Vinte mil homens farão segurança nas eleições no Pará
Mais de 20 mil profissionais do Sistema de Segurança Pública do Pará – entre homens da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Pará (Detran) – participarão do esquema de segurança para as eleições 2014 no próximo domingo (5). Somente a Polícia Militar disponibilizará um contingente de 12 mil homens, que se somarão a outros 4 mil homens do Exército Brasileiro, que estarão presentes com suas tropas em 56 municípios.
As forças de segurança ficarão atentas a ocorrência de crimes eleitorais como boca de urna, condução de eleitores e corrupção eleitoral e cumprimento da Lei Seca. Parte do efetivo da PM atuará na segurança da apuração no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Segundo o juiz Marco Antonio Castelo Branco, ‘a recomendação, principalmente no interior do Estado, é que haja essa aproximação dos destacamentos do Batalhão da PM com o juiz eleitoral. No TRE, os juízes da corte estarão de plantão durante todo o dia das eleições para tomar as providências que forem necessárias’.
O magistrado esclarece que a manifestação do eleitor é livre e afirma que não há problemas se ele quiser comparecer, inclusive em seção eleitoral, portando bandeira, broche ou adesivo do candidato. ‘O que o eleitor não pode fazer é se reunir com outros eleitores, próximo à seção, uniformizado com a camisa de partido ou de candidato. Ele tem a liberdade de expressar a sua vontade e sua preferência, desde que seja de forma individual e silenciosa’, ressalta.
Fonte: Portal ORM