Evandro Chagas descarta suspeita de ebola em africano
O segundo exame feito pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, na amostra de sangue do africano Souleymane Bah deu negativo para o vírus ebola. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (13), em Brasília.
Segundo o ministro, com a suspeita de ebola descartada o africano será liberado pela Fundação Oswaldo Cruz quando tiver alta. Apesar de a doença ter sido descartada, Chioro destacou que ‘todas as medidas de prevenção e vigilância em relação ao ebola em nosso país permanecem’. As autoridades de saúde do Paraná, onde o paciente entrou em contato com 64 pessoas na cidade do Cascavel, serão notificadas para que o acompanhamento a essas pessoas seja interrompido.
A amostra foi coletada 48 horas depois da primeira, que já havia descartado a ocorrência do vírus. O material chegou a Belém em uma caixa lacrada na noite deste domingo (12).
O ministro pediu também que os brasileiros não manifestem qualquer tipo de preconceito com o africano e informou ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) será notificada do descarte do caso suspeito no país.
Fonte: Portal ORM