News – Atualidades

AGU ATENDE OAB E DÁ PARECER PRÓ-HONORÁRIOS À ADVOCACIA PÚBLICA!

Brasília – “Uma grande vitória da advocacia pública nacional”. Assim o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, classificou o parecer entregue à entidade nesta segunda-feira (18) pela Advocacia-Geral da União (AGU), no qual o órgão acolheu pleito do Conselho Federal da OAB e opinou favoravelmente à percepção dos honorários de sucumbência pelos advogados públicos. “A AGU, que anteriormente possuía parecer contrário ao recebimento desse tipo de honorários pela advocacia pública, agora atendeu ao pleito da OAB e revisou seu entendimento, emitindo novo parecer, desta vez favorável à nossa reivindicação. É uma enorme vitória”, afirmou Marcus Vinicius.

————————————————–

O EMPRESÁRIO E O MINEIRIM!

Num certo dia, um empresário viajava pelo interior de Minas. Ao ver um peão tocando umas vacas, parou para lhe fazer algumas perguntas: – Acha que você poderia me passar umas informações?  – Claro, sô!

– As vacas dão muito leite? – Qual que o senhor quer saber: as maiáda ou as marrom? – Pode ser as malhadas. – Dá uns 12 litro por dia! – E as marrons? – Tamém uns 12 litro por dia! O empresário pensou um pouco e logo tornou a perguntar: – Elas comem o quê? – Qual? As maiáda ou as marrom? – Sei lá, pode ser as marrons! – As marrom come pasto e sal. – Hum! E as malhadas? – Tamém come pasto e sal!  O empresário, sem conseguir esconder a irritação: – Escuta aqui, meu amigo! Por quê toda vez que eu te pergunto alguma coisa sobre as vacas você me diz se quero saber das malhadas ou das marrons, sendo que é tudo a mesma resposta? E o matuto responde: – É que as maiáda são minha! – E as marrons?

– Tamém!

————————————————–

TRF MANDA PARAR OBRAS EM BELO MONTE.

O desembargador Antonio Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), concedeu decisão liminar cancelando a licença parcial para os canteiros de obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O TRF1 considerou procedente uma ação do Ministério Público Federal (MPF), ajuizada em 2011, que questionava a emissão de licença parcial para os canteiros de obras da usina, contrária a pareceres técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o MPF, a licença foi concedida sem que as condicionantes da fase anterior, da licença prévia, fossem cumpridas. Com o licenciamento anulado, as obras devem ser paralisadas enquanto as condicionantes não forem cumpridas. Em caso de descumprimento da decisão, haverá multa de R$ 500 mil por dia. O desembargador ordenou ainda ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que não repasse recursos para Belo Monte enquanto não forem cumpridas as condicionantes. Segundo o TRF, o Ibama, o BNDES e a Norte Energia, empresa responsável pela obra, já foram notificados da decisão.

O desembargador determinou “a imediata suspensão do licenciamento ambiental e das obras de execução do empreendimento hidrelétrico Belo Monte, no estado do Pará, até o efetivo e integral cumprimento de todas as condicionantes estabelecidas na licença prévia, restando sem eficácia as licenças de instalação e as autorizações de supressão de vegetação já emitidas ou que venham a ser emitidas antes do cumprimento de tais condicionantes”, diz a decisão. A licença prévia impôs seis condicionantes gerais e 40 específicas, que deveriam ter sido cumpridas dentro dos prazos estabelecidos, de modo que a licença de instalação para o canteiro de obras fosse concedida. Segundo o MPF, não foram cumpridas condições como qualidade da água; construção de equipamentos de saúde, educação e saneamento; navegabilidade do Rio Xingu; e condicionantes indígenas como demarcação de terras e retirada de não índios de terras demarcadas. Mesmo assim, a licença foi concedida pelo Ibama. Há pouco, o Consórcio Construtor Belo Monte, responsável pelas obras civis do empreendimento, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que continua com produção normal até o momento. Segundo o consórcio, para seja paralisada a produção nos canteiros, é necessária uma notificação formal da Norte Energia. A Norte Energia e o Ibama ainda não se manifestaram sobre a decisão. Fonte: Agência Brasil.

————————————————–

MINEIRIM COMPRANDO PASSAGEM!

O mineirin vai a uma estação ferroviária para comprar um bilhete. – Quero uma passage para o Esbui – solicita ao atendente. – Não entendi; o senhor pode repetir? – Quero uma passage para o Esbui! – Sinto muito, senhor, não temos passagem para o Esbui. – Aborrecido, o caipira se afasta do guichê, se aproxima do amigo que o estava aguardando e lamenta: – Olha, Esbui, o homem falou que prá ocê não tem passage não!

————————————————-

MENOS DE 10% DOS MÉDICOS SÃO APROVADOS NA PRIMEIRA FASE DO REVALIDA!

Menos de 10% dos candidatos foram aprovados na primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem (28), o resultado da etapa na internet. Segundo a autarquia, 155 dos 1.595 médicos com diploma estrangeiro foram aprovados, 9,7% do total. Os candidatos ainda terão que ser aprovados na segunda etapa do exame para ganhar o direito de atuar livremente no país. Eles devem pagar, até 4 de novembro, uma taxa de R$ 300. O Revalida é aplicado anualmente desde 2011 e tem a participação 37 instituições de educação superior públicas. Este ano, o exame ganhou destaque com o Programa Mais Médicos do governo federal. Até então, todo médico estrangeiro deveria ter o diploma revalidado. Pelo programa, no entanto, eles podem atuar apenas na atenção básica com registro provisório emitido pelo Ministério da Saúde. Os candidatos que se submeteram ao Revalida fizeram as provas objetiva e discursiva em agosto. Na segunda etapa, eles serão avaliados quanto às habilidades clínicas. Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia; medicina de família e comunidade; pediatria; ginecologia e obstetrícia; e clínica médica. No final de setembro, o Inep alterou o calendário do Revalida. O resultado da primeira fase seria divulgado no dia 26 de setembro. A data da aplicação da seguda etapa foi adiada de 19 e 20 de outubro para 30 de novembro e 1º de dezembro. O resultado individual da segunda etapa será divulgado no dia 23 de dezembro. O exame é conhecido pelo alto grau de dificuldade. No ano passado, o índice de aprovação variou entre 6,41% de aprovação entre estudantes bolivianos (o mais baixo) e 27,27% de aprovação entre os venezuelanos (o mais alto). Os brasileiros com diploma estrangeiro também são obrigados a fazer o exame para trabalhar no país – o índice de aprovação deles no ano passado alcançou 7,5%, inferior ao resultado de 2011 (7,89%).

————————————————–

A PESQUISADORA E O MINEIRIN

Uma pesquisadora do IBGE bate à porta de um sitiozinho perdido no interior de Minas. – Essa terra dá mandioca? – Não, senhora. – responde o roceiro. – Dá batata? – Também não, senhora! – Dá feijão?

– Nunca deu! – Arroz? – De jeito nenhum! – Milho? – Nem brincando! – Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada? – Ah! … Se plantar é diferente…

————————————————–

SEM  PRECONCEITO!!!!!!

Estavam na china um brasileiro, um americano e um argentino. Estavam bebendo na praça. Só que na China isso é proibido e eles foram pegos em flagrante. Presos, foram mandados ao Juiz pra receberem sua sentença. O Juiz deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, então cada prisioneiro tinha direito à um pedido:

– Você americano ! Seu país é racista, capitalista e eu odeio vocês, mas promessa é promessa! Qual o seu desejo, desde que seja não escapar da punição?  – Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas!

– Que assim seja! E tome as chicotadas com o travesseiro nas costas. Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o americano levou 10 chicotadas. – Sua vez argentino! Seu povo é muito arrogante e trapaceiro. Odeio vocês, mas promessa é promessa!! Qual o seu desejo?  – Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas!  E assim foi. Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o argentino tomou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz pq passou a perna no americano!  Foi a vez do brasileiro.

– Ora, ora, você é brasileiro… povo simpático, bom de futebol, humilde. como eu gosto do seu povo vc terá 2 pedidos!! – Bem, eu queria levar 100 chicotadas…- Espantoso!! Ainda por cima é corajoso!! Seu pedido será realizado!!  Qual é o próximo? – Amarra o argentino nas minhas costas!!

————————————————–

FREIRA NO TÁXI!

Uma freira muito bonita, faz sinal para um táxi parar. Ela entra e o taxista não pára de olhar para ela: — Por que você me olha assim? Ele explica: — Tenho uma coisa para lhe pedir, mas não quero que fique ofendida…Ela responde: — Meu filho, sou freira há muito tempo e já vi e ouvi de tudo. Com certeza não há nada que você possa me dizer ou pedir que eu ache ofensivo. — Sabe, é que eu sempre tive na cabeça uma fantasia de ser beijado por uma freira… A freira: — Bem, vamos ver o que é que eu posso fazer por você: – Primeiro, você tem que ser solteiro, e também católico. O taxista fica entusiasmado: — Sim, sou solteiro e até sou católico também! A freira olha pela janela do táxi e diz: — Então, pare o carro ali na próxima travessa. O carro para na travessa, e a freira satisfaz a velha fantasia do taxista, em um longo beijo!.  Mas, quando continuam para o destino, o taxista começa a chorar: — Meu filho – diz a freira – Porque é que está chorando? — Perdoe-me Irmã, mas confesso que menti: – Sou casado e sou evangélico. A freira conforta-o: — Deixa pra lá, eu também! – Estou a caminho de uma festa a fantasia, e antes da operação, me chamava Alfredão.

————————————————–

CARTA DE UMA MÃE COM ALZHEIMER PARA SUA FILHA!

Querida filha, escute com atenção o que tenho para falar. O dia que esta doença se apoderar totalmente de mim e eu não for mais a mesma, tenha paciência e me compreenda. Quando eu derrubar comida sobre minha roupa e esquecer como calçar meus sapatos, não perca sua paciência. Lembre-se das horas que passei lhe ensinado essas mesmas coisas. Se ao conversar com você repito as mesmas palavras e você já sabe o final da historia, não me interrompa e me escuta. Quando era pequena tive que contar-lhe mil vezes a mesma historia para que você dormisse. Quando fizer minhas necessidades em mim, não sinta vergonha nem fique brava, pois não posso controlar-me. Pense em quantas vezes, quando era uma menina, te limpei e te ajudei quando você também não podia controlar-se. Não se sinta triste ao me ver assim. É possível que eu já não entenda suas palavras, mas sempre entenderei seus abraços, seus carinhos e seus beijos.

Te desejo o melhor para sua vida com todo o meu coração. – Sua mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *