Franklin Feder anuncia aposentadoria da presidência da Alcoa
A Alcoa anunciou mudanças na liderança da região da América Latina & Caribe. Franklin Feder decidiu se aposentar depois de 23 anos de dedicação à companhia, a partir de 01 de agosto. Aquilino Paolucci, atual vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo e Assuntos Institucionais para América Latina & Caribe, foi nomeado presidente da Alcoa América Latina & Caribe a partir de 01 de março.
“Franklin é um líder íntegro e inspirador, que ganhou o respeito e a gratidão de cada funcionário da Alcoa. Ele promoveu o crescimento sustentável dos negócios da Alcoa na América Latina & Caribe. Seu impacto na região e no negócio global da Alcoa será um legado por muitos anos”, afirma Klaus Kleinfeld, Chairman e CEO da Alcoa.
Nos últimos 23 anos, Feder teve um papel importante na orientação e na liderança do processo de crescimento da Alcoa. Como diretor mundial de Desenvolvimento Corporativo tratou da aquisição de diversas empresas que possibilitaram o sucesso dos negócios de downstream. Depois disso, como vice-presidente de Análise e Planejamento Financeiro foi responsável pelo planejamento de expansões internacionais da Alcoa. Desde que assumiu a liderança da região América Latina & Caribe, foi responsável pelo significativo crescimento do portfólio de alumina e alumínio da Alcoa no Brasil.
Além de liderar as operações da Alcoa América Latina & Caribe, Paolucci, 49, também foi nomeado presidente do Grupo Global de Produtos Primários (GPP), responsável por todas as operações da região. Paolucci se reportará ao Chairman e CEO Klaus Kleinfeld para os negócios da região e ao executivo-chefe de operações de GPP Roy Harvey para as operações de Produtos Primários.
“Paolucci tem ampla experiência suportando o crescimento de empresas multinacionais no Brasil, que o qualificam para liderar a Alcoa América Latina & Caribe”, afirma Klaus Kleinfeld. “Ele nos ajudará a capturar o crescimento da demanda de nossos produtos e soluções de alto valor agregado e, ao mesmo tempo, garantir a competitividade dos negócios de alumina, metal primário e energia na região”.
Paolucci iniciou seu trabalho na Alcoa em 2004 e tem 28 anos de experiência em Finanças, incluindo sua atuação como executivo-chefe de finanças na Alcoa América Latina & Caribe, assim como da Pharmacia e Upjohn, que se fundiram criando a Monsanto. Ele também participou da chegada ao Brasil das operações da Compaq Computer e da American National Can Company (incorporada posteriormente pela Rexam). Paolucci graduou-se em Ciências Contábeis no Mackenzie e fez MBA no Ibmec.
Fonte: RG 15/O Impacto e Juliana Gatto