Conselheiros Municipais de Educação tomam posse

Conselheiros Municipais de Educação
Conselheiros Municipais de Educação

Foi realizada nesta segunda-feira, (06) na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a posse dos novos conselheiros municipais de educação. O Conselho Municipal de Educação (CME) está organizado em câmaras de educação infantil, de ensino fundamental e modalidade e a comissão permanente de legislação, normas e planejamento. Diante disso o CME desenvolve suas atribuições de normatizar, consultar, deliberar, mobilizar, fiscalizar e propor os atos normativos para o Sistema Municipal de Educação público e privado voltados para o funcionamento do ensino fundamental. O Conselho está composto pela mesa diretora para o biênio 2013/2015.

Depois da votação, foram eleitos:

Presidente: Paulo Sérgio Marinho de Souza

Vice-presidente: Naide Pedroso de Sousa

1º secretário: Carlos Tiago Ferreira Esselin

2º secretário: Antônio Noel Dias Sanches

 

PROCON DIVULGA RELATÓRIO ANUAL DE RECLAMAÇÕES – ANO 2013

O PROCON Municipal de Santarém apresenta o Relatório de Atividades do ano de 2013. Dentre os assuntos que lideraram o ranking de reclamações no órgão estão energia elétrica, telefonia, educação (Universidades não autorizadas), Bancos e outras áreas de serviços. As reclamações resolvidas pelo Procon no ano de 2013 totalizam 1264 casos, um indicador de 70% do total. Existem ainda situações que esperam retorno, para que os casos sejam concluídos, são 475 atendimentos que correspondem ao indicador de 25,95% do total de reclamações. Há, também, os atendimentos realizados diariamente por telefone, outro canal para denúncias e também para prestar esclarecimentos à população, tornando desnecessária a formalização de reclamações.

A população também foi atendida em atividades externas de promoção do Direito do Consumidor, tais como nas ações da Prefeitura nos bairros e nas comunidades do Planalto e de Várzea; na Feira do Empreendedor realizada pela OMIPEN, na Feira do Livro; no Projeto Viva a Vida, do Sistema Tapajós de Comunicação; na Feira Agropecuária; Festa do Çairé; em escolas; associações e faculdades.

De acordo com dados do Procon, um total de 1830 consumidores formalizaram procedimentos no ano de 2013,  tendo um aumento de 57%,  em relação ao ano passado.

Os assuntos ligados a prestadora de energia elétrica, foram os mais reclamados, 206 reclamações.  A maioria das queixas refere-se à cobrança complementar em faturas posteriores, não lançamento do consumo correto na fatura mensal, pedidos de instalação e religação não atendidos, descumprimento dos prazos para atendimento de vistorias, não envio de faturas ou dúvidas sobre os valores cobrados, entre outros.

Já a área de serviços de telefonia, que também abarca o serviço de internet, vem logo em seguida com reclamações entre as três mais reclamadas.

Um outro setor reclamado no PROCON são as Instituições de Ensino Superior não autorizadas pelo MEC a funcionar no Estado do Pará . 98 alunos, 6% das reclamações, procuraram o Procon Municipal para denunciar essas instituições na busca do ressarcimento dos valores já pagos. Todos os processos já estão com o MP para as medidas pertinentes.

De acordo com a coordenadora do órgão, Silvania Melo, o Procon permanece intermediando a solução de problemas elementares, atrelados a irregularidades na entrega de produtos, cancelamento de compras e qualidade dos produtos. “Esses são fatores que preocupam, especialmente pela vulnerabilidade do consumidor que adquire produtos e serviços, muitas vezes sem as informações e a segurança necessárias, sobretudo quando através do meio eletrônico. O número expressivo de reclamações contra sites de vendas revelam os riscos em algumas contratações em ambiente virtual e também apontam para a existência de fornecedores mal-intencionados, que vendem, recebem o pagamento, mas não entregam os produtos ou realizam os serviços contratados e, pior, sequer são localizados para uma tentativa de reparação dos prejuízos sofridos”.

Os fatos e números apresentados demonstram o esforço realizado pelo Procon, com aumento do atendimento em relação aos anos anteriores, inclusive com ações voltadas à educação para o consumo por meio de campanhas de conscientização demonstrando que o órgão está em busca de seu objetivo, fazer a proteção e a defesa dos consumidores de Santarém, o nosso público alvo.

RELATÓRIO NUMÉRICO ANUAL/2013

Nº DE ATENDIMENTOS (CONSULTAS E REGISTROS)  

FUNDAMENTADAS

(RESOLVIDOS)

NÃO FUNDAMENTADAS

(ENCERRADAS)

 

EJC

 

EM ANDAMENTO

1830 1264 30 61 475

 

Posição

 

Fornecedores Reclamados

 

Nº de Reclamações

 

Fundamentadas

(resolvidas)

Não Fundamentadas

(encerradas)

 

EJC

 

Desistência/

Andamento

01 Rede Celpa 206 111 03 06 09 desist.

77 and.

02 Vivo 118 112 06 and.
03 Oi (Telemar) 101 97 04 and.
04 FAVIX/ FLATED/

SESPA/UCB

 

 

98

 

 

 

 

 

 

 

98

 

 

 

05 Claro  

91

 

81

 

 

03 desist.

07 and.

 

06

 

Sky do Brasil

 

40

 

36

 

 

01 desist.

03 and.

07 B. Itaucard 33 32 01
08 B. do Brasil 31 22 03 01 01 desist.

04 and.

09 Banco IBI 27 27
 

10

Tam Linhas Aéreas  

22

 

13

 

 

04

02 desist.

03 and.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RANKING DOS 10 FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS

TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS REGISTRADOS NO ANO DE 2013: 1830 atendimentos.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

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