UPA 24h já realizou mais de oito mil atendimentos, em três meses de funcionamento
Desde 28 de junho deste ano, quando entrou em pleno funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) já realizou 8.731 atendimentos. A Unidade presta serviços de urgência e emergência de média complexidade à população santarena ao mesmo tempo que, objetiva, desafogar o fluxo de pacientes no Pronto Socorro Municipal. A quantidade de procedimentos representa uma média de 97 atendimentos por dia.
Em agosto deste ano, a Unidade recebeu do Ministério da Saúde, a habilitação tipo porte III, que permite a capacidade de atender até 450 pacientes por dia.
A Unidade conta com 22 médicos, 19 enfermeiros, 27 técnicos de enfermagem, dois odontólogos, quatro técnicos em saúde bucal, cinco técnicos de radiologia, quatro farmacêuticos, quatro técnicos de laboratório, bem como 47 profissionais formados pela coordenação, auxiliares administrativos e do setor de serviços operacionais.
A UPA 24h realiza atendimentos de urgência e emergência e baseia-se na classificação de risco, preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela atende pacientes cujo quadro clínico caracterize-se por: pressão e febre alta, fratura, cortes, infarto, AVC e outros casos que exigem a atenção de urgência e emergência. Os principais serviços disponíveis são: procedimentos de sutura, exame de raios-x, imobilização e gesso, coleta laboratorial, eletrocardiograma, medicação, nebulização, lavagem/desinfecção e esterilização, além de atendimentos pediátricos e odontológicos de média complexidade.
PREFEITURA QUALIFICA TREZENTOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE CAIXA INFORMATIZADO REALIZADO ATRAVÉS DO TIN E CASA BRASIL
A Prefeitura de Santarém, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), entregou os certificados aos alunos concluintes do curso de Caixa Informatizado, realizado no Telecentro de Informação e Negócios (TIN) e no Infocentro Casa Brasil. Receberam os certificados 300 concluintes (111 do TIN e 189 da Casa Brasil), que estão aptos e prontos para serem absorvidos pelo exigente mercado de trabalho.
Para aprimorar a capacitação, os alunos passam por estágio nos supermercados do Grupo CR e, após esta etapa, muitos deles já são contratados. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., destacou a importância do Telecentro e agora, mais recentemente, da Casa Brasil para a capacitação e qualificação dos jovens. Segundo Valdir, o TIN e a Casa Brasil, juntos, já capacitaram 801 jovens para o mercado de trabalho.
“No primeiro ano da gestão, o TIN capacitou 302 alunos, nos cursos de Informática Básica e Caixa Informatizado. Em 2014, até a presente data, nós capacitamos 310 alunos. Pelo Telecentro, até o momento, 612 alunos receberam o certificado de conclusão. A Casa Brasil [reinstalada no mês de junho pela atual gestão, durante a programação de aniversário de Santarém] capacitou 189 alunos concluintes do curso de Caixa Informatizado. Dentro do curso, o aluno também é encaminhado ao estágio. Em 2013 e até a presente data foram 223 alunos encaminhados, informou o secretário.
O prefeito Alexandre Von reiterou a importância de os jovens estarem buscando, cada vez mais, capacitação e qualificação. “Diante do exigente mercado de trabalho é importante não parar. Estar sempre adquirindo novos conhecimentos e o mais importante, não deixar de se atualizar, observou o prefeito.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS