Fiscais da Semma são ameaçados de morte em Santarém

Podalyro Neto, titular da Semma
Podalyro Neto, titular da Semma

Depois de receber denúncias da extração ilegal de areia, pedra e cascalho no entorno da rodovia Everaldo Martins (Estrada de Alter do Chão), em Santarém, oeste do Pará, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) iniciaram nesta semana, uma inspeção em pedreiras, localizadas na Comunidade de Cucurunã.

Algumas dessas explorações estão irregulares e sem licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na terça-feira, 17, servidores da SEMMA sofreram ameaças de morte ao flagrarem a extração irregular de areia, pedra e desmatamento ilegal, em uma propriedade na comunidade de Cucurunã, na Região do Eixo Forte.

A assessoria de segurança ambiental da SEMMA foi acionada e com o apoio da Polícia foi possível fazer com que os servidores saíssem do local, em segurança.

Os fiscais prestaram depoimento na 16ª Seccional da Polícia Civil, para que as devidas providências fossem tomadas. A SEMMA irá acompanhar o caso na esfera criminal e proceder administrativamente com a apuração do possível crime ambiental, já que o responsável está com a licença de operação vencida.

EXTRAÇÃO ILEGAL: Líderes comunitários afirmam que em Santarém existem várias empresas explorando dezenas de barrancos diariamente, na extração principalmente de areia, utilizada na construção civil dentro e fora da cidade. Por ficarem localizados próximos a residências, sem apresentar estrutura de segurança, os barrancos preocupam as famílias de diversos bairros periféricos.

O secretário Podalyro Neto, em contato com nossa reportagem, disse que a Polícia está investigando o atentado e espera que os culpados sejam punidos pela Justiça, “O motivo do crescimento da demanda de material de construção em Santarém, segundo economistas, é que nos últimos tempos cresceu o número de construções imobiliárias, tanto no perímetro urbano quanto em áreas próximas às praias e igarapés, além de conjuntos habitacionais construídos pelo Governo Federal”, disse Podalyro Neto.

A SEMMA informou que não sabe exatamente quantas empresas estão realizando o serviço, por se tratar de segmento que cresce a cada dia dentro do Município e, que por conta disso começou a inspeção em várias pedreiras.

Segundo a SEMMA, além da areia, também têm as áreas de exploração de barro para fabricação de tijolos. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, devido o crescimento na extração de material para a construção civil, o Município tem procurado realizar um trabalho de fiscalização junto a SEMA estadual, que tem a competência de monitorar e fiscalizar a exploração nas áreas de várzea e na zona urbana.

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Fiscais da Semma são ameaçados de morte em Santarém

  • 19 de dezembro de 2013 em 11:31
    Permalink

    Se alguém pensa que com ameaça vai intimidar esse caboclo está enganado.Inteligente,íntegro, dinâmico e proativo, por bem conhecê-lo, o Neto é daqueles que honra a calça que veste.

    Resposta
  • 19 de dezembro de 2013 em 08:37
    Permalink

    É verdade, a lei tem prevalecer, se está irregular que esta fazendo, procure os órgão competentes e regularize, o que não pode é esta ameaçando as autoridades, mas como aqui é Brasil e cada faz o que bem entende, vamos ver como é que fica.

    Resposta
  • 19 de dezembro de 2013 em 01:46
    Permalink

    Secretário Podalyrio , se vc não usar o poder que vc tem contra bandidos que estão atacando teus funcionários (isso é o mesmo que atacar vc) , se vc não usar as armas que tem vão acabar com teu trabalho além de ficares desmoralizado . Então, coloca a polícia em cima desses marginais , mas coloca quente!! Exige que a polícia investigue , casse cada fdp que quer destruir nossa cidade na maior cara de pau e ainda tem a audácia de vim querer dar porrada ou ameaçar os teus fiscais . Se fizeres isso , teu nome e teu lugar serão respeitados PARA O RESTO DE TUA VIDA E AINDA POR GERAÇÕES. Então, PEGA UM BANDIDO FDP QUE ESTÁ COM ESSAS MARMOTICES DE QUE VAI MATARRRRR OS TEUS FISCAIS E FAZ DE EXEMPLO PARA O RESTO DOS BANDOS QUE ESTIVEREM . Quando a polícia QUER ela acha os bandidos e os metidos a bandido . Feito isso, encurrala: coloca os advogados da prefeitura pra trabalhar direito e colocar marginal na frente de um juiz de direito , NA TUA FRENTE . Os juízes de hoje do Fórum de Stm não tem nenhum saco com esse tipo de delinquente, qualquer coisinha mandam o desgraçado passar uma temporada no presídio e la o fdp aprende lição de respeitar as caras … Isso te digo como 2+2=4 . Te mexe logo , coloca a polícia pra cassar essas pestes … Te vira senão vão te fazer de bosta.
    OBS: Alguém vem falar de \”nível\” aqui , desculpe mas o tema é pesado , lhe dar com bandido não da pra ficar de nhenhenhém senão eles te … é fatal .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *