HRBA realiza campanha de vacinação contra Influenza para colaboradores de modo geral

A Campanha de Vacinação segue determinação do Ministério da Saúde
A Campanha de Vacinação segue determinação do Ministério da Saúde

No período de 28 a 30 de abril o Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realizam a primeira etapa da campanha de vacinação contra Influenza para colaboradores, estagiários, médicos, residentes e prestadores de serviço do HRBA. Nesta primeira etapa foram disponibilizadas pela Divisão de Saúde do Município, 800 doses de vacina.

A Campanha de Vacinação segue determinação do Ministério da Saúde, uma vez que os profissionais da Saúde estão dentro do grupo de risco. Para receber a dose da vacina os profissionais devem comparecer a Sala de Vacinação no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h munidos da Carteira de Vacinação.

A estimativa é atingir 100% do quadro geral de colaboradores do HRBA. Fora o período de Campanha a vacinação ficará disponível no setor de vacinação todas as terças e quintas-feiras, nos horários de 8h às 9h e das 14 às 15h.

Serviço de Nutrição e Dietética do HRBA incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis

Trabalhar a elaboração de um cardápio diferenciado obedecendo a dieta pré-estabelecida pelo corpo clínico de um dos maiores hospitais públicos do Pará. Está é a principal missão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que além de trabalhar com a dieta dos pacientes também serve refeições para colaboradores e acompanhantes. Com uma equipe especializada formada por seis nutricionistas, o SND também realiza o trabalho de sensibilização sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação para melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com a nutricionista de produção, Samille Tapajós, o cardápio é elaborado com frutas regionais, suco de frutas e carnes. No total são servidas até 1400 refeições (almoço e jantar) além de lanches, café da manhã e ceia para os pacientes internados. Todos os produtos utilizados para a confecção dos cardápios tem que apresentar obrigatoriamente a comprovação de origem e qualidade. Mas, produtos similares podem ser facilmente encontrados nas feiras e mercados da cidade a preços acessíveis. “Em média são servidas diariamente 700 refeições para os nossos colaboradores e acompanhantes e 700 para os pacientes. Utilizamos produtos que podem ser encontrados nas feiras e mercados da cidade. É uma forma de se educar e estimular a busca por uma alimentação mais sadia”, declarou Samille após citar que em média o HRBA fornece 42.000 refeições mensais.

No total 37 profissionais, em sistema de revezamento, contribuem para a funcionalidade da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).  As refeições são servidas para os colaboradores, acompanhantes e pacientes internados nas clínicas oncológica, pediátrica, médica, cirúrgica e outros serviços assistenciais do HRBA. “O cardápio dos colaboradores e acompanhantes é elaborado mensalmente, ou seja, a cada semana há um cardápio para cada dia e como temos pacientes internados há bastante tempo nós também buscamos diferenciá-lo”, complementou a nutricionista.

Além do trabalho realizado na elaboração do cardápio servido no HRBA, o SND também realiza ações de sensibilização sobre a importância de hábitos saudáveis. São campanhas externas compostas de palestras, teste de Índice de Massa Corpórea e orientações alimentares. Entre as campanhas destacamos o Projeto de Aleitamento Materno (Secretaria Municipal de Saúde), O Viva a Vida (Sistema Tapajós de Comunicação), Comando Saúde nas Estradas (PRF), HRBA na Terceira Idade, entre outras solicitadas pela Direção do HRBA.

A Coordenadora do SND, nutricionista Edilssa Carla, explicou como acontecem as campanhas externas. “Nós trabalhamos tanto com as campanhas solicitadas, por meio de parcerias, como as elaboradas pelo SND como a Campanha “HRBA na Terceira Idade. Nutrição é Vida”, em que realizamos, além da avaliação a orientação nutricional, oficinas que ensinam como é simples elaborar um cardápio saudável”, explicou a coordenadora após citar que este trabalho contribui para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

Acompanhe oito dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação:
* Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
*  Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
*  Reduza o sal e o açúcar das refeições;
*  Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
*  Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
*  Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
*  Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
*  Durma pelo menos 8h num período de 24h.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *