Secretária de Logística da Seduc mente na Câmara de Santarém
A Secretária Adjunta de Logística da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), Lucilene Bastos Farinha Silva, foi chamada às pressas pelo vice-Governador, para prestar esclarecimento sobre as Reformas das Escolas em Santarém em uma Audiência Pública na Câmara Municipal, realizada no início desse mes. Mais uma vez, Lene Farinha veio a Santarém mentir e ludibriar os diretores de escolas e agora os Vereadores. A Secretária Adjunta culpou as empresas pelos atrasos nas obras, mas não soube explicar porque existe empresa com 70% de obras executadas e 0% de pagamento. Para que se tenha uma idéia do clima que ficou na Câmara, a diretora da Escola Frei Othmar disse que estava cansada das mentiras da Secretária; que em sua última visita prometeu que todas as salas seriam climatizadas e que enviaria um transformador de Itaituba para tal serviço, porém, até a presente data nada foi concretizado.
A Secretária Adjunta ainda trouxe à tira-colo uma representante do Setor Jurídico, Sra. Alessandra de Tal, para confirmar suas declarações, o que nos fez lembrar um quadro do saudoso Chico Anysio: Pantaleão e sua esposa Tertuliana. Lene Farinha saiu tão corrida de Belém para Santarém que esqueceu de avisar até seu novo chefe: José Seixas Lourenço, que ficou igual marido traído – o último a saber. Assim que Seixas souber das lambanças que a Secretária anda praticando em sua ex-casa, é capaz de não aguentar. Afinal de contas, quem manda na Secretária de Logística, o Vice-Governador ou o Secretário de Educação?
O mais engraçado disso tudo é que ela engana até o Vice-Governador; pois o mesmo a cerca de três semanas veio em Santarém, e questionado sobre os pagamentos das Escolas informou que tudo já tinha sido pago e que as empresas deveriam correr com as obras. Segundo a reportagem apurou, essa informação foi repassada para o Vice-Governador pela secretária adjunta Lene Farinha.
A desculpa da Secretária é sempre colocar a culpa nos outros. É fácil vir a Santarém e informar para uma platéia desinformada (Vereadores, Ministério Público e Diretores) que a culpa é das empresas. Ahhh tudo bem: as empresas se uniram, escreveram o discurso, decoraram o texto e fizeram um complô para arrepiar com Lene Farinha e o Vice-Governador, e vocês acreditam em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa? Pelo Amor de Deus! Existe um site: www.portaltransparencia.pa.gov.br que diz o que todas as empresas receberam, é só consultar e verificar quem está mentindo.
A Tabela ao lado expressa uma parte do que estou dizendo; existem outras obras e pagamentos. Agora em minha pesquisa o que mais achei estranho é que esta empresa CONSUTEC, recebeu ao longo do ano da SEDUC nada mais nada menos que R$ 9.955.376,57 de diversas obras (esse tem um padrinho forte), mas isso é assunto para outra matéria.
A Secretária Adjunta está jogando a pólvora do ninja e escondendo o verdadeiro jogo: para onde foram os pagamentos das quadras que nunca saíram do papel? Ou seja, todo mundo preocupado com obras em andamento e ninguém liga para as quadras que foram pagas e nunca iniciadas. Ela pensa que somos abestados. Se ela tivesse usado o valor pago nas quadras (que nunca foram iniciadas) nas reformas das escolas que estão com obras em andamento, não estaríamos discutindo essa lenga-lenga toda. Só de valores pagos indevidamente para a Nacional Construções dá um total de R$ 199.040,11, esses sim deveriam ser chamados pelo Ministério Público e pelos nossos ilustres Vereadores, assim como os demais, e não esses pobres coitados que estão fazendo as obras sem receber.
Agora a pergunta que não quer calar: Até quando o novo Secretário de Educação vai aguentar as lambanças de sua Secretária Adjunta e sua turma de asseclas? Dito como uma pessoa que cobra resultados; aliás, o que ele sempre disse em suas reuniões feitas com a equipe da SEDUC. Lourenço tem seu 1º desafio: tirar a toda poderosa Lene Farinha (protegida do Governador e Vice) do seu caminho, para fazer uma SEDUC séria e transparente. Ou será que nem ele tem esse poder? Agora com a palavra, o secretário Seixas Lourenço: ??????
Fonte: RG 15/O Impacto