Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém completou 40 anos
Centenas de produtores rurais participaram na manhã de quarta-feira, 04, das comemorações dos 40 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). Uma intensa programação foi desenvolvida durante todo o dia com a participação dos antigos associados e do quadro atual de sócios da entidade.
Além da celebração da santa missa, a Banda Maestro Wilson Fonseca também abriu a programação, onde apresentou o Hino Nacional, Hino de Santarém e o Hino da Corrente Sindical. O objetivo do evento é resgatar o histórico das lutas do campo na região de Santarém, do qual o STTR de Belterra fez parte até a criação do novo Município no ano de 1996.
Figuras históricas como Geraldo Pastana, Avelino Ganzer, Natanael Alves, Carlos Dombroski, Valdir Ganzer, dentre outros, receberam homenagens por suas atuações na Corrente Sindical Lavradores Unidos. Este movimento organizou os trabalhadores rurais para a retomada do STTR de Santarém, no final da década de 70, dos famosos “pelegos”, que eram pessoas infiltradas pela Ditadura Militar para controlar a organização sindical.
Desde 1970 até os dias atuais, uma das tarefas do STTR de Santarém é representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e oportunizando melhor qualidade de vida às famílias dos agricultores.
Fonte: RG 15/O Impacto