Laboratório de Cerâmica Vermelha deve entrar em funcionamento em setembro
Depois de fazer o pedido a Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e colocar o projeto em fase de licitação para compra de equipamentos, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) anunciou que o Laboratório de Ensaio de Cerâmica Vermelha deve entrar em funcionamento no mês de setembro deste ano.
Desde 2013 a ACES trabalha na articulação da implantação do Laboratório de Cerâmica Vermelha, visando qualificar a mão-de-obra local e fazer análises e experimentos do material produzido pela indústria cerâmica do município.
O laboratório orçado no valor de R$ 350 mil contará com 25 equipamentos, entre eles, forno elétrico, estufas, vibrador de peneiras, moinho, maromba e outros. A previsão é de que até setembro esteja em funcionamento na sede do SENAI em Santarém, localizado na rodovia Curua-Una, uma vez que os equipamentos ainda estão sendo transportados para o município.
Hoje, de acordo com a ACES, existem 55 empresas de cerâmica, entre as quais, 37 associadas ao Sindicato dos Ceramistas, onde somadas produzem em torno de 12 milhões de peças/mês, totalizando 144 milhões/ano, o que gera um faturamento em torno de 10 milhões/mês e 120 milhões/ano, além de e gerar em torno de quatro mil empregos diretos. Visando fortalecer o setor o SENAI em parceria com o SEBRAE e Sindicato dos Ceramistas trabalha na capacitação técnica de 10 cerâmicas.
O funcionamento do laboratório permitirá que sejam testadas a qualidade do produto, o uso de tecnologia, o processo de queima e outros requisitos que agregarão mais valor a este setor que nos últimos anos passa por mudanças devido a grande demanda.
PREGÃO ELETRÔNICO: Segundo a ACES, o primeiro pregão eletrônico, em todo o Brasil, ocorreu em dezembro de 2013, quando diversas empresas venceram o processo. Após a autorização da ordem de serviço, já foi investido o valor de R$ 166 mil em compras, o que representa cerca de 60% dos equipamentos adquiridos para instalação do laboratório. Em maio deste ano, foi realizado um novo processo licitatório para completar a compra do material. Após esse processo, ocorreu a instalação do laboratório através do SENAI Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto