Marinha encerra Operação Amazônia Azul nos rios Tapajós e Amazonas
A Delegacia da Capitania dos Portos em Santarém encerrou no último sábado, 22, a operação denominada “Amazônia Azul 2014”, nos rios Tapajós e Amazonas, no município de Santarém, Oeste do Pará. Durante a ação que iniciou no dia 17 deste mês, várias embarcações foram vistoriadas na zona ribeirinha de Santarém, assim como na orla da cidade.
Na manhã de sábado, uma Força Tarefa formada por homens da Marinha, com apoio do helicóptero Guardião 5, do Patrulhamento Aéreo das polícias Civil e Militar vistoriaram dezenas de embarcações que chegaram ou saíram de Santarém, com destino a outras cidades da região Norte.
De acordo com o comandante da Capitania de Santarém, capitão de fragata Robson Oberdan Souza, houve o reforço do uso do colete salva vidas para barcos pequenos, assim como equipamentos de segurança de grandes embarcações. “Na nossa área de competência, foram notificadas mais de 26 embarcações e houve a apreensão de 93 volumes de mercadorias diversas pela Receita Federal, pelos agentes que estão em nossa lancha, com material de procedência ilícita”, informou o comandante.
Segundo ele, a Marinha realizou a operação com o intuito de intensificar a fiscalização do cumprimento de leis de segurança aquaviária. A medida também faz parte dos treinamentos da força naval para a Copa do Mundo. A operação foi realizada em rios e lagos. “Mais de 26 embarcações já foram notificadas em Santarém, Oriximiná, Juruti, e Itaituba”, garante.
Fonte: RG 15/O Impacto