Chuva faz mais 4 vítimas em Minas; no ES, uma mulher morreu e 40 mil tiveram que abandonar suas casas

Rodovias interrompidas
Rodovias interrompidas

Os números de mortes e de desabrigados e desalojados por causa das chuvas que atingem Minas Gerais e o Espírito Santo não param de crescer. Além disso, quedas de barreira também estão provocando interdições em estradas, prejudicando o trânsito e o acesso a áreas mais remotas.

No Espírito Santo, os temporais fizeram a sexta vítima na manhã desta segunda-feira: uma mulher de 50 anos morreu soterrada no bairro Laranjal, em Itaguaçu, no Noroeste do estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, publicada na manhã de hoje. As outras mortes ocorreram em Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, Paraju e duas em Itaguaçu. Há 45 feridos.

Diante da chuva forte que voltou a cair na Região Metropolitana de Vitória, aumentou para 40.140 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas – 5.307 estão em abrigos municipais e 34.843 estão desalojados, ou seja, foram levados para casas de parentes e amigos. E a previsão é de mais chuvas.

Nas últimas 24 horas, choveu 130mm na Grande Vitória. Cinco casas desabaram e houve queda de barreiras nos municípios de Serra e Viana. A força das águas já danificou 6.912 edificações, ainda segundo a Defesa Civil. Ainda de acordo com o órgão, por causa da continuidade das chuvas, tem sido difícil chegar a determinadas áreas afetadas.

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou, no sábado, situação de emergência em 45 dos 78 municípios do estado. Desde domingo, o resgate das vítimas passou a contar com a ajuda de 72 homens da Força Nacional de Segurança, totalizando 500 militares que estão atuando no estado. Quatro helicópteros e seis caminhões do Exército são usados para socorrer os moradores.

Também no sábado, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou o estado. Na ocasião, anunciou ajuda emergencial, por meio do envio de três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal, além de cinco patrulhas motorizadas do Exército. Ele afirmou, ainda que enviaria uma ponte móvel e mais um helicóptero. Além disso, quatro geólogos deverão reforçar a equipe que está monitorando as áreas de risco.

Pelo menos quatro trechos de rodovias que cortam o Espírito Santo foram interditados, em decorrência de deslizamentos. Segundo o G1, há interrupções nos quilômetros 280 e 281 na chamada Rodovia do Contorno, no sentido Serra-Cariacica; no quilômetro 32 da BR-262, em Viana; no quilômetro 12 da BR-259, no sentido para Colatina, no Noroeste do estado; e no quilômetro 257, em Planalto Serrano, na Serra.

Em Governador Valadares, duas crianças foram soterradas

Em Minas, já são 14 o número de mortos decorrentes das chuvas de dezembro. Deste toral, quatro ocorreram entre ontem e esta segunda-feira. Na noite deste domingo, em Governador Valadares, na região do Rio Doce, a cerca de 300 quilômetros da capital, Letícia Paz, de 11 anos, e Kauã Feliciano Paz Rocha, de 3 anos, não resistiram a um deslizamento de terra que atingiu a casa onde estavam.

Segundo o boletim da Defesa Civil, também ontem, em Ipatinga, igualmente na região do Rio Doce, um deslizamento de terra atingiu a casa de Aldinei Magalhães Barbosa, de 33 anos, que foi atingido pelos escombros ao tentar salvar seu cachorro. Outra vítima das chuvas foi Maria Benedita da Silva, de 66 anos, que também morreu após deslizamento de terras.

Na semana passada, outras cinco pessoas morreram soterradas por deslizamentos de terras causados pelas chuvas na zona rural de Sardoá, a cerca de 70 quilômetros de Governador Valadares.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *