CURUÁ REALIZA O 5º FESTIVAL FOLCLÓRICO ABARÉ VERSÃO 2014

Destaque para os promotores e coordenadores do evento: Jailson Santos, Eloini Pinto, Daniel Damasceno, Adriana Silva, Charles Mattos E Helen Cristiane
Destaque para os promotores e coordenadores do evento: Jailson Santos, Eloini Pinto, Daniel Damasceno, Adriana Silva, Charles Mattos E Helen Cristiane

No período de 30 de junho a 01 de julho de 2014, com apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Curuá – PMC, que tem na sua titularidade a gestora Adriana Pereira da Silva – aconteceu o 5º Festival Folclórico Abaré 2014. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal São Raimundo Nonato. A exemplo dos anos anteriores, o referido evento de natureza junina bateu recorde de público.

Sua realização deu-se através das parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer – SEMCEL. Segundo o coordenador do evento, professor Charles Mattos, a principal filosofia do evento foi tão somente propiciar intercâmbio sócio cultural entre as escolas, a SEMED e a comunidade curuaense como um todo.

Veja na íntegra o resultado final do referido festival. Data da apresentação: 30 de junho de 2014. Categoria Mirim: quadrilha e dança. Colocação -1º lugar: Os Piratinhas da Valdeízes – Escola Municipal Valdeízes de Almeida Nunes. 2º lugar: Os Baixinhos do Soraya – Escola Municipal Soraya Marques Chayb. 3º lugar: Zé Matutinho – Escola Eloivaldo de Souza Azevedo Comunidade Castanhal Grande. 4º lugar: São Raimundo na Roça – Escola Municipal São Raimundo Nonato.//Data da apresentação: 01 de julho de 2014. Categoria Adulto: quadrilha. Colocação – 1º lugar Módequê. 2º lugar: Dona Matuta – Comunidade Apolinário. 3º lugar: São Raimundo na Folia – Escola São Raimundo Nonato.//Data da apresentação: 01 de julho de 2014. Categoria Adulto: dança. Colocação – 1º lugar: Dança Portuguesa. 2º lugar: Jacaré Te Comeu – Comunidade Centro do Jacaré.

CRIAÇÃO DE PEIXES: UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE CURUÁFOLCLÓRICO ABARÉ VERSÃO 2014

Valdemar afirma que em novembro a AMPAFC irá comercializar tambaqui com 2,5 kg in natura
Valdemar afirma que em novembro a AMPAFC irá comercializar tambaqui com 2,5 kg in natura

A atividade pesqueira vem sendo uma nova forma de cultivo e conservação das espécies de pescado em todo o território nacional. Por tal razão, milhares de pescadores artesanais, aquicultores e agricultores familiares estão aderindo essa promissora idéia. Em linhas gerais, o governo federal vem dando total apoio aos interessados e disponibilizando linhas de crédito para construção de viveiros escavados, aquisição de tanques-redes, ração e alevinos.

Todo esse aparato é garantido com assistência técnica durante o projeto de criação e manejo sustentável. Isto é, de acordo com as aptidões e aceitação do mercado consumidor. Assim sendo, não há o que questionar que o principal objetivo do governo federal é inserir mais uma atividade produtiva, cuja finalidade seja voltar-se única e exclusivamente para a melhor condição de vida e de renda familiar. No caso específico do município de Curuá, a Associação de Moradores, Pescadores, Agricultores e Familiares de Curuá (AMPAFC), que tem na sua presidência o Sr. Valdemar Cardoso de Andrade, o qual com sua visão futurística participou de um curso de piscicultura no município de Curuá e já o colocou em plena atividade.

Vale ressaltar que, a atividade pesqueira tem como pioneirismo o incentivo da criação de peixes em viveiros escavados através da associação supramencionada. Por conta disso, existe um projeto na comunidade de Apolinário com 7 mil alevinos, os quais já estão medindo 17 cm. Dentro dessa modalidade de manejo, são excelentes as perspectivas de comercialização do produto, prevista para o mês de novembro com o peso de 2,5 kg. Em contato com nossa reportagem, o presidente Valdemar Cardoso disse o seguinte: “Estamos aptos a informar sobre o assunto acima mencionado com qualquer associado ou interessado na nova modalidade do mercado. Informa na oportunidade que, em parceria com a Secretaria Estadual de Pesca – SEPAC, a referida instituição já doou a AMPAFC 30 mil alevinos. Os quais serão distribuídos com os associados. O critério da distribuição será para aqueles que estejam com suas áreas preparadas para desenvolver o projeto”, concluiu o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *