Operação Sorriso realizará 60 cirurgias gratuitas em Santarém
A cidade de Santarém, no Pará, recebe, entre 11 a 16 de agosto, a edição 2014 do Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), organização que realiza cirurgias gratuitas em pacientes portadores de lábio leporino e/ou fenda palatina. O retorno à cidade pela oitava vez consecutiva não é por acaso: uma pesquisa feita em parceria com o Centro de Estudos de Genomas da USP e a Operação Sorriso — realizado nas cidades que já receberam os programas humanitários da ONG — mostrou que o fator genético na região tem sido o responsável pelos muitos casos de pacientes com fissuras labiopalatinas. Por este motivo, a intenção este ano é aumentar o número de pacientes que serão estudados a fim de traçar estratégias preventivas para a redução de incidências.
Estão previstas 60 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos com o problema. A seleção dos pacientes acontece no dia 11 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). Já as cirurgias serão realizas entre os dias 13 e 16 de agosto, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara). Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável e também exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.
É importante destacar que o paciente que não for contemplado durante o programa deste ano, será devidamente avaliado e cadastrado tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na Casa da Criança. “Essa parceria entre a OS e as instituições locais é fundamental. A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas”, diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso, contando que, este ano, a missão de Santarém conta com um reforço especial: a top model Ana Cláudia Michels, que também é estudante de Medicina, abraçou a iniciativa da ONG como madrinha das ações e estará na cidade durante o programa humanitário.
Também no dia 11 de agosto, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 69 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina na missão humanitária ocorrida em dezembro de 2013. “É nesse momento que avaliaremos o resultado da cirurgia anterior e se há necessidade de uma nova cirurgia, os tratamentos necessários e até mesmo a alta cirúrgica”, comenta Luciana Garcia.
Desde 2007, já foram realizadas em Santarém mais de 11 mil consultas em pacientes. Mais de 500 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. A Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Temasek, Schivartche Advogados, Colgate, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, FNazca, Fundação Aumund, MakethemSmile, Way Models e PRNewswire. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.
PROFISSIONAIS CONCLUEM CAPACITAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO RÁPIDO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Instituto Ronald McDonald, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e a 9ª Regional/SESPA, realizou na sexta-feira (8) a conclusão da capacitação “Atenção Primária a Saúde para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”. Participaram do curso mais de 200 profissionais da área de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde.
De acordo com o presidente do Instituto, Francisco Neves, o envolvimento dos profissionais santarenos com o curso foi extremamente participativa, contando com um número bastante elevado.
O presidente ressaltou que isso só trará reflexos bastante positivos à região para o diagnóstico rápido de crianças suspeitas de estarem com câncer: “As dificuldades que a região impõe são grandes, como a questão do acesso às populações ribeirinhas, mas com 90% de adesão por parte de profissionais, Santarém está entre os municípios do país com maior número de profissionais que participaram de todas as etapas do treinamento”.
Segundo a coordenadora regional do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, Alaíde Viera, o câncer é uma das doenças que no mundo mais matam crianças e adolescentes. Para ela, o projeto deve mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes para que tenham um diagnóstico rápido e tratamento efetivo. “Tanto é que desde o início do programa, quando o município registrava apenas 4 pacientes, hoje existem 44 em tratamento”, informou Alaíde Vieira.
A partir da capacitação, os profissionais continuam o acompanhamento pela equipe médica do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. Pacientes com qualquer suspeita, devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Semsa