HRBA implanta o Canal de Comunicação com o Usuário (CCU)
Ofertar serviços de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esta é uma das missões do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA,) que é administrado pela parceria Governo do Estado e Pró-Saúde. O serviço intitulado Canal de Comunicação com o Usuário (CCU) foi implantado no final de 2013 e serve como uma nova ferramenta de interação entre o HRBA e os seus usuários, tendo por objetivo realizar os esclarecimentos necessários sobre os serviços ofertados pelo HRBA e também informando sobre datas e horários dos atendimentos agendados para reduzir o número de faltas.
De acordo com uma das Coordenadoras do Programa, Jaiana Elon, o CCU era uma necessidade não apenas dos colaboradores, como também do HRBA. “Antes tínhamos uma certa dificuldade na comunicação entre profissionais e usuários. Por isso, implantamos o CCU para ampliar o acesso e também trabalhar a satisfação unindo estes dois pontos. O CCU é formado por quatro colaboradores que fazem o contato por telefone, informando datas e procedimentos que serão realizados aqui no hospital”, declarou Jaiana após dizer que os colaboradores informam a data, a hora e se há necessidade de preparo para a realização de procedimentos, exames ou mesmo consultas.
O programa, considerado uma ação extramuros, é executado em parceria com o Setor de Regulação de Santarém e também do Estado, que são os responsáveis pelo encaminhamento dos usuários para atendimento no HRBA. “Nós ampliamos o contato do usuário com o HRBA na visão extramuros. É uma ação conjunta com a Central de Regulação e isso facilita a otimização das vagas assim conseguimos saber se os serviços ofertados são realmente utilizados pelos usuários”, explicou Jaiana.
Uma das consequências positivas citadas pela implantação do Programa foi a redução do número de faltas nas consultas, exames e até procedimentos ofertados pelo HRBA, o absenteísmo. “Antes, principalmente no Serviço de Imagem, nós ofertávamos um número de exames e nem sempre todas as vagas eram preenchidas. Com essa ferramenta conseguimos corrigir isso, ou seja, reduzimos drasticamente o absenteísmo, e o melhor de tudo foi o avanço significativo na satisfação do usuário”, complementou.
Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi,o Canal de Comunicação com o Usuário e o Serviço de Atendimento ao Usuário, estão contribuindo de forma significativa para a melhoria dos serviços no HRBA. “Além do CCU, o HRBA também oferece à população o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que é um outro canal de comunicação onde as pessoas podem apontar oportunidades de melhoria, agradecimentos e elogios pelos serviços prestados. Essa é uma maneira rápida e eficaz para que os gestores das diversas áreas do HRBA possam avaliar o atendimento realizado e implementar um sistema de melhoria contínua. Nós queremos sempre estarmos amanhã melhores do que estamos hoje, e a maior beneficiada é a População do Oeste do Pará“, concluiu Hebert.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA
Excelente iniciativa. Hospital Regional sempre inovando para atender bem os seus pacientes. Muito bom ver isso em nossa saúde pública.
Parabéns a toda equipe do Regional pelo brilhante trabalho.