Defesa Civil: Um elo entre o Município e os cidadãos vem sendo atuante em Itaituba
Nestes primeiros meses de atuação tendo à frente Raimundo Santiago Filho, como coordenador, a Defesa Civil de Itaituba promoveu diversas ações preventivas com a probabilidade de um inverno rigoroso para esse ano. Entre as ações foi realizado no dia 31 de janeiro deste ano, laudo técnico de inspeção relacionada aos alagamentos e enxurradas no Residencial Viva Itaituba, com a devida notificação à construtora empresa W. Rocha e Caixa Econômica Federal.
A Defesa Civil no referido residencial solicita que haja uma solução imediata ao morador Daniel dos Santos Ferreira que se encontra desalojado em face do alagamento no residencial. A Defesa Civil também enviou oficio ao comandante da Capitania Fluvial de Santarém, pedindo solução para o problema do Distrito de Barreira, em função dos banzeiros provocados pela passagem muito próxima do Distrito, de embarcações de grande e médio porte, o que pode também estar contribuindo para a erosão denunciada por moradores.
Outra importante conquista da Defesa Civil foi à cessão de madeiras ao Município doada pelo IBAMA, madeira esta apreendida em operações de combate e repressão a crimes contra a natureza e que se encontra no Distrito de Miritituba. A madeira será utilizada em áreas de risco com construção e reparo de passarelas.
Para sistematizar e referendar ainda mais ações da Defesa Civil em Itaituba, o Coordenador divulga o cronograma das pré-conferências e preparatórias da 2ª Conferencia Municipal da proteção e defesa civil. Dia 14 (Jardim do Ouro), dia 15 (Moraes de Almeida), dia 22 (Distrito de Barreiras) e dia 27 Miritituba, Campo Verde, São Luiz do Tapajós e comunidades adjacentes (às 20h00). Já a 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil terá com o tema ”Novos paradigmas de Proteção”.
Para o Coordenador que esteve usando a tribuna da Câmara na sessão de terça-feira, dia 11, a Defesa Civil tem sido um importante instrumento de apoio ao Município pelas importantes conquistas já que não atua apenas com assistencialismo em período de cheias ou alagamentos e sim durante todo o ano com ações preventivas, cronogramas de trabalhos visando o bem estar de quem esteja em situação de risco. Santiago disse que esclarecer aos vereadores e demais pessoas presentes na sessão sobre o que é e como atua a Defesa Civil foi de fundamental importância para dirimir duvidas e mostrar a importância da instituição.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos