Santarenos se despedem do ex-goleiro Pedrinho Moreira
O futebol paraense perdeu mais um grande protagonista na manhã de sábado (29). Às 6h50 da manhã, o ex-goleiro Pedrinho Moreira faleceu no Hospital Saúde da Mulher, localizado no bairro da Pedreira em Belém. Durante sua carreira, Pedrinho defendeu clubes como São Raimundo e Fluminense (Santarém), Remo, Tuna Luso, Comercial e Castanhal.
O ex-goleiro santareno lutava contra uma cirrose hepática e foi internado há cerca de duas semanas. Por causa da doença, Pedrinho teve complicações e estava em coma induzido pelos médicos, mas na manhã de sábado não resistiu. No domingo (30), ele completaria 65 anos de idade.
Pedrinho começou a jogar futebol em Santarém, pela equipe do Bonsucesso que depois se tornaria Esporte Clube Santarém. O ex-atleta atuava como meio-campo, mas descobriu no gol sua verdadeira vocação. Em 1972 se transferiu para o São Raimundo e foi campeão santareno naquele ano, ainda pelo futebol amador.
Ele foi o primeiro goleiro já do Esporte Clube Santarém – primeiro time profissional da cidade. Pela equipe, disputou Campeonatos Paraenses e amistosos contra grandes times do futebol brasileiro como Vasco, Flamengo e Botafogo. Na cidade, o ex-goleiro também defendeu o Fluminense.
A carreira do ex-jogador foi marcado por grandes partidas. No Remo, chegou no final da década de 70 para ser o terceiro goleiro – o titular era Dico e o reserva Iane – e acabou atuando no Re-Pa do dia 29 de abril de 1979, pelo Campeonato Paraense daquele ano. Para um público de mais de 64 mil torcedores – um dos maiores do estádio Mangueirão – Pedrinho foi um dos destaques no empate em 1 a 1 com o Paysandu – os gols foram marcados por Bira, pelos azulinos e Dario, para os bicolores.
Após encerrar a carreira de jogador, Pedrinho dava aulas em comunidades do município de Santarém, pelo sistema modular.
Velório e enterro: O corpo de Pedrinho Moreira chegou a Santarém por volta das 16 horas de sábado e, ainda no aeroporto Maestro Wilson Fonseca foi colocado em um carro do Corpo de Bombeiros, que seguido por uma imensa fila de carros, percorreu várias ruas da cidade, até chegar em sua residência, localizada na Rua 24 de Outubro, onde foi velado. O enterro aconteceu na tarde de domingo, onde uma grande carreata acompanhou Pedrinho Moreira até o cemitério São João Batista, onde foi sepultado. Antes, porém, o cortejo fúnebre passou em frente à sede do São Raimundo, onde uma grande homenagem foi feita ao ex-atleta do clube. Durante a chegada do caixão ao cemitério, outras homenagens foram feitas ao atleta santareno.
Fonte: RG 15O Impacto e G1