Liberação de crédito fomenta economia de Santarém
A diretora do Instituto Municipal de Desenvolvimento Sustentável (IDS), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), Dra. Rosemary Fonseca, destaca as principais ações do órgão relacionado ao acompanhamento de novos empreendedores em Santarém. O Instituto de Desenvolvimento tem como objetivo promover o associativismo, empreendedorismo e cooperativismo, no Município, dando oportunidade de formação, orientação, capacitação e de uma forma geral contribuir através do fomento e de uma parceria com um agente financeiro para dar crédito a novos empreendedores.
Em 2013, segundo Rosemary Fonseca, por meio do CREDCIDADÃO (microcrédito sustentável), aconteceram 4 liberações de créditos em parceria com o Governo Estadual, para empreendedores de Santarém, no valor de R$ 1.709.448,86, atendendo 39 instituições de classe, associações, sindicatos e cooperativas de diversas localidades e setores econômicos, beneficiando 512 pessoas, entre as quais, 475 empreendedores e 37 mototaxistas.
O Instituto foi criado na gestão do prefeito Alexandre Von (PSDB) com a proposta de impulsionar a economia local. “O empreendedorismo é um setor que está diretamente ligado ao desenvolvimento. Conta com a participação do empreendedor, num aspecto de colocar a economia com o aumento da arrecadação de impostos, dando oportunidade de investimento público, gerando emprego e renda”, diz Dra. Rosemary.
No Instituto, de acordo com Rosemary Fonseca, existe o Telecentro de Informação e Negócios, que oportunizou a mais de 1.000 pessoas terem acesso livre à internet. Dra. Rosemary explica que foram formadas 27 turmas com 429 vagas, em três etapas de curso, entre eles, 15 de informática básica, 06 de caixa informatizado, 03 de informática básica para a melhor idade e 03 de gestão de empresa e departamento pessoal.
“Entre esses cursos 335 foram concluídos e com cursos de capacitação e também estágio. O Grupo CR foi quem proporcionou essa parceria. Dentro de 40 estagiários mais de 4 já foram contratados e essas parcerias com empresas privadas vão continuar em 2014”, garante.
COOPERATIVAS: De acordo com Rosemary Fonseca também houve a licença de 270 cooperativas, através da Divisão de Cooperativismo, proporcionando curso de capacitação e formalização de cooperativas. “Demos posse em assembléia geral para que a organização dessas cooperativas contribuíssem, através da formação de microempresas, com orientação e formalização e encaminhamento ao Sebrae”, afirma.
Segundo a diretora do Instituto, para o primeiro semestre deste ano, por meio de um programa do Governo Alexandre Von, vai haver a Estação do Empreendedor. “Será um espaço que vai englobar várias atividades e diversas parcerias. Isso só vai contribuir para o empreendedorismo local”, ressaltou Dra. Rosemary Fonseca.
Fonte: RG 15/O Impacto