Polícia Militar forma 14ª Turma de Alunos do PROERD

14ª turma de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas
14ª turma de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas

No próximo dia 4 de junho, o Comando de Policiamento Regional I (CPR-I) realiza a cerimônia de formatura da 14ª turma de alunos doPrograma Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – Currículo 5º ano. Além de prevenir os estudantes contra o envolvimento no tráfico de drogas, o PROERD também orienta os alunos contra abusos sexuais.

 O comandante do CPR-I, coronel José Sebastião Valente Monteiro Júnior informou que a solenidade de Formatura da 14ª Turma de Alunos Proerdianos acontece na Igreja da Paz Central – Sede Regional,  às 16 horas.

Na ocasião, serão formandos 1.175alunos pertencentes às Escolas Municipais Santo André, Princesa Izabel, Ester Ferreira, São Francisco de Assis, Dom Anselmo Pietrulha, Dom Floriano, Padre Felipe Bettendorf, Everaldo de Souza Martins, Wilde Dias da Fonseca, Paulo Rodrigues dos Santos, Rosineide Fonseca, Maria de Lourdes, Joaquim Cavalcante Maia e Escola Particular SESI, que participaram do programa com o currículo 5º ano e que atuarão como multiplicadores.

De acordo com o coronel PM, José Sebastião, o PROERD é um trabalho de prevenção primária desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil, onde em Santarém, no decorrer de 9 anos de atuação contemplou 53 escolas da rede Estadual, Municipal e Particular, através dos currículos da Educação Infantil, 5º ano, 7º ano e PROERD Pais, totalizando aproximadamente o atendimento de 13.129pessoas.

A Polícia Militar, por meio de seus instrutores denominados de Educadores Sociais atuam em parceria com as escolas e às famílias dos alunos com o objetivo de reforçar os fatores de proteção nesses espaços.

O PROERD foi implantado por ocasião do I Colóquio de educação para a paz, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Santarém, no governo da então prefeita Maria do Carmo Martins Lima.

O trabalho de resistência as drogas contou com o pioneirismo das sargentos Lúcia, Duth e Dirlei, que se empenharam em desenvolver o programa nas escolas municpais e estaduais. Hoje, o programa conta com novos policiais e tem como objetivo orientar crianças e adolescentes para uma vida mais saudável, onde possam fazer escolhas acertadas, por meio de informação e prevenção. No decorrer de 14 turmas, o programa já alcançou mais de cinco mil crianças e adolescentes atendidos. O trabalho de prevenção primária conta com a parceria de professores que reforçam as temáticas desenvolvidas nas aulas ministradas pelos policiais.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *