Carretas abusam e causam transtornos nas ruas de Santarém

Carreta atravessada em plena Avenida São Sebastião
Carreta atravessada em plena Avenida São Sebastião

Carretas que prestam serviços a transportadoras e firmas ligadas à construção civil continuam causando problemas nas ruas de Santarém. Na manhã de terça-feira, 04, após fazer uma manobra para entrar na área de uma construção, uma carreta tumultuou o trânsito, na Avenida São Sebastião, na parte central de Santarém.

Motoristas e motociclistas reclamaram da manobra da carreta. Uma enorme fila de veículos se formou em plena Avenida São Sebastião. Motoristas questionaram os motivos dos órgãos competentes do Município ainda não terem criado uma legislação especifica para o tráfego de veículos de grande porte nas ruas da área central de Santarém.

Quem circula diariamente nas ruas da cidade observa dezenas de carretas trafegando livremente e sem nenhum tipo de fiscalização. Prejuízos são contabilizados freqüentemente por moradores e comerciantes. Casas, muros, carros e motocicletas danificadas em decorrência de acidentes provocados por carretas já foram registrados nas ruas de Santarém.

PORTARIA: Depois de colocar em pauta a aprovação da Portaria 024/2013, que disciplina o acesso de carretas na zona urbana de Santarém, e que entraria em vigor no mês de julho de 2013, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) suspendeu por tempo indeterminado a liminar.

O motivo da suspensão teria sido a reclamação e a pressão de empresários e donos de transportadoras. Diariamente, centenas de carretas são observadas tumultuando o trânsito nas principais ruas de Santarém.

Sobre a Portaria, a SMT atendeu ao convite da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com a proposta de contribuir com sugestões visando uma melhor adequação, com o objetivo de evitar impactos na economia. Em reunião realizada no final do ano passado, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Edilson Pimentel informou o planejamento da pasta, sobre a melhoria asfáltica dentro do trajeto estabelecido pela portaria.

Uma comissão ficou responsável por elaborar propostas ao documento. Passados dois meses, nenhuma providencia foi tomada pela SMT, em relação a circulação de caminhões e carretas de grande porte dentro da área urbana de Santarém. Dezenas de reclamações são encaminhadas pela população diariamente aos órgãos da administração municipal.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *