada existisse. Agora o gestor, a exemplo de seus antecessores, está se perdendo, segundo comentam, com as verbas repassadas pelo FUNDEB, fazendo pagamentos indevidos. Se os tribunais de Contas do Estado e dos Municípios fizessem uma visita à prefeitura de Novo Progresso, para orientar funcionários públicos do município a impedirem o avanço ao dinheiro público, verificariam se as reclamações têm fundamento ou não. Falam do povo estar sentido saudades do Tony Fabio.

NO RESERVADO CONDENAM

O pastor proprietário da Igreja do Avivamento, Marco Feliciano “PSC”, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, composta por maioria de parlamentares da bancada evangélica na Casa, aprovou na quinta “23”, projeto de sua autoria para tornar sem efeito decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal “STF”, que reconheceu como legítimas as conquistas, num mundo globalizado, das comunidades GLBT, como casamento entre casais do mesmo sexo com registro em cartório e o pagamento de benefícios previdenciários a dependentes de companheiros homossexuais, tornadas obrigatórias por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça “CNJ”. A aprovação das intenções do pastor ainda vai à votação nas comissões da Câmara e posteriormente do Senado e têm como objetivo, se aprovadas, fazer uma consulta popular “plebiscito” a nível nacional, bancada pelo rico governo federal, para saber se os brasileiros aprovam ou não, o que muitos no reservado condenam.

MAIORIDADE PENAL

Dormitam nos armários das Comissões Internas da Câmara e Senado milhares de projetos de leis, alguns de iniciativa popular com coleta de assinaturas acima de 1 milhão, e de emendas à Constituição, sem interesse de serem apreciadas por contrariarem pensamentos do governo, de partidos ou mesmo de instituições como a OAB e de entidades oficiais ligadas a Direitos Humanos. O que trata “PEC” de aumentar a maioridade penal de 16 para 18 anos é um dos mais importantes, de cunho eminentemente popular com aprovo de mais de 90% dos brasileiros, mas não tem do governo da companheira Dilma, do PT e de setores da OAB que se apressam a defenderem a custo zero vândalos mascarados que depredam, incendeiam bens públicos e propriedades privadas, por isso não vão à votação. Famílias que vivem em sobressaltos têm pagado um preço alto. O crescimento alarmante dos índices de criminalidade em todos os estados do Brasil, num percentual elevado, tem a participação de menores infratores que votam, matam, roubam e usam drogas como adultos, mas não respondem pelos crimes praticados. Essa proteção exacerbada à bandidagem mirim, um dia acaba.

EX-PREFEITOS EM CANA

Como a prática está banalizada, ocorrendo quase diariamente, difícil encontrar um órgão do governo federal com orçamento de muitos milhões, onde não aconteçam desvios de recursos públicos, entre as centenas de existentes. No Pará, o IBAMA, INCRA e FUNASA sempre ocuparam posição de destaque nas páginas policiais. Na sexta “22”, a Polícia Federal, cumprindo determinação da Justiça em 4 estados, incluindo o Pará, prendeu 12 ex prefeitos “não citam todos os nomes” que deram um rombinho de R$45.5 milhões no dinheiro do povo, constatado por auditorias do Tribunal de Contas da União em verbas de convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde “FUNASA”, enviados às prefeituras em 2007, destinados a obras de saneamento básico, maioria para construção de sistemas de abastecimento d’água. Os gestores vão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Como devem ser “pessoas do bem” com direito à impunidade e dispõem de bons advogados, amigos de políticos influentes, breve estarão livres, respondendo os enquadramentos do Código Penal em liberdade eterna.

ELEIÇÕES

Coluna bem lida de um jornal de Belém divulga do presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, estar chegando à capital dia 5, para receber manifestações de apoio de seus correligionários no estado e na ocasião será lançada a candidatura do senador Mario Couto “PSDB” à reeleição, embora não tenha no momento o apoio de muitas legendas aliadas ao governador Simão Jatene. Isso mostra que as candidaturas majoritárias do atual governador, pela situação, e Elder Barbalho, oposição, tendo o ex federal Paulo Rocha “PT” ao Senado, estão praticamente asseguradas, só faltando o candidato a vice de ambos, o que deve ocorrer em abril ou maio do ano que vem. Agora a disputa dos dois grupos, que vão comandar coligações, é assegurar o apoio das legendas coadjuvantes para obter maior espaço nas rádios e televisões no horário destinado aos partidos pela Justiça Eleitoral. Hoje, este é o retrato, amanhã pode ser outro.

VAI MUDAR O VISUAL

Com ação ajuizada na administração da ex-prefeita pela Associação dos Moradores do bairro da Aldeia, com parecer favorável do Ministério Público do Estado, no primeiro semestre do ano, um Juiz determinou à prefeitura retirar até fim de junho, da Praça Tiradentes, as edificações “madeira” que tomavam conta da área da praça, que não diziam respeito ao lazer dos moradores ao redor, que tinham o sossego perturbado por bares vendendo bebidas alcóolicas, brigas, comércios e pontos de venda de drogas, o que foi prontamente obedecido pelo atual prefeito. Agora, a Associação conseguiu do gestor a um custo de 500 mil reais, da Praça ser revitalizada para cumprir o objetivo para qual foi construída: o entretenimento da população, o que já está sendo feito. Vai ganhar a construção de uma quadra esportiva, bancos e iluminação padrão FIFA. Há um ano, o local era conhecido como cracolândia.

A CAMINHO DO POÇO

Como este mês tem eleições gerais na Venezuela “exceção de presidente”, o atual dono do poder e de todas as instituições do país, Nicolau Maduro, quer dar um cunho de legalidade à disputa, mas que na realidade cheira à imoralidade. O criador do Ministério da Suprema Felicidade e do Natal fora de época, “assim como o carnaval no Brasil” ganhou do Congresso da Venezuela, onde tem maioria absoluta, aprovação de uma lei para governar por Decreto durante um ano, com objetivo de conter a inflação que atinge próximo de 60% ao ano e resolver a falta de produtos da cesta básica, de higiene, e escassez de papel higiênico que não existe à venda em supermercados. Com isso vai controlar as importações e regular as margens de lucro das empresas, já que o governo vai tabelar os preços, para derrotar seus adversários. Pode ser que as famílias (milhões) mantidas pelo governo, vivam momentos de passageira estabilidade, já que estão a caminho do poço.

DISSE ME DISSE

Obrigação do presidente do legislativo mirim do município, tomar providências para esclarecer fatos que possam desabonar a conduta de um de seus membros. A trazida a público por este jornal, na edição anterior, do vice-presidente da Comissão Organizadora do último Sairé, em Alter do Chão, ter sido abordado por um vereador (sem citar nome) pedindo 250 mil reais para aprovar projeto de 500 mil para arrecadar fundos às festividades, merece melhor esclarecimento por parte do Poder Legislativo, devido o comentário ter caído no domínio público com várias versões, para que histórias sem pé e nem cabeça, partindo de desavisados, prosperem manchando o nome de 21 vereadores, até prova ao contrário, todos honestos.

NÃO COMO O ESPERADO

Nesta quarta “26”, o Senado Federal, depois de vários adiamentos e muita pressão, aprovou no 2º turno a proposta de emenda à Constituição, a PEC do Voto Aberto, não para todas as modalidades de votações como aprovou a Câmara Federal, e sim restrita a cassações de mandatos e vetos presidenciais. A matéria vai retornar à Câmara para nova apreciação em busca de consenso, no que devem concordar os deputados federais. Não deixa de ser um avanço, mas o sonho de acabar com o voto secreto nos legislativos deve ficar na intenção, o que no fundo desejavam os presidentes da Câmara e Senado, que jogavam para a plateia.

NOTAS CURTAS

1ª- Estão mandando confeccionar para entrega e colocação antes do Natal de faixas e tabuletas para pregarem em árvores às suas proximidades com os dizeres: visite Itaituba antes que acabe. 2ª- Nesta 2ª quinzena do mês, 5 assaltantes na cidade de Novo Progresso sequestraram a esposa “ficando em cativeiro” e o gerente do Banco do Brasil, de onde levaram 1 milhão e 400 mil reais. Aqui em Santarém, mês de agosto, foram 200 mil, até hoje sem notícia. 3ª- Na Bahia, fizeram um “mensalinho”. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e sua antecessora, também desembargadora, estão sob suspeita do Conselho Nacional de Justiça de participarem de um esquema que inflou precatórios causando prejuízo de quase meio bilhão de reais aos cofres do estado. 4ª- A companheira Dilma achou absurdo o Tribunal de Contas da União “TCU” mandar paralisar obras federais, onde técnicos do órgão encontraram indícios de superfaturamento. 5ª- Dezenas de políticos acompanharam o Círio da padroeira. Nenhum pediu para carregar o andor. 6ª- Para recuperar trechos da BR-163 Cuiabá/Santarém situados em Mato Grosso, o DNIT tem 7 propostas. A conclusão da parte do Pará há mais de 40 anos a ser concluída, nada. Só muitos discursos e larilari. 7ª- A Usina de Belo Monte mais uma vez teve sua construção totalmente paralisada. Vinte e sete mil operários querem aumento de 15% e semana de 40 horas. Quando a hidrelétrica for concluída, vai ser uma das mais caras do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *