Cientistas de vários países reúnem em Alter do Chão

Agora é a vez de Santarém receber cientistas dos cinco continentes
Agora é a vez de Santarém receber cientistas dos cinco continentes

O encontro anual dos projetos AMAZALERT e ROBIN-Role of Biodiversity in climate change mitigation (O papel da biodiversidade na redução das mudanças climáticas), que começou na terça-feira (07) e termina na quinta-feira (09), prevê uma série de palestras e intercâmbio de dados e resultados das pesquisas em andamento.

No ano passado, a Espanha recebeu o encontro, e agora é a vez de Santarém receber cientistas dos cinco continentes para discutir os resultados das pesquisas do ano de 2014. O encontro, realizado no auditório do hotel Borari, ainda prevê visitas a região do Maguary e a FLONA, onde o projeto ROBIN mantêm pesquisas permanentes em parceria com a EMBRAPA e ICMBio.

Procon orienta sobre as compras para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12/10) é a última data importante para o comércio antes do Natal e os lojistas locais aguardam, com expectativa, o aumento das vendas nos próximos dias. No entanto, aos pais, cabem alguns cuidados para evitar aborrecimentos futuros. O Procon de Santarém enfatiza os principais cuidados e orientações que poderão ajudar na compra dos presentes para as crianças.

1. Antes de comprar um brinquedo deve-se pesquisar o preço, forma de pagamento e taxas de juros cuidadosamente. Existe muita variação de um estabelecimento para outro.

2.  O consumidor não deve se deixar enganar com as ilustrações estampadas na embalagem. Deve ler todas as informações sobre o brinquedo, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão.

3. Também é importante observar na embalagem do produto, os seguintes itens: idade da criança a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); instruções de montagem, de uso e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso; número de peças; selo de segurança do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes.

Ao efetuar a compra, os pais devem exigir sempre a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. A coordenadora do Procon, Silvania Mello, explica que estes documentos serão necessários, caso precise fazer valer os direitos de consumidor. Deve também ser observada a política de troca do estabelecimento. Neste caso, o Procon orienta para que o consumidor solicite e faça constar esse direito na nota fiscal.

É preciso certificar-se, ainda, que o produto que se está comprando tem garantia de fábrica e o tempo dessa garantia, bem como se existe Serviço Autorizado Credenciado no município.

“Produto sem garantia de fábrica, tem garantia legal de 90 dias, necessitando o consumidor apresentar a nota fiscal para poder exercer o seu direito. Se o produto apresentar problema, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver e, se não o fizer nesse tempo, o consumidor tem direito a: restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso”, informa Silvania.

A coordenadora alerta para que o consumidor fique atento já que tudo que for anunciado terá de ser cumprido pelo estabelecimento. Por último, informa que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, catálogo ou internet), dão ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de sete dias, contados da data do recebimento do produto.

HOSPITAL MUNICIPAL REALIZARÁ PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DAS CRIANÇAS

Com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) comemora o Dia das Crianças em programação especial entre os dias 8 e 10 deste mês, no horário de 9h e 14h. As ações serão voltadas às crianças internadas nas alas pediátricas do Pronto Socorroe HMS.

A psicóloga Pollyanna Chahini, coordenadora do evento, explica que serão proporcionados momentos de diversão, a fim de contribuir no processo de recuperação das crianças atendidas pelo HMS.

“O ato de brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar”, ressalta a psicóloga.

Durante a programação, colabores do Hospital Municipal realizarão a distribuição de brinquedos, livros e material didático, resultado de doação feita pelos próprios funcionários.

 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE RECEBEM EQUIPAMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) iniciou nesta semana, a entrega de equipamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) beneficiadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade à Atenção Básica (PMAQ).

Nesta primeira etapa, 16 Unidades receberão os equipamentos
para dar apoio aos programas de assistência à saúde desenvolvidos nos locais. Já foram entregues materiais nos Centros de Saúde dos bairros: Diamantino, Área Verde e Esperança.

Serão distribuídos equipamentos como: armários, cadeiras, cadeiras de roda, bebedouro, balança, autoclave, computador, data show, biombo, central de ar, co tampa pedal, longarina, lanterna clínica, laringoscópio, lençóis, mesa para consultório, maca, máscara para nebulização, nebulizador, otoscópio, oftalmoscópio, suporte para soro, sonar portátil e termômetro clínico.

PMAQ é um programa do Governo Federal que tem como objetivo promover a  melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde pública. Atualmente, 26 Unidades de Saúde receberam aval para receber os equipamentos

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Cientistas de vários países reúnem em Alter do Chão

  • 9 de outubro de 2014 em 09:35
    Permalink

    O que na realidade estes cientista irão fazer é pesquisa na floresta para novos medicamentos, alimentos, etc…com a autorização das autoridades brasileiras.
    O que extranha é como a população do norte e nordeste do Brasil vota no PT, talvez a falta de informações, a cultura do bolsa familia e outros beneficios, o desemprego como justificativa de baixo poder aquisitivo. Na realidade o que acontece é a entrega da área para estrangeiros. Algo triste.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *