MILTON CORRÊA

A CORRUPÇÃO POLITICA É TAMBÉM POR CULPA DO ELEITOR

A estudante de Serviço Social, Jakeline Andrade Senefontes, em artigo publicado na internet com o título: A CORRUPÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E A COMPRA DE VOTOS, avalia que em nosso país, muito se fala e pouco se age, com relação aos crimes de corrupção politica. Jakeline em seu artigo, afirma que essa corrupção politica desenfreada é também por culpa do eleitor, principalmente quando vende o seu voto e torna-se também um corrupto, assim não tem moral nenhuma para cobrar ações do politico eleito, que pagou pelo voto. O voto é uma arma poderosa contra a corrupção, É importante votar limpo, com a venda de voto o eleitor passa a ser culpado pelos atos corruptos de seu candidato corrupto. Cada um de nós eleitores temos que pensar, repensar, analizar, pesquisar, e investigar a vida e o passado de cada candidato no qual se quer votar, para assim saber, ou pelo menos tentar saber se tal candidato merece o nosso voto. Quem vende o seu voto, está dando poder para mais um corrupto. Isso contraria todos os principios éticos, morais e de cidadania. Voto limpo, sem corrupção, é isso que o eleitor deve fazer na próxima eleição. O que se percebe é que a corrupção tem sido um crime sem castigo. São muitos os politicos corruptos que ainda estão fora da cadeia. Eleitor pense nisso.

SINTA-SE BEM FAZENDO O BEM

Em muitas situações tem-se presenciado a solidariedade humana. E fica difícil não acreditar-se nessa ação solidária de alguém ao ser abordado por um estranho que na rua, lhe pede ajuda. Em Santarém são muitas as pessoas que vivem na rua e que precisam de apoio em todos os sentidos. Isso serve para fazermos uma profunda reflexão. Enquanto seres humanos que podemos trabalhar, temos qualidade de vida, com habitação, boa alimentação, roupa, calçado, não podemos nos permitir em nos omitirmos a ajudar alguém, que na rua não tem condições nenhuma de dignidade. O ser humano não nasce para sofrer, é as condições de vida imposta por um sistema capitalista, que em muitos casos o deixa a margem da sociedade, sem estudo, sem trabalho, sem casa, às vezes doente. Logicamente sem dignidade. Ajudar alguém, e principalmente quem vive na rua é um gesto bonito, que contextualiza o que de bom tem dentro de cada um de nós, a solidariedade, fraternidade, o afeto e amor, que devemos nutrir uns pelos outros. Então, nada melhor do que sentir-se bem, fazendo o bem. Ajudar alguém que lhe implora ajuda na rua, é concretizar esse gesto de bondade. Porém, é bom lembrar que ainda há muitos que não estão preocupados com os outros, ignoram sentimentos de solidariedade e negam-se a ajudar o próximo, principalmente quando se trata de um estranho a lhe pedir algo na rua.

A ESCOLA E A FAMÍLIA

É perfeitamente natural e normal, que os pais queiram o melhor para seus filhos. Há um clima de indecisão e insegurança, em muitos lares onde a família tem crianças em idade escolar: Qual a melhor escola para matricular os filhos? Especialistas no assunto afirmam que é necessário definir que tipo de valores os pais querem que sua criança aprenda. É importante que a família deixe a criança participar desse processo de escolha e emita a sua opinião dizendo se o ambiente agradou ou não. Os pais, atentos a qualquer reação da criança, perceberão sinais sobre se estão felizes ou não. De acordo com a visão de pedagogos, – “a escola e a família precisam abraçar os mesmos valores, para que não haja um choque maior entre as experiências de casa e da escola”. As famílias estão à procura de um ambiente carinhoso, mas que dê aos seus filhos a formação integral, formação humana, atividades esportivas e artísticas, incentivo à criatividade, à socialização e à autonomia. Uma boa escola deve ter também uma estrutura física e grade curricular adequada para cada faixa etária. O interesse pela vida escolar da criança é um ótimo assunto que deve acontecer entre pais e filhos. Perguntas feitas dia após dia, comentários positivos, sem pressa, podem ir aproximando os pais da vida escolar dos filhos. Para a escola aprovar nossos filhos, é necessário que eles aprovem a escola. Assim os pais estão de fato buscando a melhor escola para seus filhos.

O QUE É CIDADANIA

De acordo com o site www.significados.com.be: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores). A Constituição consolidou a democracia, após os anos da ditadura militar no Brasil. A cidadania está relacionada com a participação social, porque remete para o envolvimento em atividades em associações culturais (como escolas) e esportivas.

Deveres do cidadão

• Votar para escolher os governantes;

• Cumprir as leis;

• Educar e proteger seus semelhantes;

• Proteger a natureza;

• Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão

• Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;

• O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;

• Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade;

• O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;

• Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;

• Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;

• Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.

O QUE É ÉTICA E CIDADANIA:

O mesmo site esclarece que, – “Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais. A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal é referente à nacionalidade de um indivíduo e ao fato de pertencer a uma determinada nação. A cidadania substantiva é de um caráter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, políticos e civis. O sociólogo britânico T.H. Marshall afirmou que a cidadania só é plena se for dotada de direito civil, político e social. Com o passar dos anos, a cidadania no Brasil sofreu uma evolução no sentido da conquista dos direitos políticos, sociais e civis. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, tendo em conta os milhões que vivem em situação de pobreza extrema, a taxa de desemprego, um baixo nível de alfabetização e a violência vivida na sociedade. A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *