BR 163 – Santarém é excluída do corredor da soja
A pressão do agronegócio brasileiro sobre o governo pela viabilização de uma saída rodoviária pelo Norte levou a presidente Dilma a incluir o trecho da BR-163 entre Sinop, no Mato Grosso, e Miritituba, no Pará, no plano de novas concessões de estradas para a iniciativa privada, como havia feito no final do ano passado com o trecho da mesma BR-163 no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O anúncio foi feito em Brasília, pela presidente Dilma, às vésperas da solenidade de lançamento da Safra 2013/2014 que aconteceu no município de Quarto Centenário, no Paraná. Embora tenha deixado o cargo para concorrer ao cargo de governadora do Paraná, a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hofmann discursou na solenidade e confirmou a concessão da BR-163 até Miritituba, como forma de atender a reivindicação dos produtores rurais do Mato Grosso.
Ela destacou a saída pelo porto de Miritituba, obra incluída no Plano de Integração e Logística do Governo Federal, como muito importante para a logística nacional, citando o secretário nacional de Agricultura, Nery Geller como um grande batalhador pelos interesses dos produtores.
A decisão do governo em viabilizar o corredor de exportação pelo porto de Miritituba tem tudo a ver com a apatia com que o Pará e seus representantes políticos tratam o assunto, a começar por alguma parte da elite tradicional do comércio de Santarém que não quer o corredor da BR-163 chegando em Santarém, por temer a concorrência, além da distância da região com a capital do Pará onde se concentram as decisões de governo do Estado.
No início de julho do ano passado, por iniciativa do prefeito Alexandre Von, foi realizado aqui o Seminário de Integração do Corredor BR-163, reunindo diversas autoridades no assunto. Um grupo de quase 100 produtores e autoridades mato-grossenses percorreu mais de 1.000 quilômetros para participar do evento, mas teve que retornar do município de Trairão onde uma manifestação popular trancava a rodovia.
Do seminário, que teve intensa participação politiqueira do Governo do Pará, saiu um documento, assinado por todos os representantes presentes, com 16 diretrizes que garantiriam a presença de Santarém, da região Oeste e de todo o Estado do Pará nesse processo de integração com o vizinho estado do Mato Grosso.
O segundo item do documento ficou com a seguinte redação: “Garantir a conclusão do asfaltamento da BR 163 em toda a sua extensão até o final de 2015, por ser considerada um dos pilares de aceleração do processo de desenvolvimento da Amazônia e do Brasil”.
No mês de novembro do mesmo ano aconteceu o segundo Seminário do Corredor BR-163, desta vez em Sinop, onde uma caravana de representantes do Pará estaria presente. O evento, organizado pela Aprosoja, foi realizado no dia 18 de novembro, sem nenhum representante paraense, muito menos de Santarém, que havia promovido o primeiro seminário.
Enquanto os produtores do Mato Grosso fazem de Miritituba seu principal porto de escoamento da produção agrícola, forçando o governo a viabilizar o caminho com rapidez, no trecho da rodovia que chega a Santarém, as obras andam a passos de tartaruga.
Do KM 30 até Rurópolis, ao contrário do que prometeu o diretor geral do DNIT, General Jorge Fraxe, em palestra feita durante o seminário, nenhum trabalho foi iniciado no ano passado. De Rurópolis a Santarém, o 8º BEC mantém o serviço numa lentidão que dá inveja ao bicho preguiça, espécie preservada na Flona do Tapajós que margeia a rodovia.
No final do ano passado, um santareno que mora em Tocantins percorreu a estrada para visitar familiares em Santarém e fez as contas: “Faz quatro anos que eu estive aqui e anotei os quilômetros de asfalto daqui pra Rurópolis. Foram feitos somente 20 KM, o que dá uma média de 5 quilômetros/ano. Isso é vergonhoso!”. Com informações do Portal Muiraquitã.
Fonte: RG 15/O Impacto
Cantei esta bola ha anos atraz. Muito mais viável embarcar os grãos em Miritituba(Itaituba) que em Santarém. A economia é absurda no que se trara transportes, irão economizar cerca de 700km. Imaginem 2.000 carretas como era planejado percorrendo cerca de 700km a mais. Parabéns aos que contribuirão de alguma forma para que este projeto tenha tido este grandioso exito. Fico feliz em saber que de alguma forma desta vez Itaituba terá seu reconhecimento de direito. Parabéns a todos. Parabéns ITAITUBA!
É verdade Sr. Raimundo Morais, vou retificar os 700Km, pois do Km 30 à Santarém deve da uns 350Km, mais mesmo assim ainda é muito para o empresario, fico feliz de saber de saber que há pessoas que vêem com respeito que Itaituba e Miritituba merecem, como disse anteriormente, tenho um carinho muito grande pela região do Tapajós, minha infancia, adolescencia e até os dias atuais minha vida foi nessa região, hoje resido em Goiânia, masi não deixo minha região por nada, quando residia em Itaituba, fiz parte do Comite Pró Estado do Tapajós, e esse bandeira nós devemos continuar a erguendo, pois, os nossos governantes não estão dando o devido respeito a nossa região, esse asfaltamento da rodovia Santarém Cuiaba, vai alavancar nossa região e nos da mais forças pela criação do Estado do Tapajós, a luta continua, e vamos em frente. Um abraço e que Deus nos abençoe ricamente.
Parabéns aos ambientalistas,certamente todos de Miritituba.Ficaremos sem soja,sem milho,sem movimento,sem comércio,mas com muita inveja vendo as balsas e navios passarem!
Eu fico pensando, e se fosse ao contrario? Por que somente Santarém tem que ser beneficiada com investimentos? é claro que pra Santarém ainda há alguns quilômetros a mais, Itaituba também merece um pouco, além disso, Itaituba já deu muito lucros a Santarém a época do ouro, e ninguém fala ou falou nadinha sobre o assunto, tenho um carinho muito grande por Santarém, minha família tem residência em Santarém, mais não vejo isso como uma guerra, intriga, etc… Agora é só fiscalizar. PARABÉNS ITAITUBA E MIRITITUBA! PELO MENOS DESSA VEZ NÃO IREMOS FICAR SEM VER AS CARRETAS E BALSAS PASSAREM.
Eu fico pensando, e se fosse ao contrario? Por que somente Santarém tem que ser beneficiada com investimentos? é claro que pra Santarém ainda há alguns kilometros a mais, Itaituba tambem merece um pouco, alem disso, Itaituba ja deu muito lucros a Santarém a epoca do ouro, e ninguém fala ou falou nadinha sobre o assunto, tenho um carinho muito grande por Santarém, minha familia tem residencia em Santarém, mais não vejo isso como uma guerra, intriga, etc… agora é só fiscalizar. PARABÉNS ITAITUBA E MIRITITUBA! PELO MENOS DESSA VEZ NÃO IREMOS FICAR SEM VER AS CARRETAS E BALSAS PASSAREM.
Eu fico pensando, e se fosse ao contrario? Por que somente Santarém tem que ser beneficiada com investimentos? é claro que pra Santarém ainda há alguns kilometros a mais, Itaituba tambem merece um pouco, alem disso, Itaituba ja deu muito lucros a Santarém a epoca do ouro, e ninguém fala ou falou nadinha sobre o assunto, tenho um carinho muito grande por Santarém, minha familia tem residencia em Santarém, mais não vejo isso como uma guerra, intriga, etc… agora é só fiscalizar. PARABÉNS ITAITUBA E MIRITITUBA!
Isso representa a força politicas dos nossos representantes e também uma vitória dos chamados defensores do meio ambiente que tanto tem feito para afastar os investimentos em Santarem, agora vamos ficar somente vendo as embarcações passarem na nossa frente.