Coordenação intensifica preparativos para o Cristoval 2014
A menos de um mês para a realização do maior retiro espiritual da região Oeste do Pará durante o período carnavalesco, membros da Renovação Carismática Católica (RCC) intensificaram os preparativos para o Cristoval deste ano, que acontece de 1 a 4 de março próximo, no Parque da Cidade.
Com o objetivo de divulgar o evento, o Carnaval com Cristo realiza durante o mês de fevereiro várias atividades em preparação ao retiro espiritual.
Segundo a coordenadora, Maiara Oliveira a preparação está intensa visando oferecer o melhor para quem for participar.
No último final de semana, na Escola do Parque, a coordenação realizou uma reunião com a participação dos órgãos de segurança do Município, onde traçaram planos que visam dar total segurança à população durante os 4 dias do retiro espiritual. O Espaço Pérola deverá ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros.
A coordenação acredita que o local poderá receber até 10 mil pessoas por dia, tendo como base o Congresso de 40 anos da RCC que foi realizado no ano passado.
Para este ano, novidades foram planejadas e serão apresentadas nas regiões pastorais da Diocese. A expectativa para o Cristoval 2014 é de que as pessoas possam ter um encontro pessoal com Deus com música e louvação.
MUDANÇA DE LOCAL – Devido o estádio Colosso do Tapajós estar em obras, a coordenação do Cristoval 2014, entrou em entendimento com a Prefeitura Municipal de Santarém, para que o maior retiro religioso do período de carnaval seja realizado no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.
O anúncio foi feito no mês de dezembro do ano passado. Já o tema deste ano é uma moção profética do movimento da RCC, que trata da unidade. “Reunidos em um só corpo pela força da cruz”, Efésios 2-16. É um tema que será refletivo a nível nacional em busca de uma postura de unidade na Igreja Católica.
EXPERIÊNCIA – O coordenador da RCC/Santarém, Natalino Silva, acredita que a experiência de realizar o encontro estadual da RCC no Espaço Pérola, deu ao movimento, segurança para levar para aquele local o retiro que é uma referência para o povo católico do oeste do Pará. “Realizar o Cristoval no Espaço Pérola significa trazer o povo mais pra perto das atrações, dos pregadores, do Ministério, e fazer com que vivamos essa unidade fraterna. A presidência da RCC está em comunhão com a coordenação do Cristoval para que o evento seja novamente um sucesso”, enfatizou.
CONSOLIDAÇÃO – Quando à responsabilidade de comandar a RCC/Santarém, Natalino Silva disse que é um grande desafio, mas está pronto para trabalhar pela unidade do movimento. “É um desafio. A RCC se consolidou dentro da Diocese, há mais de 40 anos fazendo evangelização no interior da Amazônia, tendo Santarém como berço. De Santarém essa graça se expandiu para todas as cidades na nova Diocese. Também para outras dioceses e para outros estados da região. E a nossa meta é sempre buscar fortalecer os laços de fraternidade e unidade para que o movimento se fortaleza, sempre olhando para os povos da Amazônia. Temos projetos para que esses 70 grupos de oração existentes hoje, quando a gente completar o mandato daqui a dois anos possam ter aumentado para 80, 100 grupos. A intenção é sempre avançar. Também temos o sonho de concluir a nossa casa. Já temos o terreno doado pela Diocese e agora pretendemos edificar essa casa que será de formação de novas lideranças”, finalizou.
Fonte: RG 15/O Impacto