Conselheiros Municipais de Educação tomam posse
Foi realizada nesta segunda-feira, (06) na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a posse dos novos conselheiros municipais de educação. O Conselho Municipal de Educação (CME) está organizado em câmaras de educação infantil, de ensino fundamental e modalidade e a comissão permanente de legislação, normas e planejamento. Diante disso o CME desenvolve suas atribuições de normatizar, consultar, deliberar, mobilizar, fiscalizar e propor os atos normativos para o Sistema Municipal de Educação público e privado voltados para o funcionamento do ensino fundamental. O Conselho está composto pela mesa diretora para o biênio 2013/2015.
Depois da votação, foram eleitos:
Presidente: Paulo Sérgio Marinho de Souza
Vice-presidente: Naide Pedroso de Sousa
1º secretário: Carlos Tiago Ferreira Esselin
2º secretário: Antônio Noel Dias Sanches
PROCON DIVULGA RELATÓRIO ANUAL DE RECLAMAÇÕES – ANO 2013
O PROCON Municipal de Santarém apresenta o Relatório de Atividades do ano de 2013. Dentre os assuntos que lideraram o ranking de reclamações no órgão estão energia elétrica, telefonia, educação (Universidades não autorizadas), Bancos e outras áreas de serviços. As reclamações resolvidas pelo Procon no ano de 2013 totalizam 1264 casos, um indicador de 70% do total. Existem ainda situações que esperam retorno, para que os casos sejam concluídos, são 475 atendimentos que correspondem ao indicador de 25,95% do total de reclamações. Há, também, os atendimentos realizados diariamente por telefone, outro canal para denúncias e também para prestar esclarecimentos à população, tornando desnecessária a formalização de reclamações.
A população também foi atendida em atividades externas de promoção do Direito do Consumidor, tais como nas ações da Prefeitura nos bairros e nas comunidades do Planalto e de Várzea; na Feira do Empreendedor realizada pela OMIPEN, na Feira do Livro; no Projeto Viva a Vida, do Sistema Tapajós de Comunicação; na Feira Agropecuária; Festa do Çairé; em escolas; associações e faculdades.
De acordo com dados do Procon, um total de 1830 consumidores formalizaram procedimentos no ano de 2013, tendo um aumento de 57%, em relação ao ano passado.
Os assuntos ligados a prestadora de energia elétrica, foram os mais reclamados, 206 reclamações. A maioria das queixas refere-se à cobrança complementar em faturas posteriores, não lançamento do consumo correto na fatura mensal, pedidos de instalação e religação não atendidos, descumprimento dos prazos para atendimento de vistorias, não envio de faturas ou dúvidas sobre os valores cobrados, entre outros.
Já a área de serviços de telefonia, que também abarca o serviço de internet, vem logo em seguida com reclamações entre as três mais reclamadas.
Um outro setor reclamado no PROCON são as Instituições de Ensino Superior não autorizadas pelo MEC a funcionar no Estado do Pará . 98 alunos, 6% das reclamações, procuraram o Procon Municipal para denunciar essas instituições na busca do ressarcimento dos valores já pagos. Todos os processos já estão com o MP para as medidas pertinentes.
De acordo com a coordenadora do órgão, Silvania Melo, o Procon permanece intermediando a solução de problemas elementares, atrelados a irregularidades na entrega de produtos, cancelamento de compras e qualidade dos produtos. “Esses são fatores que preocupam, especialmente pela vulnerabilidade do consumidor que adquire produtos e serviços, muitas vezes sem as informações e a segurança necessárias, sobretudo quando através do meio eletrônico. O número expressivo de reclamações contra sites de vendas revelam os riscos em algumas contratações em ambiente virtual e também apontam para a existência de fornecedores mal-intencionados, que vendem, recebem o pagamento, mas não entregam os produtos ou realizam os serviços contratados e, pior, sequer são localizados para uma tentativa de reparação dos prejuízos sofridos”.
Os fatos e números apresentados demonstram o esforço realizado pelo Procon, com aumento do atendimento em relação aos anos anteriores, inclusive com ações voltadas à educação para o consumo por meio de campanhas de conscientização demonstrando que o órgão está em busca de seu objetivo, fazer a proteção e a defesa dos consumidores de Santarém, o nosso público alvo.
RELATÓRIO NUMÉRICO ANUAL/2013
Nº DE ATENDIMENTOS (CONSULTAS E REGISTROS) |
FUNDAMENTADAS (RESOLVIDOS) |
NÃO FUNDAMENTADAS
(ENCERRADAS) |
EJC |
EM ANDAMENTO |
1830 | 1264 | 30 | 61 | 475 |
Posição |
Fornecedores Reclamados |
Nº de Reclamações |
Fundamentadas (resolvidas) |
Não Fundamentadas
(encerradas) |
EJC |
Desistência/ Andamento |
01 | Rede Celpa | 206 | 111 | 03 | 06 | 09 desist.
77 and. |
02 | Vivo | 118 | 112 | – | – | 06 and. |
03 | Oi (Telemar) | 101 | 97 | – | – | 04 and. |
04 | FAVIX/ FLATED/
SESPA/UCB |
98 |
–
|
– |
98
|
– |
05 | Claro |
91 |
81 |
– |
– |
03 desist.
07 and. |
06 |
Sky do Brasil |
40 |
36 |
– |
– |
01 desist.
03 and. |
07 | B. Itaucard | 33 | 32 | – | 01 | – |
08 | B. do Brasil | 31 | 22 | 03 | 01 | 01 desist.
04 and. |
09 | Banco IBI | 27 | 27 | – | – | – |
10 |
Tam Linhas Aéreas |
22 |
13 |
– |
04 |
02 desist. 03 and. |
RANKING DOS 10 FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS
TOTAL GERAL DE ATENDIMENTOS REGISTRADOS NO ANO DE 2013: 1830 atendimentos.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS