Forte chuva castiga município de Santarém
Uma forte chuva que começou por volta das 22 horas de terça-feira, dia 11 e que só terminou por volta das 16 horas desta quarta-feira, dia 12, deixou a cidade de Santarém intrafegável.
A água da chuva invadiu várias casas, principalmente da periferia da cidade. O asfalto de muitas ruas foi levado pela enxurrada. Árvores foram arrancadas com o forte vento. A cidade está parada. Algumas lojas no centro comercial nem chegaram a abrir suas portas. As poucas lojas que se arriscaram em abrir suas portas pela manhã, tiveram que fechar cedo, pois a população não saiu de suas casas para ir às compras. O prejuízo é grande. Também algumas escolas não funcionaram, pois os alunos não tiveram como sair de suas casas.
O trânsito nas ruas da cidade ficou perigoso e alguns acidentes aconteceram por falta de atenção de alguns motoristas, que dirigiam em alta velocidade, mesmo com tempo chuvoso. Na Avenida Tapajós também o trânsito ficou bastante perigoso devido o embarque e desembarque de cargas e passageiros nas embarcações que fazem linha para o interior do Município e para as cidades vizinhas. As galerias da Avenida Tapajós ficaram transbordadas com a água da chuva e com o lixo acumulado.
Segundo especialistas do tempo, a chuva só deu uma trégua, mas voltará a cair na região. O nível das águas do rio Tapajós aumentou consideravelmente e já se espera uma enchente maior do que a de 2009.
Minha Casa, Minha Vida: As casas do conjunto residencial do programa “Minha Casa, Minha Vida”, voltaram a ser invadidas pelas águas da chuva, sendo que o mais prejudicado é o Lago do Juá, pois essa água suja deságua no manancial do Juá, que está sendo descaradamente poluído,
A forte chuva também castigou alguns municípios da região, sendo que o tráfego nas rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá está paralisado em alguns trechos.
Fonte: RG 15/O Impacto