MPE realiza audiência sobre péssimo serviço da internet
Nesta terça-feira (25), às 15h, na sala de audiências do Teatro Vitória, o Ministério Público Estadual realiza audiência para tratar do problema da internet. Foram convocados os representantes da Eletronorte, Anatel, Associação Comercial, Sindicato do Comércio Lojista e Procon.
A audiência foi marcada após representantes da Aces e do Sindilojas procurarem novamente o MP em busca de uma solução para a problemática que afeta toda a cidade e prejudica consideravelmente o setor comercial.
O Centro Avançado de Estudos Amazônicos (Ceama) realizou uma nova pesquisa no período de 10 a 20 de fevereiro deste ano, a pedido da ACES, em que apontou um prejuízo acumulado de R$ 141,5 milhões nos últimos seis meses, tomando como base as horas que as empresas, órgãos públicos, profissionais liberais, escolas e pessoas físicas utilizam, de fato, a Internet para o desenvolvimento de suas atividades. Em dezembro de 2012, o primeiro estudo apontou um prejuízo para a sociedade no valor de R$ 93,7 milhões, em 180 dias.
INTERNET: No dia 31 de janeiro de 2013 foi realizada primeira audiência pública para tratar sobre o assunto. Participaram a Eletronorte, Prodepa e as empresas Tim, OI, Vivo, Claro e Embratel. A audiência foi presidida pelo promotor de justiça Samuel Furtado.
Na ocasião as empresas anunciaram os investimentos que fariam para melhorar o serviço e todas as informações seriam utilizadas no inquérito civil instaurado pelo MP em 2012.
Após a reunião, os problemas persistiram, chegando a paralisar diversos órgãos e empresas por alguns dias no início deste ano.
Fonte: RG 15/O Impacto e Daniella Lopes