Jovem é devorado por cardume de piranhas
Homens do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Santarém encontraram na tarde de terça-feira, 30/09, os restos mortais do jovem Lucas Walame Sousa dos Santos, 28 anos, que desapareceu no ultimo domingo, 28/09, no rio Surubiú, no porto da Olaria, no bairro da Fazendinha, em Alenquer, Oeste do Pará. O Cadáver foi encontrado em avançado estado de putrefação.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santarém, foi muita sorte da família ter encontrado o corpo do jovem, por conta da água, barrenta e escura. Um espinhel (objeto composto por vários anzóis) foi utilizado pelos Bombeiros para encontrar a ossada de Lucas. De acordo com os militares, parte do corpo foi devorado por peixes carnívoros, como piracatinga e piranhas.
As buscas duraram mais de 24 horas. O jovem desapareceu quando tomava banho numa área conhecida como Fazendinha, e mergulhou embaixo de uma balsa. Os amigos, que estavam com Lucas, chegaram a procurar por ele.
Os Bombeiros informaram que a água barrenta dificultou as buscas e, mesmo assim, com o fato de haver peixes das espécies piranha e piracatinga no local, a procura ficou ainda mais difícil, pois estas são espécies que são atraídas por sangue (o local é próximo a um matadouro). Com o corpo tendo sido devorado pelos peixes, os restos mortais não iriam boiar. Para que os ossos fossem encontrados, foi usado um espinhel – longo fio de nylon com anzóis.
“O corpo estava só a ossada. Aqui tem um matadouro próximo, tem muito peixe piracatinga e é muito rápido que comem. Não ia mais boiar, então usamos o espinhel, mas mergulhamos bastante”, informou o sargento Pedro Tapajós, do Corpo de Bombeiros. Os restos mortais de Lucas foram liberados para a família.
VITIMA DE PEDÁGIO DE GANGUES: Pedro Rodrigues Carvalho, de 28 anos, morreu no Hospital Municipal de Santarém (HMS), na madrugada de segunda-feira, 29, após ser baleado por volta das 5h, de domingo, 28, na Rua Tomé de Sousa, no bairro Amparo, em Santarém, Oeste do Pará. Familiares afirmam que o crime aconteceu porque Pedro não tinha R$ 2,00 para passar pelo ‘pedágio’ de uma gangue na Rua onde foi alvejado. “Ele saiu por volta das 4 horas de domingo e não voltou mais. Fomos informados de que cobraram pedágio dele e, ele disse que não tinha, então, a pessoa sacou a arma e disse que ia atirar nele. Ele disse que atirasse, porque eu acho que ele pensou que a pessoa não ia atirar por causa de dinheiro”, contou a doméstica Edizandra Silva, esposa de Pedro. O crime está sendo investigado pela 16ª Seccional da Polícia Civil.
ESFAQUEAMENTO: Crimes cometidos por integrantes de gangues continuam acontecendo na periferia de Santarém. Na manhã de domingo, 28, Micaias Santos da Silva, morreu vítima de esfaqueamento durante um confronto de gangues, no bairro Área Verde, em Santarém. Investigadores da Polícia Civil informaram que Micaias se envolveu em uma confusão que aconteceu na madrugada de domingo, próximo a um bar. Ele chegou a ser levado para o Pronto Socorro Municipal (PSM), mas não resistiu ao ferimento e morreu por volta de 11 horas do mesmo dia.
MORTE NA PA-370: Por volta de 20h, de domingo, 28/09, Carlos Henrique Coelho, morreu em um acidente de trânsito na Rodovia Santarém/Curua-Úna (PA-370), em Santarém. Homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local na tentativa de salvar a vítima. Segundo os Bombeiros, um caminhão que seguia em direção a área central de Santarém reduziu a velocidade para passar em uma lombada, onde o motociclista Carlos Henrique, que seguia atrás bateu na traseira do veículo. Ele chegou a ser levado para o PSM, mas não resistiu e faleceu. Com o motociclista estava uma jovem que foi levada também para o PSM com escoriações e fratura na clavícula. Ela não corre risco de morte.
CORPO DESOVADO: O corpo de Raimundo Alves de Sousa, de 33 anos, foi encontrado em estado avançado de decomposição, por volta de 21h, de sábado, 27/09, no igarapé Jutuarana, que fica próximo à comunidade São Raimundo, na Estrada de Alter do Chão.
A Polícia Militar informou que o cadáver foi encontrado por pescadores, preso em galhos de árvores em uma área de igapó, o que dificultou o acesso ao local. O Corpo de Bombeiros e o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) foram acionados na manhã de domingo, 28/09, para realizarem a remoção do corpo.
O reconhecimento foi feito pelos amigos da vítima, na tarde de segunda-feira, 29/09. Amigos contaram que Raimundo saiu com um parceiro na segunda-feira, 22/09, para uma localidade distante cerca de 10 quilômetros de Alter do Chão. Na terça, o amigo voltou e informou que Raimundo tinha desaparecido na mata. De acordo com o CPC, o corpo passou por necropsia e a análise inicial apontou que ele pode ter morrido por afogamento, pois foi encontrada água dentro dos pulmões, porém, o órgão ressaltou que o resultado oficial do laudo deve ser concluído em 10 dias.
Por: Manoel Cardoso