Informe RC
REPRIMENDA DURA- I
Quando da concessão da liminar pedida por um grupo de senadores favoráveis a instalação da CPI da Petrobras, negada pelo Senado, bateram às portas da mais alta Casa de Leis do país para assegurar o direito de apurar as irregularidades na maior estatal do país, que ocasionou escândalo internacional e prejuízos de centenas de bilhões de dólares ao governo, com ex dirigentes e o Conselho de Administração apontados como culpados, dado pela ministra do Supremo Rosa Weber para instalar a CPI única da Petrobras, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, dono de muitos pecados mortais, capitulados como crime no Código Penal e nos 10 mandamentos da Lei de Deus, que se encontrava em Roma sem ter beijado a mão do Papa, prometeu recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal contra a decisão liminar para impedir a criação por considerar uma interferência indevida no processo legislativo, mereceu do cineasta, escritor e comentarista político da Rede Globo, Arnaldo Jabor, uma reprimenda dura na noite de 25/04, no Jornal da Noite, até hoje sem resposta. Vamos ao que foi dito. “A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a CPI única sobre a Petrobras para o Senado. Só que a ministra não fez nada de mais, ela apenas exerceu sua função pela Constituição Brasileira, que diz no art.58, parágrafo 3º, que as minorias têm direito de instalar CPI mediante requerimento de 1/3 dos membros da Casa.”
REPRIMENDA DURA- II
“E daí? O PT diz que ela não acatou a decisão do Senado. Mas como? Tanto o Senado, como o PT, têm que acatar a Constituição, não se julgar acima da Carta Magna da República. Isso não é manobra política, não é direito, manobra é misturar alhos com bugalhos que queriam a CPI mista. A CPI tem que ser imediatamente constituída sobre a Petrobras. Mas o aliado, pau para toda obra, Renan Calheiros, já foi convidado para atrasar tudo, ele está curtindo um passeio em Roma, mas já disse que vai recorrer ao Pleno do Supremo para rever a liminar de Rosa Weber. A boa ideia veio do PT porque fica tudo mais light. O Renan Calheiros reclama porque, espantosamente, ele é o 3º homem da República. O Renan, o processado, o renunciado, o retornado que chefia o Senado, tentará emplacar petistas e pemedebistas na CPI para atrapalhar as investigações contra a Petrobras, mas isso não é um casinho privado de Renan, não, como por exemplo ser acusado de pagar pensão para namorada com dinheiro de empreiteira. Isso é um gravíssimo caso de ataque ao Brasil, e aliás, Renan, precisamos lembrar a você que o Brasil, aquele vasto território onde vivemos, que existe para além da cidade de Murici, em Alagoas, onde você ainda é um senhor feudal.” Obs: personalidades públicas que recebem reprimendas idêntica à dada por Jabor, se penitenciam dos erros cometidos.
ESCORREGOU NA BOLA
Véspera do Dia do Trabalho, em discurso mais político de candidata à reeleição do que alusivo à data, elaborado por muitas mãos, pago com dinheiro público, e contrariar a Legislação Eleitoral, por caracterizar propaganda antecipada, proibida por lei, a companheira presidente Dilma falou em cadeia nacional de Rádio e Televisão enaltecendo e enumerando feitos de seu governo, alguns distante da verdade, como combater a corrupção e não colocar sujeira pra debaixo do tapete. Espezinhou partidos opositores e as suspeitas, verdadeiras, de negócios escusos na Petrobras. Mas a companheira, a exemplo do ex presidente Lula da Silva, pisou diversas vezes na bola, pensando dos brasileiros sofrerem de amnésia permanente, em afirmar do aumento de preços, generalizado, ser passageiro e da inflação que mexe com os bolsos da população, propagandeada pela oposição, estar sob controle, quando não está, e assegurar aos nacionais que nos últimos 11 anos o salário do trabalhador cresceu 70% acima da inflação. Pena deste fenômeno não ter se estendido a quase 10 milhões de famílias pensionistas da Previdência Social percebendo acima de 1 mínimo. O deles, neste mesmo espaço de tempo, desceu mais de 100%. De real, só os 10% de aumento aos cadastrados no programa federal Bolsa Família (antigo Bolsa Escola criado no governo Fernando Henrique) hoje transformado em Bolsa Voto, que não tem ligação alguma com o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
REGIÃO DE POUCA SORTE
Vindo de muitos anos, o Oeste paraense sempre foi esquecido pelo governo federal. As grandes obras iniciadas e não concluídas, como as rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá, há mais de 40 anos em construção (as mais antigas do país), datam à época do Regime Militar (1964 – 1985), assim como a construção do Aeroporto, Porto, Hidrelétrica do Curuá-Una, implantação em Santarém de um Batalhão de Engenharia e Construção “8º BEC”, Mineradora Rio do Norte, no rio Trombetas em Oriximiná. Coisa nova “5 anos” só a usina de bauxita da Mineradora Alcoa, em Juruti. De 1986 pra cá, proporcionados pelo Ministério dos Transportes, via DNIT, só promessas de conclusão das rodovias, alargamento da avenida Cuiabá numa extensão de 20 km, do início do Porto às proximidades da Colônia Cipoal, com área para containers e caminhões transportadores de grãos do Mato Grosso, Entreposto da Zona Franca Industrial de Manaus, Usina Termoelétrica, iluminação das cidades da Calha Norte com energia vinda de Tucuruí, e tantas coisas mais, tem produzido muito discurso e lari-lari. Conclusão: um dia vão ter de sair do papel, não se sabe quando. Os políticos e prefeitos da região, como o Alexandre Von, devem estar surdos de tanto ouvirem promessa.
PEGOU O BONÉ E DEU NO PÉ
Tem setores da administração pública municipal que não podem e nem devem servir como recompensa de apoio político. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, gerenciada por uma arquiteta pastora da Igreja da Paz, por indicação do vereador Reginaldo Campos, como dote do PSB, é uma delas. Na edição anterior, diante de tantas reclamações e do exagerado número de acidentes com vítimas e mutilados, a coluna, como contribuição, divulgou algumas das causas da péssima avaliação do órgão pela população, ouvida de dezenas de condutores que enfrentam diariamente o trânsito mais desordenado e amalucado do interior do Pará, servindo mais para fazer vítimas e fabricar benefícios vitalícios para a combalida Previdência Social pagar. Resumindo: recente, o maior conhecedor da matéria Trânsito, no Oeste paraense, professor Clauriberto Levy, pegou o boné e deu no pé do cargo que ocupava no SMMT, se queixando educadamente da falta de apoio, para não falar coisas piores. Melhor explicando: carro carregado, sem combustível e motorista, não sai do lugar nem empurrado. Caso o prefeito Alexandre não tome providencias contra essa situação, que mexe com vidas, qualquer dia pode vir a ser apontado como responsável por tantas perdas como vem ocorrendo.
NÃO QUEREM NADA
Enquanto a companheira Dilma se vira nos 30 para evitar um apagão elétrico no Brasil e garantir energia neste ano e no próximo em função do baixo nível d’água (falta de chuvas) nos reservatórios do sudeste para, como candidata a reeleição não perder a eleição, após uma semana de intensas reuniões, orientados por mentes brilhantes, de brancos de olhos azuis, os caciques da etnia Mundurucus, representando 60 aldeias, resolveram convocar mediante carta convite “quem redigiu?” os ministros da Secretaria Geral da Presidência e o de Minas e Energia, presidente da Eletrobrás, Funai e o Ministério Público Federal para uma reunião numa aldeia na cidade de Jacareacanga. Como índio tem como sagrado o rio, a terra, o vento, o fogo e a floresta, os Mundurucus não aceitam qualquer consulta “como a marcada para o dia 6 passado em Itaituba” sem antes serem ouvidos em seu habitat e o direito de marcar consulta prévia cabe a eles e não ao governo. Os Mundurucus e seus guias brancos não querem nada da companheira Dilma, só a demarcação de áreas próximas a Itaituba e a suspensão das autorizações de pesquisas e lavra mineral do subsolo em território indígena, concedidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, assim como são contrários a construção das 7 usinas programadas para a região do Tapajós. Assim o Brasil não vai pra frente.
ALENQUER
Para membros das famílias mais antigas que já passaram dos 70 anos, residentes em Alenquer, a antiga princesa do Surubiú, conhecida como terra dos contrastes, já teve de tudo e hoje não tem nada, a cidade no momento passa a seus moradores e visitantes um aspecto desolador, de abandono, como se a Prefeitura estivesse ao Deus dará e o Prefeito, inexpressivo, que anda, fala e sabe contar dinheiro, seja mera figura decorativa, sem serventia. Os alenquerenses chegam a afirmar que nos últimos 60 anos só dois prefeitos são lembrados: José Rafael Valente, cujas obras, apesar do tempo, ainda são vistas em muitas comunidades do interior, e João Evangelista Damasceno, o popular João Piloto, responsável, arrependido, pela eleição do atual que tem sido a maior negação da historia política do Município. Para uma cidade que no início dos anos 50 possuía o melhor Estádio, o melhor Grupo Escolar “Fulgêncio Simões”, o melhor Mercado Público do interior do Pará, para o que se vê atualmente, não deve ser bom lembrar o passado.
ARREMESSADORES DE PESO
Pouco menos de mês antes do início da Copa do Mundo, torcidas organizadas na maioria dos estados continuam a promover espetáculos condenáveis de brigas, morte e depredações nos estádios. Muitos ganham a mídia internacional, como essa, ainda a última, se tornando motivo para campanha contrária ao sucesso do maior torneio de bola do planeta, organizado pela FIFA, do qual o Brasil, com investimento de bilhões, provocando passeatas, serve de sede. Vamos ao acontecido: na sexta, 2, no Estádio do Arruda em Recife, logo após o jogo entre Santa Cruz e Paraná Clube pela série B do Campeonato Brasileiro, durante uma briga entre torcidas organizadas e uniformizadas, 2 vasos sanitários de 20 quilos cada, foram arrancados de sua finalidade e arremessados da arquibancada de 18 metros de altura em cima dos brigões, matando 1 torcedor e ferindo outros 3. A vítima foi facilmente identificada pela Polícia Militar, mas dos arremessadores de peso só 1 foi preso e confessou o crime. Agora, o difícil é descobrir o outro lançador da privada mortal.
DESCULPA DE DERROTADOS
Pelos últimos julgamentos, os integrantes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral “TRE” começam a ficar de olhos abertos para impugnações em ações infundadas, sem eira nem beira, de derrotados que ficam em 2º lugar contra vencedores de eleições municipais, quando argumentam terem sido vencidos por abuso de poder politico, como compra de votos, distribuições de combustíveis e promessa de emprego. Na última semana de abril o Tribunal, por unanimidade, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada contra o Prefeito, vice e o ex-prefeito de Juruti, acusados deste rosário de lamentações, formulada pela coligação de partidos opositores vencidos nas municipais de 2012. Também em abril, com 1 ano e meio de atraso, deu entrada no TRE, recurso pedindo a cassação do diploma do Prefeito reeleito de Jacareacanga e seu vice, acusados de nas municipais, anterior, terem comprado votos de índios de aldeias no Município, e o cacique das tribos ter recebido 100 litros de gasolina da Prefeitura. A tendência no julgamento é que este recurso tenha o mesmo destino dado ao de Juruti.
IDÉIA GENIAL
Revigorado e com a saúde reabilitada depois de boa estada no Hospital Regional do Baixo Amazonas, onde foi submetido a delicada cirurgia, embora tenha saído falando cobras e lagartos do hospital, fruto de sua pródiga imaginação que o faz ver o que não existe, o vereador Silvio Amorim “PRTB”, retornou a Câmara Municipal, dando asas a sua imaginação. Apresentou Proposta de “grande alcance social” ainda a ser analisada pelos colegas. Quer do Poder Legislativo a regulamentação, através de lei, o tempo de espera em fila de supermercados, onde a demora praticamente inexiste. Se fosse para agilizar atendimento no Pronto Socorro Municipal, hospitais, plano de saúde ou na agência do INSS, ainda vá lá, dá voto, mas oficializar permanência em supermercado, tem tudo pra virar piada no “Senadinho”.
COMO VAI O PAÍS DA COPA?
1º- O Brasil registra oficialmente três casos de abuso sexual de crianças e adolescentes por hora. 2º- Segundo o Portal da Transparência, a companheira Dilma, no seu governo, investe mais no Bolsa Família do que em Educação Básica. Por causa disso é que aparece a funkeira Waleska Poposuda como grande pensadora contemporânea. 3º-A Força Sindical e organizações radicais, como o CONLUTAS “PSTU” e MST, estão preparando protestos durante a Copa. O objetivo é desgastar o governo Dilma. A oposição calada agradece. 4º- O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, em relatório, aponta que as obras do Estádio do Maracanã foram superfaturadas em dezenas de milhões de reais. 5º- Polícia de São Paulo prende suspeito de atear fogo em 36 ônibus: é um menor de 17 anos. 6º- Dona de casa consegue exame no SUS 8 anos depois da consulta.