Vereadores de Santarém participam de encontro em Brasília
Os vereadores Ronan Liberal Júnior (PMDB), Geovani Aguiar (PSC) e Ney Santana (PSDB) participam em Brasília, no Distrito Federal, da Marcha dos Vereadores. O encontro teve como objetivo reunir os Agentes do Poder Legislativo Municipal do País, chamando atenção sobre a importância do Vereador no desenvolvimento dos Municípios.
O vereador Geovani Aguiar garante que foi a Brasília com recursos próprios. “Estou aqui com meus recursos próprios. Não vim com diárias em passagem da Câmara. Vim pra aprender mais”, afirma.
Cerca de 1.500 vereadores de todo o Brasil participaram da Marcha dos Vereadores no Congresso Nacional, em Brasília.
O evento foi organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e conta com representantes de todas as unidades federativas, principalmente dos Estados do Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O último evento organizado pela entidade foi no final da década de 1990. Em 2014, a UVB completa 50 anos de fundação.
A marcha teve como meta chamar a atenção do Brasil para a importância do Poder Legislativo Municipal, debater os reflexos das decisões tomadas em Brasília nas cidades e discutir uma política que dê mais poder de decisão para os vereadores. “Queremos envolver todos os agentes políticos, de todas as esferas e poderes, nessa reformulação que o Brasil tanto precisa e que passa pelo fortalecimento dos legislativos municipais”, afirmou o presidente da UVB, Gilson Conzatti.
A marcha iniciou na terça-feira, 26. Cada Vereador marchou pela Praça dos Três Poderes com a bandeira que representa seu Estado. Segundo o presidente da UVB, “os vereadores mostraram a força do municipalismo e deixaram claro que o progresso do país passa necessariamente pelo fortalecimento dos municípios”.
Na quarta e na quinta-feira, os vereadores participaram de reuniões para debater temas de interesse do municipalismo e da gestão pública. Os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), respectivamente, deram palestras para os vereadores.
Ao final do encontro, os vereadores publicaram o Plano de Diretrizes e Ações da UVB e a Carta à Brasília em que constaram as principais bandeiras de ação para o ano que vem. “Os municípios estão sendo muito onerados e recebem poucos recursos do governo. Nós precisamos buscar ajustes nas contas das Câmara para melhorar o nosso trabalho. Não com mais dinheiro, mas com mais ação. Queremos um pacto federativo e mais recursos para a saúde”, disse Conzatti.
Fonte: RG 15/O Impacto
É SANTARENOS NOSSOS VEREADORES FORAM A BRASÍLIA NÉ! SABE O QUE ELES FORAM FAZER?
FORAM FAZER CURSINHO PARA APRENDER SER VEREADOR.
VEJA BEM ELES DIZEM QUE FORAM LÁ PARA CHAMAR ATENÇÃO DA IMPORTÃNCIA DO VEREADOR NO MUNICÍPIO. CAMBADAS DE MALANDROS, VAGABAUNDO,NÃO FAZEM NADA POR SANTARÉM.