Dengue pode causar problemas nos olhos; fumantes correm mais riscos
A dor atrás dos olhos é um dos sintomas mais conhecidos da dengue. No entanto, o que pouca gente sabe é que a doença pode trazer problemas para a região ocular e nem sempre são percebidos. Mesmo a versão clássica da doença, considerada menos perigosa, pode afetar a parte posterior dos olhos, principalmente o revestimento interno e a retina.
De acordo com o médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, a queda nas taxas de plaquetas e glóbulos brancos é a principal responsável por esses problemas. Ele recomenda que todas as pessoas que têm os sintomas da doença procurem atendimento oftalmológico, para prevenir problemas mais graves.
– Os problemas mais comuns são hemorragias. Isso acontece, principalmente, por conta da queda do número de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação, e pela diminuição da quantidade de glóbulos brancos, que respondem pela defesa do organismo. O simples ato de coçar o olho pode acarretar nessas hemorragias – alerta Queiroz Neto.
O tratamento é bem simples, na maioria dos casos. Se não houver nenhuma complicação, o uso de um colírio pode resolver o problema. No entanto, em caso de hemorragias graves, é indicada a vitrectomia, um procedimento cirúrgico para eliminar o sangramento. Se não for identificado rapidamente, o sangue pode atingir a parte central da retina, causando cegueira irreparável.
De acordo com Leôncio Queiroz Neto, entre fumantes a dengue dobra a chance de hemorragia intraocular. Pessoas portadoras de diabetes e colesterol alto também devem ter atenção redobrada.
– As próprias toxinas do cigarro podem causar a hemorragia. Um fumante com dengue corre mais riscos, assim como pessoas que têm diabetes ou altos índices de colesterol – explica.
Ajude o EXTRA a combater a dengue! Denuncie possíveis focos de reprodução do mosquito. Preencha nosso formulário e denuncie o foco da dengue ou envie mensagem para o Whatsapp do EXTRA. Adicione os números (21) 99644-1263 e (21) 99809-9952 nos seus contatos e mande a sua mensagem.
Fonte: Extra