IAP faz abertura do Circuito das Artes 2013

Circuito das Artes 2013
Circuito das Artes 2013

Ação apresenta o resultado das 30 bolsas oferecidas ao longo do ano. Mais de 38 apresentações serão realizadas em Belém, Marituba, Ananindeua, Ilha de João Pilatos, Moju, Paragominas, Icoaraci, Santarém, Soure, Marabá, Castanhal e Vila de Abacatal. As apresentações começam na sexta, 6 de dezembro de 2013 e seguem até 13 de fevereiro de 2014. Hot site da mostra será lançado nesta quarta, 4 de dezembro.

Foram 7 meses de intensas pesquisas nas áreas de teatro, música, dança, audiovisual, literatura, artes plásticas e fotografia. Os 30 artistas selecionados na edição 2013 do edital da Bolsa de Criação, Experimentação e Divulgação Artística do IAP apresentam agora os resultados desses processos de imersão, onde as diversas áreas artísticas se uniram a realidades ribeirinhas e de comunidades rurais, montando recortes de produções e vida, Pará adentro. Ao todo, 450 mil reais foram investidos diretamente nesses trabalhos.

Lançado como uma das premissas da missão do Instituto de Artes do Pará, o edital de bolsas teve sua primeira edição em 2002. Desde então, diversos artistas passaram pelo Instituto, e importantes trabalhos foram constituídos a partir do resultado dessas pesquisas, como por exemplo, as animações com a Turma da Pororoca de Cássio Tavernard, dentre muitos outros. Na edição de 2013, o edital contemplou também artistas do interior do estado, criando novas possibilidades de diálogo com a arte produzida no Pará.

Para o presidente do IAP, Fábio Souza, o resultado das bolsas de 2013 mostra o quanto a arte nesse estado é ampla; e o quanto é importante que incentivos como este se mantenham para que o artista possa continuar pesquisando.  “O edital de bolsas é o carro-chefe do IAP, é uma das razões da existência do Instituto e sem nenhuma dúvida, o resultado deste ano conseguiu cumprir sua meta, que é de mostrar a pluralidade artística do Pará e promover o encontro destes artistas com a realidade do estado e o público”, afirmou o presidente.

Cada um desses trabalhos poderá ser vistos a partir da próxima sexta, 6 de dezembro, quando os artistas iniciam suas apresentações dentro do Circuito das Artes 2013. As apresentações circulam ainda em 8 municípios do estado, e incluem regiões como a Ilha de João Pilatos e a Vila de Abacatal em Ananindeua; além de Moju, Paragominas, Soure, Marabá, Marituba, Castanhal, Santarém e Icoaraci. Em Belém, as apresentações também chegam aos espaços do Casarão de Bonecos, Reator Cultural, Casa das 11 Janelas, Teatro Waldemar Henrique e Museu da UFPA, além do próprio Instituto de Artes do Pará.

VALORIZAÇÃO DO ARTISTA E SEU TRABALHO

Os 30 artistas-pesquisadores contemplados no edital 2013, terão um endereço na web específico para o resultado de seus trabalhos. Os perfis e releases de cada um estarão disponíveis a partir desta quarta, 4 de dezembro, no endereço www.iap-circuitodasartes.com.br.

A ideia de criação da página veio para suprir as demandas desses trabalhos, já que cada um trata de uma vertente específica com um cuidado diferente em sua finalização. Para o IAP esta é uma forma de valorizar ainda mais a pesquisa do artista, possibilitando mais uma visibilidade para além da apresentação física.

Dentre os trabalhos apresentados estão oficinas de inclusão sócio-cultural (músico Izaaque Aquino), um programa piloto de televisão sobre o samba (Arthur Espíndola), performance sonora (Leo Bitar), além de instalações, mostras fotográficas e espetáculos de teatro, música e dança.

A programação completa do Circuito das Artes estará no endereço www.iap-circuitodasartes.com.br.

Abaixo veja quem são os artistas que mostram seus resultados de pesquisa:

1.Alexandre Sequeira – Fotografia – “A Fotografia que nos está destinada”- Apresentações em Belém e Vila de Abacatal

2.Ana Cláudia Leão – Fotografia -“A Nau e a paisagem:Diário de bordo entre Belém e Chaves” – Apresentações em Belém

3.Andreev Augusto Pena da Veiga – Poesia -“Entre Portas-Passagens da Memória” – Apresentações em Belém

4.Ana Carolina Malcher – Dança -“Mãos que falam: A prática da dança oriental e o seu encontro com mitos e lendas amazônicos para surdos” – Apresentações em Belém

5.Arthur Espíndola  – “Amazônia Samba”- Música – Apresentações em Belém

6.Elaine Arruda – Artes Visuais -“Imensidão íntima“ – Apresentações em Belém

7.Elza Lima – Fotografia – “Á Deriva” – Apresentações em Belém

8.Flavio Araújo – Pintura -“Impermanências” – Apresentações em Belém

9.Leo Bitar – Instalação -“Caixas Sonoras realidade Ampliada” – Apresentações em Belém

10.Lindenberg Monteiro – – Dança -“Relações de Bolso” – Apresentações em Belém

11.Luciana Magno – Performance – “Orgânicos”- Apresentações em Belém

12.Lu Maués – Ensino/Aprendizagem – “Vamos ver a barca nova, que do céu caiu no Mar – Um olhar sobre as Cirandas Quilombolas” – Apresentações em Belém

13.Maria Virginia de Sousa – Circo -“Akros: Um par de quatro acrobático” – Apresentações em Belém

14.Marina Trindade -Circo – “Maresia”- Apresentações em Belém

15.Michel Amorim – Teatro – “Boneco no Tambor: Trajetória do Mestre Verequete a partir do teatro de  Animação”- Apresentações em Icoaraci

16.Mindiyara Uakiti Pimentel – – Música-“Kyrie eleyson (A Proteção Divina)”- Apresentações em Belém

17.Paulo Souza – “Ver sentir fazer: Ações socioeducativa e processos de ensino – Aprendizagem na exposição traços locais” – Apresentações em Belém

18.Rodrigo Barata – Romance –“Marina e o contentíssimo perdido: essa camada de coisa e tal” – Apresentações em Belém

19.Alfredo Jorge Garcia Neto – Música-“Nossos Musicos” – Apresentações Ananindeua

20.Alyne Góes– Dança“ – Ilhas: O ritmo dos Vida” – Apresentações em Belém na Ilha de João Pilatos

21.Deize Almeida – Arte Relacional na Amazônia:Estudo sobre ação Barroco – Estética Tocantina”- Apresentações em Marabá

22.Eduardo Dias – “Elo de Villa Lobos com a Amazônia” – Apresentações em Santarém

23.Elielson Almeida – Dança – “Giros da Dança ao Mundo”-Apresentações em Belém

24.Erik Paiva – “Rock Belém 2000” – Apresentações em Belém

25.Francisco Leão – Teatro – “A Mitologia Heróica dos Kaiapó-Xikrin: Uma transição para o Teatro de Sombras” – Apresentações em Ananindeua

26.Izaaque Aquino – Música-“Arte ao Vento-Música em Movimento” – Paragominas

27.Jarede Almeida – Música – “Canções de Pai pra Filha” – Apresentações em Marituba

28.José Sena – Teatro-“Teatrinhos Elétricos Itinerantes” – Apresentações em Soure (Marajó)

29.Raimundo Magno Música -“Som de um Mestre” – Mojú

30.Ysmaille de Oliveira – Performace -“Ladainhas para o Divino Espírito Santo” – Apresentações em Castanhal

Fonte: RG 15/O Impacto e ASCOM IAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *