Corpo de Bombeiros comemora 20 anos de implantação em Santarém
Uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 26, marcou as comemorações de 20 anos de implantação do Quartel do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Santarém, Oeste do Pará. Participaram das comemorações autoridades locais, militares e crianças atendidas em projetos sociais do 4º GBM.
O Corpo de Bombeiros de Santarém começou efetivamente com a criação do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente com a inauguração do quartel no dia 26 de março de 1994, quando foram formadas duas turmas de soldados bombeiros da própria região.
O comando do 4º GBM analisa o Corpo de Bombeiros de Santarém em duas fases distintas: A primeira remonta até 1977 quando foi implantado nas dependências do 3º BPM. A segunda após a desvinculação em 1990 quando a corporação deixou o quartel da Polícia Militar e foi abrigada no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca.
Hoje, as atividades dos militares se concentram em um quartel de arquitetura moderna, situado na Avenida Dom Frederico Costa, no bairro da Prainha, o qual é considerado o quartel modelo não só por sua arquitetura, mas também pelos seus militares que prestam um excelente serviço à comunidade santarena.
Com o aumento abrangente na área de atuação na região, o quartel dos bombeiros foi transformado de Subgrupamento para Grupamento, recebendo a nova denominação de 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), através da Portaria nº 089 de 28 de fevereiro de 2005.
Hoje, o 4º GBM conta com 99 militares que desempenham serviços de combate a incêndio, salvamento, prevenção e controle do pânico, guarda-vidas, vistoria técnica e atividades de Defesa Civil. Os trabalhos são desenvolvidos 24 horas por dia. Na secção contra incêndio na Infraero, no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, também há uma guarnição do grupamento militar.
Os atendimentos feitos pelos militares são repassados pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP). “A partir do momento que a ocorrência chega ao quartel, independente de qualquer natureza, o mais rápido possível nossas guarnições são deslocadas”, destaca o tenente Jerônimo Silva.
De acordo com o major BM, Luiz Cláudio Rego, como parte dos trabalhos desenvolvidos no quartel, o projeto Escola da Vida, que desde 1999 atua no município, tem como proposta formar cidadãos. “A gente acha o caminho adequado, através da base, trabalhar a criança e ela não só assimila esses conceitos, essas práticas, algumas ações voltadas à prevenir, mas também elimina situações de risco”, destaca.
Fonte: RG 15/O Impacto