Saga de vencedor – De agricultor a Prefeito interino e presidente da Câmara

Vereador Nildo, presidente da Câmara Municipal de Vitória do Xingu
Vereador Nildo, presidente da Câmara Municipal de Vitória do Xingu

Vindo de Goiás, com quatorze irmãos, ele foi um dos pioneiros que fez seu sonho se tornar realidade no município de Vitória do Xingu, no Pará. E nunca esqueceu suas origens nem o povo que o elegeu.

Quem observa a atuação do vereador Genildo de Souza Oliveira, conhecido como Nildo do Cobra Choca, presidente da Câmara Municipal de Vitória do Xingu, Município que abriga 90% das Obras de Belo Monte, não imagina o sofrimento que ele passou, desde que desembarcou na região, vindo da cidade de Uruaçu, interior de Goiás, junto com seus pais e mais catorze irmãos, naquele distante ano de 1993.

Mas as dificuldades que pareciam ser intransponíveis foram superadas. E assim, mesmo sendo um humilde trabalhador da roça, Nildo entrou para a vida pública no ano de 2008, com apoio da família e do povo. Sendo Vereador, foi autor de muitos projetos e requerimentos, todos em prol da região da Volta Grande, que o elegeu.

Seu primeiro requerimento pedia a construção de uma escola e de um posto de saúde para a região da Volta Grande e aquisição de uma ambulância. Em todos, foi atendido pelo prefeito Vando. Diante de tanta popularidade na região onde exerce sua liderança política, o vereador Nildo do Cobra Choca fez um novo requerimento, solicitando  a implantação de um projeto de irrigação, no valor de 300 mil reais, que a Prefeitura está construindo.

Em contato com nossa reportagem, o vereador Nildo reconheceu as dificuldades que atravessa o município de Vitória do Xingu, após a implantação do projeto Belo Monte. Ele disse que o projeto Belo Monte e suas condicionantes trouxeram vários benefícios, entre estes o aumento da arrecadação do município de Vitória do Xingu, melhorias na área de educação, saúde, ação social, e a cidade também teve grande avanço em sua infraestrutura, exemplo de asfaltamento, rede de esgoto ampliada, energia, etc; “teve grandes melhoramentos com a implantação das condicionantes, depois de Belo Monte”. Quanto aos detalhes negativos, ele cita: “No começo muita gente se assustou, pois não esperavam que seriam deslocados de suas comunidades; muitos hoje tem nova vida, outros estão perdidos até hoje, porque acreditavam em uma indenização melhor”, falou o Vereador.

Na região do Cobra Choca, na Volta Grande, onde o Vereador mora e possui seu reduto eleitoral, o impacto foi maior, conforme explicou o Vereador à reportagem: “Tivemos uma grande preocupação na nossa região, porque nem todos os agricultores ficaram satisfeitos com os cálculos de tabela (indenização) que foram feitos. Não perdeu toda a terra, mas recebeu uma quantia bem abaixo do que esperava”, afirmou Nildo.

PRESIDENTE DA CÂMARA E PREFEITO: Em 2013, Nildo foi eleito presidente da Câmara Municipal, cargo que por estar ocupando fez com que o Vereador assumisse a prefeitura de Vitória do Xingu, após um afastamento temporário do prefeito Vando. Tantas realizações formam um futuro promissor para quem desembarcou na região com o sonho de vencer. E conseguiu.

Fonte: RG 15/O Impacto e HC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *