Território Etnoeducacional é discutido em Fórum Permanente sobre a educação escolar indígena
A organização da educação escolar indígena com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade, respeitando suas necessidades e especificidades, foi o principal ponto discutido no fórum permanente de educação escolar indígena, realizado pela OAB/PA – Subseção de Santarém.
“Os territórios asseguram que a política de educação escolar indígena atenda as populações segundo a área geográfica que ocupam, e não mais por município”, destacou a consultora geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Susana Grilo.
Para a coordenadora da Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Iara Elizabeth, a principal finalidade do Fórum é o fortalecimento da cultura e da identidade dos povos indígenas. Segundo ela, o Decreto nº 6.861 de 27 de maio de 2009 mostra objetivos da educação escolar indígena bem definidos, como: a valorização das culturas dos povos indígenas, o fortalecimento das práticas culturais e da língua materna de cada comunidade, a manutenção de programas de formação de pessoal especializado, destinados à educação escolar nas comunidades indígenas, a elaboração e publicação sistemática de material didático específico e diferenciado, entre outros.
Participaram do encontro, a titular da SEMED, Irene Escher, representantes dos Municípios de Aveiro e Belterra, lideranças indígenas, OAB, Ministério Público Federal e órgãos do Governo do Federal que tratam sobre a temática.
GESTORES PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE O CONSELHO ESCOLAR
Gestores da Rede Municipal de Ensino, da área urbana, participaram na manhã de quarta-feira (08) de Encontro sobre o Conselho Escolar. A coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Naide Iracy Silva, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para trocar experiências e refletir sobre a importância do Conselho Escolar, na função administrativa dos estabelecimentos de ensino.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS