Dr. José Olivar: “Celpa trata usuários como bestas e idiotas”

Dr. José Olivar Azevedo
Dr. José Olivar Azevedo

A nova metodologia de trabalho da Celpa de colocar medidores novos dentro das casas dos consumidores não foi vista por bons olhos pelo advogado José Olivar Azevedo. Ele aponta que a empresa está agora, sob a desculpa de colocar medidores de energia para dentro dos imóveis, exigindo novos padrões de entrada nas casas, por conta de não querer mais os medidores nas ruas.

“O pior, é a mudança, mesmo a mais simples, não sai para os consumidores por menos do que R$ 400,00. Em prédios de várias unidades a despesa é alta e vai mexer em toda fachada da edificação”, alerta o advogado.

Para Dr. José Olivar, a Celpa exige a mudança mesmo onde ela, antes, exigiu quando da instalação do padrão atual, já que os medidores, por decisão dela, seriam na rua. “Querer mudar tudo agora, é fazer de besta os usuários. Tratá-los como idiotas.  Todo mundo está revoltado. Dizer que é a ANEEL que exige é balela, pois a Resolução 414 não contêm tal exigência, apenas que o padrão obedeça as regras de segurança”, explica Dr. José Olivar.

De acordo com ele, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), os vereadores e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém têm que se inteirar das absurdas exigências que oneram os consumidores, para que a Celpa possa mudar a ‘besteira’ que fez.

“Botaram antes medidores nas ruas. Neste País isso acontece, e o povo que se lixe! Esperamos, nobre deputado Nélio Aguiar, que os desmandos da Celpa sejam objeto de suas denúncias e tenham resultados positivos. Você sempre defende, como parlamentar, a cessação desta arbitrariedades. A OAB/STM vai comprar esta briga também!”, avisa o causídico.

CUSTO DE INSTALAÇÃO: O advogado José Olivar reforça que os custos de instalação dos novos medidores serão acima do poder aquisitivo da maioria da população. Ele concorda que o novo método de trabalho seja implantado nos prédios novos, mas não nos antigos. “A Celpa está ultrapassando os limites que está na resolução 414 da Aneel. Cada ligação dessas que a Celpa faz, chega a custar aproximadamente R$ 400,00. Nesse caso o consumidor não tem culpa”, aponta Dr. Olivar.

Para ele, se antes a Celpa tirou os medidores das casas e colocou-os nas ruas, qual teria sido o motivo para retroceder o método de trabalho. “Por que agora, ela está fazendo novamente toda essa modificação? Isso deve ser apurado. As autoridades, como os parlamentares devem apurar todos esses procedimentos da Celpa. Acredito que ela até tem esse direito de fazer essa mudança nos prédios novos, mas não nas unidades antigas. Espero que isso seja apurado porque é uma coisa absurda e pior!”, exclamou Dr. José Olivar.

TROCA DO MODELO: Prevista para acontecer em todo o Estado de forma gradual, a substituição do sistema de medição CP Rede, conhecido como ‘olhão’, pelo padrão convencional de ligação de energia elétrica já começou a ser realizado em Belém pela Celpa. A troca do modelo fará com que cada unidade consumidora volte a ter um medidor individual, substituindo os instalados de forma agrupada nos postes de energia.

O líder de recuperação de energia da Celpa, Giovany Moraes, afirmou que a troca deve trazer melhorias aos consumidores. “Estamos individualizando o padrão e isso vem trazer melhorias para o cliente que vai poder fazer o acompanhamento da energia”, acredita. “Isso vai trazer mais transparência na leitura porque o consumidor vai poder acompanhar de perto o processo”.

Diferente das grandes caixas instaladas nos postes externos de energia elétrica, os novos medidores são menores e ficam instalados de forma individual na própria casa do consumidor, porém, na área externa para, posteriormente, facilitar a leitura. Quando alteradas por iniciativa da própria Celpa, Giovany alerta que a mudança é gratuita. “Quando a mudança parte da Celpa e se trata de clientes que já são ligados à rede, é gratuita. Porém, se for um cliente novo, ele precisa colocar o padrão por conta própria”, declarou.

Além de facilitar a leitura, a Celpa espera que a troca também possibilite melhorias no fornecimento de energia e no controle em caso de queima dos equipamentos. “O fornecimento vai ser de melhor qualidade para o cliente, porque não deixa de ser uma manutenção, vamos substituir a fiação completa”, afirma. “O risco também é menor porque, quando uma unidade queima, acaba pegando fogo em todos os outros no poste e, agora, se isso acontecer, vai afetar apenas uma unidade”, afirmou.

AUMENTO DE CARGA: A companhia ainda orienta que as unidades consumidoras informem sobre o aumento de carga, já que, geralmente, esse é o causador de queima dos medidores, tanto os individualizados, quando os que ainda são conjuntos.

MUDANÇA DE PADRÃO GERA PROTESTO: Na segunda-feira, dia 03, pela parte da noite, moradores do bairro Aparecida, em Santarém, ficaram revoltados com a empresa Celpa. Funcionários da empresa quando estavam fazendo a troca de padrão em uma rede localizada na Avenida Presidente Vargas com a Silva Jardim, na manhã de segunda-feira, cortaram o fio de alta tensão e a energia acabou naquele trecho. Revoltados com a demora da Celpa em resolver o problema, os moradores interditaram a Avenida Presidente Vargas e colocaram fogo em pneus e pedaços de madeira.  A Polícia foi acionada, mas não interferiu no protesto que era justo. Até a meia noite o problema ainda não tinha sido solucionado e muita gente ficou no prejuízo, principalmente os comerciantes, que tiveram mercadorias estragadas com a falta de energia.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Dr. José Olivar: “Celpa trata usuários como bestas e idiotas”

  • 7 de fevereiro de 2014 em 22:07
    Permalink

    DR OLIVAR, PARABÉNS, PELO EMPENHO AI PARA DEFENDER A POPULAÇÃO,POREM, SE O SR DEPENDER DO APOIO DE VEREADOR, PODE CONTAR O SR ESTÁ NO MATO SEM CACHORRO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *