Onda de violência preocupa população de Santarém
Em menos de duas semanas dois homens morreram após reagir a assaltos em Santarém, no Oeste do Pará. O primeiro aconteceu por volta de 12h, do dia 09 deste mês, na Comunidade de Tabocal, no quilômetro 22 da rodovia Santarém-Cuiabá, onde o comerciante Antônio Valério Nascimento, de 74 anos, foi morto a tiros durante a ação de bandidos dentro do seu estabelecimento comercial.
O comerciante estava com a filha no estabelecimento, no momento em que dois homens chegaram. Os homens abordaram a jovem que estava atendendo, enquanto o pai dormia. Ao perceber a movimentação, Antônio sacou uma arma e partiu atirando na direção de um dos bandidos. No momento, o outro suspeito reagiu e deu quatro tiros no comerciante. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do Pronto Socorro Municipal (PSM).
Ainda na tarde do dia 09, a Polícia Civil identificou um dos suspeitos em um hospital de Belterra. Mais tarde, um rapaz de 20 anos e uma adolescente foram capturados por uma guarnição da Policia Militar de Belterra, suspeitos de terem ajudado na fuga dos assaltantes. A Polícia até o momento não conseguiu localizar o último suspeito, conhecido como ‘Carlão’. O idoso já tinha sido assalto em janeiro deste ano. Na ocasião, os bandidos levaram R$ 17 mil.
OUTRA MORTE EM ASSALTO: Outro crime aconteceu na noite de segunda-feira, 17, no bairro Jardim Santarém, onde o trabalhador Raimundo Carmo dos Santos, 57 anos, perdeu a vida após reagir a um assalto, entre as ruas Margarida e Violeta.
Segundo testemunhas, a vítima estava em via publica indo para a sua residência quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta de marca Honda, modelo Fan, cor amarela. Durante a abordagem, os bandidos anunciaram o assalto e pediram um cordão de ouro que estava no pescoço de Raimundo. Após negar o pedido dos ladrões, Raimundo teria reagido ao assalto e sido alvejado pelos bandidos. Populares disseram, ainda, que um homem que estava na garupa da motocicleta foi quem atirou no tórax da vítima. Após o ocorrido, amigos e parentes de Raimundo o levaram para o Pronto Socorro Municipal (PSM), porém, ele não suportou o ferimento e faleceu uma hora depois de ter sido baleado.
Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 16ª Seccional de Polícia Civil, onde o Delegado plantonista passou o caso de tentativa de assalto para latrocínio, por ter sido assalto seguido de morte.
SUSPEITO: A Polícia Civil informou na manhã de terça-feira, 18, que já identificou um dos suspeitos de envolvimento no latrocínio que resultou na morte de Raimundo Carmo dos Santos, 57 anos, na Rua Margarida, bairro Jardim Santarém, na noite de segunda-feira, 17. O caso também está sendo investigado pelo Serviço Reservado da Polícia Militar.
O comandante do Grupo Tático Operacional (GTO), capitão PM Wilton Chaves, revelou que o suspeito mora no bairro Jardim Santarém. “A gente suspeita que seja um ladrão que comete assaltos aqui. Ele é do bairro mesmo, onde cometeu uns dois assaltos. O nosso Serviço de Inteligência, mesmo estando sobrecarregado em busca do Carlão, quase sem dormir, também está em busca desse indivíduo”, garante.
CASO ANTÔNIO VALÉRIO: A Justiça de Santarém, por meio do juiz da 6ª Vara Penal, Dr. João Ronaldo Corrêa Martins, expediu no dia 13 deste mês, o mandado de prisão preventiva do homem suspeito de assaltar e matar o comerciante Antônio Valério Nascimento, de 74 anos. De acordo com a Polícia, Carlos Costa e Silva, conhecido como ‘Carlão’ está foragido, mas foi identificado pela Justiça como autor dos tiros que mataram o idoso. “Os policias, ainda não o encontraram. A justiça decretou a prisão preventiva do Carlão para que os policiais agora possam continuar as diligências e também se ele fugiu para alguma cidade vizinha, ou mesmo para outro Estado, ele possa ser encontrado, preso e reconduzido aqui para Santarém”, ressaltou o diretor da 16ª Seccional, delegado Nelson Silva.
Fonte: RG 15/O Impacto