Silvio Amorim: “SEMMA não tem poder de Polícia”

Silvio Amorim critica portaria expedida pela SEMMA com relação às festas juninas
Silvio Amorim critica portaria expedida pela SEMMA com relação às festas juninas

A determinação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) do horário de 09h às 12h e de 15 às 20h, para ensaios de grupos folclóricos de Santarém durante a quadra junina deste ano gerou repercussão na Câmara Municipal de Santarém, no Oeste do Pará. Para o vereador Silvio Amorim (PRTB), o horário da portaria da SEMMA vai prejudicar os grupos folclóricos por conta de ser no momento em que a grande maioria das pessoas está no trabalho.

O parlamentar diz que não sabe qual é o posicionamento e a forma de pensar e agir do Secretário de Meio Ambiente, por entender que este tipo de determinação pode ser observada na cultura européia e nos Estados Unidos, mas não na região Oeste do Pará. Para Silvio Amorim, os santarenos têm uma cultura totalmente diferente dos europeus.

“O Secretário deve ter um entendimento que, hoje, o folclore também movimenta a economia do Município. Temos quadrilhas que fazem ações sociais tirando meninos e meninas das ruas. Existem quadrilhas que possuem regras para seus componentes, onde as pessoas só participam se não se envolverem em gangues ou qualquer outra situação de risco. Então, eu não sei qual é a implicância e o problema do secretário Podalyro neto!”, exclama o Vereador.

Para ele, é inaceitável a forma como essa portaria da quadra junina foi feita, principalmente por conta de outras denúncias terem sido enviadas ao seu gabinete na Câmara, de abuso de autoridade cometido por fiscais da SEMMA. “Eu recebi denúncia no meu gabinete que fiscais da SEMMA foram em uma residência no bairro São José Operário para prender o dono da casa, só porque ele estava criando galinhas”, denuncia Silvio Amorim.

Nisso tudo, segundo Silvio Amorim, há a certeza de que o posicionamento do prefeito Alexandre Von não é o mesmo usado pelo secretário Podalyro Neto.

FALTA DE INCENTIVO: A falta de incentivo à cultura em Santarém foi outro problema abordado pelo vereador Silvio Amorim. Ele afirma que quem faz cultura hoje, não tem incentivo, porque a maioria das pessoas tira os recursos do próprio bolso.

“A maioria delas trabalha no horário determinado pela portaria. Então, é inaceitável a forma como está sendo feita essa portaria. O Secretário quer proibir as pessoas de fazerem sua expressão cultural através das quadrilhas”, fala o Vereador.

POSICIONAMENTO: Silvio Amorim pede ao secretário Podalyro Neto que tome um posicionamento em relação aos horários de ensaio dos grupos folclóricos. “Vamos pedir uma reunião através da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Vamos chamar, também, a Comissão dos Movimentos Culturais e Folclóricos para que a gente possa debater isso e dar uma solução para o problema”, adiantou o parlamentar.

Silvio Amorim garante que não é a favor da algazarra e do barulho, mas discorda da forma como o Secretário está querendo impor regras durante a quadra junina. “Isso não deve ser feito dessa forma. Até as escolas que possuem suas tradicionais festas juninas não estão podendo ensaiar por causa dessa proibição da SEMMA”, diz o parlamentar, revelando que até mesmo a licença da Polícia Civil para a realização de festas na cidade, só pode ser emitida agora, depois que a SEMMA autorizar. “Isso não pode, pois até o ano passado quem regulava o horário era a Polícia Civil, que tem o poder de fiscalizar. Agora, a SEMMA quer passar por cima do poder da Polícia Civil. Isso está errado”, afirma o Vereador.

“Isso gera um problema sério tanto para a comunidade escolar quanto para o Município inteiro, porque as pessoas que fazem cultura tiram dinheiro do próprio bolso, porque não tem incentivo e, elas fazem porque gostam”, garante.

SUPERINTENDEN DE POLÍCIA CIVIL ORIENTA: Para coordenadores de grupos folclóricos e diretores de escola que queiram a licença para a realização de festas juninas, o titular da Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, dá a seguinte orientação: “Como acontece todos os anos, a Delegacia Geral expediu uma portaria disciplinando os eventos juninos no período de 31 de maio a 30 de junho. A gente solicita às pessoas que promovem os eventos que comparecem com antecedência mínima de 72 horas na Divisão de Polícia Administrativa (DPA), para que não sejam surpreendidas com algum documento que porventura necessite, para a realização do evento. A pessoas devem tirar as licenças nos órgão vinculados também a expedição de alvarás para essas festas juninas”.

O delegado Gilberto Aguiar solicita principalmente aos diretores de escolas que tomem cuidado com os alvarás para a realização das quermesses, porque segundo ele, não será permitida a venda de qualquer tipo de bebida alcoólica dentro dos educandários.

Já nos ambientes que serão permitidos a venda de bebida alcoólica, de acordo com o delegado Gilberto Aguiar, está proibido o comércio em vasilhame de vidro. “Isso é um alerta que a gente faz para que as pessoas não sejam surpreendidas com alguma fiscalização, como ter o evento paralisado. São vários os alvarás que os coordenadores precisam tirar para a realização do evento, como da SEMMA, do Corpo de Bombeiros e do Juizado da Infância e Juventude com relação à presença de menores nas quermesses, além do alvará do DPA da Polícia Civil”, explica Gilberto Aguiar.

SUPERINTENDÊNCIA EM NOVO ENDEREÇO: Duas semanas depois da inauguração do novo prédio do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), na Avenida Moaçara, no bairro do Aeroporto Velho, a Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas também mudou de endereço e começou a funcionar desde segunda-feira (02), na Avenida Borges Leal, ao lado 16ª Seccional Urbana de Santarém. Os serviços estão sendo oferecidos no antigo prédio do CPC, como emissão licenças para eventos, na Divisão de Polícia Administrativa (DPA).

De acordo com o titular da superintendência, delegado Gilberto Aguiar, o prédio onde funcionava o órgão, na Avenida Sérgio Henn, não possuía uma estrutura em boas condições. “A mudança é para que a gente possa dar uma melhor assistência, melhor atendimento ao público, por se tratar de um prédio com uma melhor estrutura”. O órgão é responsável em protocolar solicitações de Santarém e dos 13 municípios que abrangem o Baixo Amazonas. A DPA, que cuida da emissão de alvarás, também funciona no órgão. “O Poder Judiciário, quando solicita presença de policiais, tem que encaminhar para a Superintendência, e de lá despachamos para os demais municípios e seccionais”, disse Gilberto Aguiar.

Por: Manoel Cardoso

9 comentários em “Silvio Amorim: “SEMMA não tem poder de Polícia”

  • 7 de junho de 2014 em 22:04
    Permalink

    esse vereador só se mete em enrascada! falou mal da comida do HRBA, agora vem com outra história, vai procurar fazer alguma coisa pelo seu povo em vez de ficar de fofoquinha, vereador despreparado como falou o colega! poxa tanta coisa para os vereadores verem o cabra fica de pavulagem, pafulagem, fuleragem sei lá o quê? vai trabalhar inimigo vereador!

    Resposta
  • 7 de junho de 2014 em 21:21
    Permalink

    Esse vereador, tem que estudar mas um pouco legislação ambiental, nem pra representar o povo ele serve, não sei como ainda tem gente q vota num burro desse!!!!!pelo contrario, tem mtas gente metendo porrada na SEMMA, sem ouvir o outro lado. Há hum anos atras não tinha sossego na minha casa, e graças a SEMMA tudo foi ressolvido, parabens pra esse conceituado orgão ambiental!! metam porrada….

    Resposta
  • 7 de junho de 2014 em 08:52
    Permalink

    È isso que dá termos vereadores despreparados e falando um monte de asneira. Ele pensa que Poder de Polícia é inerente as polícias, ledo engano, o Poder Público como Prefeitura também exerce o seu Poder de Polícia Administrativa(Fiscalização e COntrole). Consulte um advogado antes de se pronunciar nobre vereador.

    Resposta
  • 7 de junho de 2014 em 07:47
    Permalink

    Quanta baixaria falada por todos. O Nobre Edil, cospe, o crítico vomita uma série de asneiras. Pior ainda, também analfabeto o que critica ( Cavalo batizado ). Imbecis.

    Resposta
  • 6 de junho de 2014 em 17:59
    Permalink

    Esse secretariozinho do meio ambiente quer mesmo é aparecer, se mostrar que é o f..dão. O que mais ele se gaba é que já aplicou mais de 500 mutas nos pobres coitados que sustentam sua familia com a venda em bares da cidade. Ele faz isso porque ganha uma nota preta da prefeitura a custa do povo. Se o prefeito nao tirar esse secretario vai se afundar junto com ele. É muita prozisse desse cara. Ele é um poço assim de vaidade, proza pra mandar e todos conhecem a sua fama em Santarém. depois eu conto. Von abre o olho esse cara tá te afundando e só tu que não vê.

    Resposta
  • 6 de junho de 2014 em 12:43
    Permalink

    Que vereador BURRO!!! A SEMMA tem poder de Polícia Administrativa, seu LESO, e as questões relacionadas à manutenção do ambiente, inclusive as relacionadas à poluição sonora, são de competência do órgão ambiental competente. Vergonha como vereador! Vergonha como biólogo!

    Resposta
  • 6 de junho de 2014 em 10:39
    Permalink

    Não tiro a razão do vereador. Por que a SEMA também não fiscaliza as revendedoras de carros e muitas empresas, que expõe seus produtos na calçada. Ou será que a lei não é para todos? O vereador não está colocando ninguém contra ou a favor da Sema, está denunciando um fato. E esta é a missão do vereador. Ele conhece a realidade dos grupos folclóricos, pois sempre incentivou a cultura popular.

    Resposta
  • 5 de junho de 2014 em 21:32
    Permalink

    VEREADOR NA EUROPA EXISTE EDUCAÇÃO! VC VAI COMPARAR EUROPA COM SANTARÉM VC ESTA DE BRINCADEIRA NÉ! ESTE VEREADOR SÓ CONHECE BELÉM, QUER FALAR DE EUROPA! SUA EUROPA É CAMPO DO OESTE-ex área verde!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 5 de junho de 2014 em 19:50
    Permalink

    BOA NOITE VEREADOR! O QUE O SENHOR SABE DE CULTURA EUROPÉIA? O SENHOR TEM QUE ESCOVAR OS DENTES PODRES PARA FALAR DA COMUNIDADE EUROPÉIA! O SENHOR ESTA TODO ERRADO! O SENHOR QUER JOGAR O POVO CONTRA A SEMMA! ISSO NÃO É PAPEL DE VEREADOR ISSO E PAPEL DE VAGABUNDO!
    POLÍCIA NÃO FOI CRIADA PARA POLICIAR FESTA JUNINA NÃO AMIGO! A SEMMA ESTA MUITO CERTA MESMO! TEMOS QUE COLOCAR ORDEM NESTA CIDADE, OU O SENHOR ESTA SATISFEITO COM A BAGUNÇA QUE É ESTA CIDADE? VEREADOR CALA SUA BOCA, DEIXA A SEMMA TRABALHAR E NÃO TRAGA TRABALHO PARA A POLÍCIA QUE TEM TANTO TRABALHO COM OS VAGABUNDO ROUBANDO NA CIDADE E NOS BAIRROS! VEREADOR VAI OLHAR VAI FAZER FRENTE COM O PREFEITO VON NO SENTIDO DE MELHORAR OS ÔNIBUS, VAI TRATAR DE FICAR NO PÉ DO PREFEITO PARA QUE SEJA FEITA PARADAS DE ÔNIBUS COM QUALIDADE, COM ASSENTOS E COM PLACA DIZENDO QUE ÔNIBUS QUE PARA NAQUELA PARADA, POXA VEREADOR TANTA COISA PARA O SENHOR VER, E O SENHOR VAI MEXER COM SEMMA E COM POLÍCIA! JÁ QUE O SENHOR NÃO QUER TRABALHAR DEIXA OS OUTROS EM PAZ! VEREADOR VAI DAR UM PASSEIO PELA CIDADE E VEJA A IMUNDICE EM QUE ESTA SANTARÉM. NUNCA VI O SENHOR NAS RUAS DE SANTARÉM, ONDE É QUE O SENHOR SE ESCONDE? POXA VEREADOR MOSTRE SUA CARA PARA AQUELE POVO SOFRIDO QUE LHE COLOCOU NO PODER! VEREADOR SE O SENHOR NÃO QUER FAZER NADA PELO POVO ENTÃO CALA SUA BOCA SUJA IMUNDA TÁ!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *