Nomeação de filha de ministro do STF é questionada
Filha do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, Letícia Mello foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff na última quarta-feira (19) para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, para atuar na capital fluminense.
Aos 37 anos, ela foi considerada no meio jurídico nova para assumir o cargo e dificilmente teria chegado ao Tribunal se o pai não estivesse no STF. Ela foi a mais votada em uma lista tríplice enviada pelo tribunal a presidente e derrotou advogados mais experientes, como Luiz Henrique Alochio, 43, e Rosane Thomé, 52.
A pressão de ministros do STF para nomeações de seus filhos foi colocada em questão pela OAB. A Ordem decidou mudar o processo de escolha para os tribunais após investidas pessoais de Luiz Fux para impulsionar a filha Marianna à vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A pré-seleção feita em julho foi anulada. A partir de agora, todos os conselheiros vão fazer a triagem e a votação também será aberta.
Fonte: Brasil 247
Fui servidor público do Poder Judiciário Federal por 12 anos. Estou no Ministério Público há 9 anos. Fico perplexo que, ainda nos dias de hoje, sejam feita nomeação de umadesembargadora sem nenhuma experiência jurídica, levando-se em conta apenas aspectos políticos. Essa nova Desembargadora e a representação da desmoralização do TRF/RJ e mancha a imagem da OAB, fazendo com que a Corte seja motivo de piada em todo o Brasil. Espero que, ao menos, ela consiga ler em Plenário e nos julgamentos colegiados as decisões que serão feitas por seus assessores. Boa sorte àqueles que tiverem suas causas distribuídas a sua relatoria.
Wilson
É lamentável e deixa o Sr. Marco Antônio em posição de suspeição para os julgamentos da Lava Jato. Aliás no caso do novo Ministro da Justiça nomeado ilegalmente pela Sra. Dilma, ele foi o único a votar a favor (9 votos a 1).
Isso não cheira bem!
Por favor, eu não aprovo esta medida que dispõe, uma jovem, a Letícia Mello, para um cargo de tamanha responsabilidade, em detrimento de outros profissionais, muito mais experientes…, será nepotismo indireto?
É sofismar demais: Ela foi a mais votada em uma lista tríplice enviada pelo tribunal a presidente Dilama. E o Lula e a Dima acataram todos os primeiros indicados dessas listas em 13 anos, tradição que começou com a indicação para o PGR. O Janot, por exemplo, encabeçava a lista.
http://anpr.org.br/lista-triplice
Ok, é desembargadora…No entanto, SABE que foi por QI do pai. De que adianta? Pfff…
É bom demais ter \”papaizinho\” influente né??
isso é uma bandalheira…
Os três poderes estão corrompidos.