Prefeitura lança campanha “Santarém contra a dengue II”

Campanha “Santarém contra a dengue II”
Campanha “Santarém contra a dengue II”

A campanha Santarém contra a Dengue II foi aberta oficialmente na sexta-feira (29), no bairro do Aeroporto Velho, local onde ocorreu o dia “D” de combate ao mosquito transmissor da doença. Governo e população estão juntos mais uma vez em uma grande ação de prevenção e retirada de entulhos nos bairros. Equipes compostas por agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, alunos de escolas e universidades, entidades comunitárias e a sociedade civil organizada estarão nas ruas, visitando os domicílios. A SEMINFRA será responsável, mais uma vez, em retirar entulhos acumulados. A abertura da campanha contou com a presença do prefeito Alexandre Von, das secretárias de Saúde, Valdenira Cunha e Finanças, Regina Sousa, do secretário adjunto de Infraestrutura, Mário Maués, do coordenador de Defesa Civil, Darlison Maia, Comunicação, Osvaldo de Andrade, o coordenador da DIVISA, João Alberto Coelho, além da secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloísa Guimarães, e do diretor do Departamento de Endemias da SESPA, Bernardo Cardoso.

Durante o lançamento, o prefeito Alexandre Von espera que a quantidade de entulhos da segunda etapa seja menor do que na primeira, quando foram retirados 3.526 carradas. Na ocasião, o gestor santareno anunciou que as equipes de agentes de combate a endemias ganharão um reforço, com a convocação de 60 profissionais aprovados no último processo seletivo para a categoria. Com isso, serão 120 agentes integrados ao quadro efetivo da Prefeitura de Santarém.

“Pedimos o apoio da população. Em março e abril deste ano realizamos a primeira campanha e hoje estamos iniciando a segunda etapa, que vai se estender ao longo de dezembro. Sendo retomada em janeiro de 2014. Esperamos resultados satisfatórios, tanto no combate ao mosquito da dengue, quando no combate de roedores e outros vetores”, ponderou o prefeito.

Nessa segunda etapa,  a coordenação da campanha terá cuidado especial na identificação de terrenos baldios, focos potencialmente propensos ao desenvolvimento do Aedes aegypti.

“O morador limpa sua casa, mas os terrenos baldios continuam sendo um problema . A partir do momento que o dono do terreno for identificado, o responsável será notificado, dando-se um prazo para a limpeza de sua propriedade. Caso não se adeque e não faça a limpeza, haverá medidas punitivas”, informa a secretária de Saúde, Valdenira Cunha.

As ações foram divididas em polos, que contarão com 70 agentes de combate a endemias, 30 alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA), do curso técnico em Saneamento Básico, e agentes comunitários de saúde. As equipes da Secretaria de Infraestrutura recolherão os entulhos deixados pelos moradores. Na segunda-feira (02), a campanha inicia suas ações no polo I, que compreende as grandes áreas do Santarenzinho e Maracanã.

PRODUTO AUXILIARÁ NO COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA

Durante o lançamento foi apresentado um novo produto de combate ao mosquito transmissor da dengue: o “Dragnet”, inseticida aplicado, através de um equipamento chamado aerosystem (uma espécie de borrifador), dentro das residências para eliminar o inseto adulto. De acordo com o diretor do Departamento de Endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, o “Dragnet” já vem sendo utilizado outros Municípios do Pará e apontado como um dos indicadores da redução dos casos de dengue no Estado.

Segundo o diretor, a aplicação será realizada por um agente de endemias no interior das residências. Antes da aplicação, o servidor orientará que será necessária a saída das pessoas dos domicílios, para que a aplicação seja efetuada. O tempo fora das residências fica entre 20 a 25 minutos, tempo de ação na eliminação do inseto.

COMUNIDADE DE SANTA ROSA GANHARÁ NOVO MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Microssistema terá capacidade para 20 mil litros de água
Microssistema terá capacidade para 20 mil litros de água

Na comunidade de Santa Rosa, na Região da Rodovia Santarém-Curuá-Una, a Secretaria de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), finaliza os trabalhos para entregar o novo microssistema de abastecimento de água. A capacidade de armazenagem do equipamento é de 20 mil litros e vai beneficiar 130 famílias. Na sexta-feira (29), o prefeito Alexandre Von, o titular da SEMAP, Rosivaldo Colares, e secretário adjunto, João Clóvis Lisboa, estiveram acompanhando o andamento dos trabalhos.

A obra, que iniciou no último dia 08/10, está sendo realizada com recursos próprios no valor de R$ 222.620,23. A empresa Construnorte é a responsável pela execução. A previsão de entrega é para o mês de dezembro.

PREFEITURA RECUPERA 16 KM DO RAMAL DO AÇAIZAL

Ramal foi entregue na sexta-feira e está pronto para o tráfego de veículos e pedestres
Ramal foi entregue na sexta-feira e está pronto para o tráfego de veículos e pedestres

Na sexta-feira (29), a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), entregou 16 km recuperados do ramal do Açaizal, importante via que liga as comunidades de Secretaria a Amparador, na Região da Rodovia Santarém Curuá-Una. A recuperação do ramal foi uma das prioridades dos comunitários, elencadas pelos comunitários, durante a reunião de planejamento realizada no 1º semestre deste ano na área. Durante o ato estiveram presentes o prefeito Alexandre Von, a vice-prefeita, Maria José Maia, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuila Wanghon, o administrador distrital do Planalto, Adriano Marraschin, o chefe de Gabinete Jaci Barros, e lideranças comunitárias.

O prefeito Alexandre Von destacou a atuação do Município na zona rural, principalmente em infraestrutura, com a recuperação de acessos fundamentais para a mobilidade e o tráfego de veículos, como linhas de ônibus. O gestor santareno lembrou que serviços semelhantes estão sendo realizados pelas frentes de trabalho da SEMAP em outras regiões: Lago Grande, Eixo Forte, BR-163 e Região do Ituqui.

Alexandre Von também citou o trabalho que a Prefeitura começou a realizar na área de várzea, no projeto de captação de água potável, com a perfuração de poços profundos, a exemplo da comunidade Costa do Tapará.

“São muitas as demandas. Tanto na área de infraestrutura como na construção e ampliação de microssistemas de abastecimento de água, por exemplo. Mas aos poucos estamos vencendo e entregando obras de qualidade aos moradores”, ponderou o prefeito.

O presidente da Associação Indígena Açaizal Sagrada Família, Josenildo dos Santos, informou que os comunitários voltaram a ser beneficiados com o transporte coletivo, que antes não passava, por não haver condições no ramal.

 

Nota de Esclarecimento – SEMTRAS

www.santarem.pa.gov.br | fb.com/prefeiturastm | @prefeiturastm

Com relação à destituição dos cargos do Conselho Tutelar I, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) esclarece:

1. A atual administração municipal reconhece a importância do trabalho do Conselho Tutelar na rede de proteção à infância e a juventude, motivo pelo qual buscou aparelhar e apoiar o trabalho do Conselho, concedendo melhores instalações físicas e instrumentais para que os mesmos pudessem realizar a missão a eles confiada pela sociedade.

2. Os fatos que levaram o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) a decretar a perda do mandato de quatro membros do Conselho Tutelar I são do conhecimento desta Secretaria, desde o início de sua apuração. Problemas de relacionamento entre os conselheiros e reclamações de cidadãos com relação à conduta dos mesmos, foram relatados e devidamente encaminhados ao COMDCA e ao Ministério Público do Estado para conhecimento e apuração.

3. A Lei Municipal nº 15.529/96 estabelece no art. 47, parágrafos 1º e 2º, que a comprovação dos fatos, que importam na perda do mandato, deverão ser precedidos de inquérito administrativo instaurado pelo COMDCA, por requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou por solicitação de qualquer cidadão, sendo que o órgão competente para deliberar acerca da adoção das medidas cabíveis é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA)

4. A Resolução nº 75 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) estabelece em seu artigo 12 que “o conselheiro tutelar, na forma da lei municipal e a qualquer tempo, pode ter seu mandato suspenso ou cassado, no caso de descumprimento de suas atribuições, prática de atos ilícitos ou conduta incompatível com a confiança outorgada pela comunidade.

5. Por fim, continuaremos a prestar todo o apoio ao trabalho do Conselho Tutelar para que o atendimento à comunidade não seja prejudicado, até que sejam concluídas as medidas necessárias para estabelecer a normalidade e eleger nova equipe para atuação no conselho destituído.

NATAL DA FAMÍLIA SANTARENA: SERVIDORES INSTALAM ADORNOS NATALINOS NA PRAÇA BARÃO DE SANTARÉM

Lateral do prédio do Museu João Fona coberta por panos coloridos
Lateral do prédio do Museu João Fona coberta por panos coloridos

Na Praça Barão de Santarém (São Sebastião) continuam as atividades de ornamentação natalina, infraestrutura e limpeza. Três equipes em sistema de rodízio formadas por servidores das Secretarias de Cultura (SEMC), Infraestrutura (SEMINFRA) e de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) estão empenhados na montagem do cenário da programação do Natal da Família Santarena.

A casa do Papai Noel já está com as paredes externas pintadas, com design de tijolos. Ela recebe revestimento de tecido, com adornos baseados em temas natalinos nas paredes internas.  A lateral do prédio do Centro Cultural João Fona, que também está sendo revestida com tecidos, irá transforma-se em um grande painel para apresentações culturais.  O chefe da Divisão de Eventos da SEMC, Alexandre Leite, informou que o logradouro público ainda receberá mais estruturas: praça de alimentação, presépio e parque infantil, brinquedoteca e cantinho da leitura.

ABERTA A III CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA EM BRASÍLIA

Está em andamento a III Conferência Nacional de Cultura, com a proposta de oferecer ao Ministério da Cultura (MinC) uma linha de condução das políticas públicas, definidas e acordadas com a sociedade civil.  O encontro é sediado em Brasília, com a participação de dois mil delegados, convidados e observadores. O município de Santarém está representado pelo titular da SEMC, Nato Aguiar, e a chefe da Divisão de Planejamento e Projeto, Elizangila Dezincourt.  A  abertura da Conferência foi ontem à noite, no Teatro Nacional.

Os temas que serão tratados estão sendo debatidos desde o mês de julho deste ano durante as Conferências Municipais e Estaduais. Até o dia 1º de dezembro, representantes da sociedade civil (quase 70% dos inscritos) e dos 26 estados e Distrito Federal estarão concentrados no Centro de Convenções Brasil 21.

TORNEIOS AGITAM A PRAIA DOS NAMORADOS

O final de semana será de competições nas arenas esportivas montadas pela SEMJEL na Praia dos Namorados, em frente ao Centro Cultural João Fona. Na sexta-feira (29) houve torneio de futevôlei e no sábado (30), acontece torneio de vôlei de areia. Os interessados em participar dos torneios podem se inscrever minutos antes do início da disputa marcada para às 18h. Basta procurar a coordenação, que estará devidamente identificada, no local das competições. Os torneios de futevôlei e vôlei de praia fazem parte do Circuito de Verão, projeto da SEMJEL que tem como finalidade incentivar a prática de esportes.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *