Thompson Mota
Muito se fala nas características que o empresário deve ter para alcançar o sucesso. Ter iniciativa, ser comprometido e saber ouvir são algumas delas. A criatividade também conta, mas o empreendedor que é curioso e sempre busca obter conhecimento tende a ter mais vantagens em relação àqueles que não têm esses atributos. Mas será que somente quem se enquadra nesse perfil terá êxito? Para a consultora Reginah Araújo, diretora da Master Mind, em Macaé (RJ), o empresário precisa antes de tudo conhecer-se e saber quais são seus pontos fortes e fracos: “É necessário estabelecer seu objetivo para ter a visão de onde quer chegar, com planejamento, organização e muita disposição para enfrentar as adversidades.”
EMPRESÁRIO II
No entanto, ela diz que vários empresários perdem seus negócios, pois se acomodam. “É preciso atualizar-se e inovar. Você precisa descobrir uma forma de encantar os seus clientes. Assim, irão lembrar da sua empresa quando pensarem no produto que querem”, afirma. O empreendedor também não deve esquecer que sua conduta serve de modelo. “Antes de treinar seus colaboradores, ele precisa treinar-se para ser seguido. Se quiser que seus comandados mudem, terá que ser a mudança. O dinheiro não compra respeito. Ele será adquirido com o seu exemplo.” Pense nisso!
MARIDO
Você chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e a pia de louças para lavar parece até maior do que no dia anterior. O cesto de roupas sujas está quase criando vida própria. Tudo está uma bagunça e seus filhos estão elétricos e precisam de sua atenção. Se você está cansado, pense em como deve estar sua esposa: não deve estar menos saturada do que você. Se ela trabalha fora, tem mais motivos para estar tão ou mais esgotada do que você. Pode ser que você não perceba, mas ela precisa de você. Esse cenário condiz com a sua realidade? Então, existe algo muito errado no seu casamento. Sabe o que é? Falta de companheirismo.
MARIDO II
Se você ainda acredita que existem tarefas que só as mulheres podem desempenhar, volte algumas casas no jogo da vida. Os tempos mudaram. Observe ao seu redor: provavelmente as mulheres são maioria onde você trabalha. Elas dominaram o mercado de trabalho. Mas isso não significa que elas não tenham uma casa e uma família para cuidar. Assim como as esposas têm ajudado na renda de casa, é essencial que elas tenham ajuda no serviço do lar. Lavar e passar roupa, varrer a casa ou cozinhar não o tornará menos homem, muito pelo contrário.
Há alguns anos, o conceito de ser mulher era bem defendido pela categoria feminina. Não só pelo fato de que elas orgulhosamente colocavam bobes no cabelo e viviam em um universo longínquo da chapinha e da progressiva de chocolate sem nenhuma histeria ou sintomas de depressão, mas também pelo fato de serem felizes e realizadas com elas mesmas. BB cream e CC cream eram realidades distantes, então apostavam no poder milagroso e multifuncional da Minancora – e o santo remédio branco parecia lhes bastar. Hoje, a mulher tem seu nécessaire lotado de sérum anti-idade que promete rejuvenescer até defunto, mas está completamente insatisfeita consigo, concordam?
MULHER II
Passam pela crise dos 15, dos 20 e dos 30 anos, mas há quem tenha experimentado complexo até quando tinha apenas 10 anos. Independentemente da idade, parece que as mulheres de hoje partem para dois extremos em busca de encontrar um pouco de valor: ou começam a agir como um homem para afirmar que não é um ser frágil ou apostam no extremo do que chamam de “a arte de ser mulher”, buscando se sentirem seguras por meio de uma série de atitudes supérfluas
VIDA REAL
Quem acha que a vida é um mar de rosas vive eternamente em um longa-metragem de ficção. A vida real é cheia de altos e baixos e ninguém está livre de enfrentar algum obstáculo no meio do caminho. Por isso mesmo, cabe a você decidir de que forma deseja enfrentar os desafios que surgirem. É escolha sua sentir-se um sofredor ou fazer dos problemas uma verdadeira oportunidade. Qual das duas posturas você costuma adotar? Algumas pessoas preferem acreditar que são as únicas responsáveis pelos problemas vividos. E ainda defendem que são vítimas da situação e preferem atribuir a culpa a outras pessoas. Sempre têm certeza de que nada tem solução e que a situação continuará para todo sempre do jeito que está.
VIDA REAL II
Esses hábitos são comuns em homens e mulheres que usam o sofrimento como desculpa para não seguir em frente ao encontrar uma barreira. Essa atitude é perigosa e pode se tornar uma verdadeira armadilha. A mentalidade de vítima paralisa e impede a pessoa de superar o problema com confiança e segurança. Atitudes derrotistas comprometem o sucesso de qualquer empreitada. Se você encontra motivos para não ser bem-sucedido e não percebe que as justificativas são um passo em falso, um tropeço para o fracasso, pare e pense um pouco. Você acredita que a sua vida é injusta? E o que você tem feito para mudar a situação? Pense nisso!
O candidato do PSDB disse que pretende continuar com o Bolsa Família, mas vai avançar ainda mais em áreas como saneamento e segurança. “Ninguém tem de ter vergonha de copiar e aprimorar o que vem dando certo no País”, reiterou. Ao falar dos números de Minas Gerais, que tem cidades com IDH mais baixos do que os do Nordeste, como as do Vale do Jequitinhonha, o tucano disse que seu governo sanou muitas coisas e o Estado é hoje referência, por exemplo, em áreas como saúde e educação.
AÉCIO NEVES II
Indagado sobre os avanços na saúde estarem mais relacionados com investimentos do governo federal, o candidato refutou a alegação e disse que seu governo deu à saúde a prioridade necessária. “Quero governar o Brasil para iniciar um novo ciclo, com ética e eficiência. A coragem que teremos para fazer o que precisa ser feito permitirá ao Brasil voltar a crescer”, disse, citando o nome de pessoas das comunidades de todo o País que esperam um Brasil melhor. E terminou a entrevista pedindo o apoio e o voto dos brasileiros “para mudar o País”.
MOTINHAS
O governo federal deve elevar o preço da gasolina nas refinarias entre 5,5 e 6 por cento neste ano após as eleições de outubro, afirmou à Reuters nesta segunda-feira uma fonte do governo próxima ao núcleo do Executivo. XX O cálculo do reajuste ainda é preliminar e servirá para dar algum alívio aos preços para a Petrobras, segundo a fonte. A estatal vem trabalhando com preços defasados se comparados com o mercado internacional, o que causa prejuízos na sua área de abastecimento. Apesar da crise a Petrobrás continua investindo na mídia brasileira, enganando o povo que está tudo bem. XX O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) garantiu que não vai recomendar o arquivamento da sugestão popular de regulamentação do uso recreativo, medicinal e industrial da maconha. E você é contra ou a favor da liberação? XX A decisão do Senado Federal em modificar a legislação e devolver aos Estados o direito de criar novos municípios, deve mudar significativamente o mapa do Pará nos próximos anos. XX Isso porque na Assembléia Legislativa já existem 46 pedidos de emancipação de bairros e distritos, por todas as regiões do Estado. Desses, pelo menos 19 se enquadram em todas as exigências contidas no texto concluído pelo Congresso Nacional, que a qualquer momento pode ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. XX A Receita Federal liberou as consultas ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores. Os pagamentos serão feitos a partir desta sexta-feira, 15 de agosto. Segundo a Receita, vão ser pagos um bilhão e novecentos milhões de reais em restituições para um milhão e quinhentos mil contribuintes. XX Desde o dia 5 de julho, pessoas e empresas podem realizar doações para financiar campanhas das eleições de 2014. De acordo com a lei, pessoas físicas podem doar a candidatos até dez por cento da renda declarada no ano anterior. As pessoas jurídicas têm o limite de dois por cento da renda. XX Esta semana, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou a prestação de contas parcial dos candidatos de todo o Brasil. Aqueles que concorrem a um cargo eletivo este ano precisam detalhar recursos em dinheiro que foram arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e também os gastos realizados até o momento, com o detalhamento dos doadores e fornecedores. XX Nesta sexta-feira, 15, o Pará celebra uma data importante na sua história: os 190 anos da adesão do Estado à Independência do Brasil. O acontecimento foi em 1823, um ano após o Brasil tornar-se independente. Muita gente no Pará curtindo o feriado, sem saber na realidade o motivo. Isso é incrível! XX Por falar em feriado vamos curtir esse que é prolongado. Faça revisão do seu carro, sua família agradece. XX No sábado a pedida é a Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui.