Sindicato dos Bancários irá à justiça contra o Banpará

Rosalina Amorim, presidente do Sindicato dos Bancários
Rosalina Amorim, presidente do Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários abrirá um processo na justiça contra o Banpará por excluir os funcionários do banco, que fazem parte do sindicato, do funcionalismo o crédito de promoção por merecimento. O Sindicato alega que no último dia 31 de janeiro, o banco depositou na conta de seu funcionalismo o crédito de promoção por merecimento, que seria um dos pontos conquistados na Campanha Salarial do ano passado firmada no Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014. Mas, os funcionários dizem que o banco excluiu da referida promoção os bancários e bancárias cedidos ao Sindicato e à CAFBEP, sendo que o crédito destina-se a todos o funcionalismo, sem exceção.

“O banco não cumpriu o que foi acordado no acordo coletivo”, diz a presidente Rosalina Amorim. “Tentamos rever essa decisão administrativamente, mas o banco não deu uma resposta e disse que iria permanecer com a não pagamento”. Ela diz que 15 funcionários sindicalizados não receberam o benefício.

Rosalina diz que os normativos do banco, inclusive o próprio regulamento de pessoal, no capítulo XI, diz que o cedido para atividades sindicais fará jus à contagem do tempo de serviço para todos os efeitos.

Ela diz que o regulamento do PCS, homologado na Justiça do Trabalho, referenda o recebimento. “O Sindicato encaminhou ofício ao banco cobrando a promoção. A atitude do Banpará pode ser caracterizada como mais uma prática antissindical, uma vez que os cedidos às entidades não estão com o contrato de trabalho”, lembra Rosalina. O DIÁRIO tentou falar com a assessoria do Banpará, mas não conseguiu.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *