Sebrae inaugura novo prédio em Santarém
Em coquetel realizado na noite quinta-feira, 16, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Santarém, Oeste do Pará, inaugurou seu novo Escritório Regional do Baixo Amazonas. Localizado na Avenida Rui Barbosa, no centro de Santarém, o novo prédio de 640 m2 oferece a seus clientes duas salas de aula, com capacidade para 40 pessoas e um auditório com capacidade para 120 pessoas.
Possui, também, 2 pavimentos, sendo o térreo reservado para atendimento ao público. O espaço é composto por sala de reunião, sala de apoio técnico, sala de descanso e copa. No andar superior, dispõe de duas salas de treinamento, um auditório e espaço para Coffe Break e eventos.
O gerente do SEBRAE em Santarém, Geraldo Vasconcelos, destaca que está crescendo rapidamente nos últimos anos o público de empresas e empreendedores e, que para se adequar a esta nova realidade do mercado, fez-se necessário essa mudança física para um prédio maior e mais moderno, com estrutura suficiente para atender toda demanda.
O SEBRAE, segundo Geraldo Vasconcelos, mantém 7 projetos voltados para diferentes segmentos, como: suporte operacional, panificação, meliponicultura, agronegócios, território da cidadania, territorial do Baixo Amazonas e setorial comércio. O projeto auxilia os produtores locais a alcançar o mercado consumidor através de doação de técnicas de gestão empresarial e novas tecnologias, implementação da gestão ambiental no processo produtivo, acesso ao crédito, entre outras ações.
Geraldo Vasconcelos enfatiza que os últimos dados apontam para a existência de 8.039 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI), na região Oeste do Pará. Destes, cerca de 4.984 mil se concentram em Santarém.
De acordo o diretor-superintendente do SEBRAE no Pará, Vilson Schuber, a sociedade santarena e da região do Baixo Amazonas enalteceu as novas instalações do novo Escritório Regional, que é um prédio bem mais amplo do que o anterior, que ficava localizado em pleno centro comercial de Santarém.
“Ficava muito fácil para todos que queriam demandar o SEBRAE naquele espaço nobre e privilegiado, mas com o crescimento da cidade havia dificuldade de estacionamento. Todo crescimento trás consigo um movimento muito grande”, declara Vilson Schuber.
Para o presidente do Sistema FIEPA e do Conselho Federativo do SEBRAE, José Conrado Santos, com a crescente demanda, o SEBRAE precisava dar uma atenção maior para o empreendedor santareno, onde as novas instalações foi uma resposta dada a população.
“Essa nova instalação facilita o acesso às pessoas e o estacionamento. Estamos com processo seletivo em andamento para admissão de cinco ou seis novos colaboradores aqui no escritório do SEBRAE. Então, temos que abrigá-los nessas instalações, e ficou um prédio dotado de duas salas de aulas bem grandes, todas climatizadas e um auditório”, realçou José Conrado Santos.
DEMANDA: O diretor-superintendente do SEBRAE no Pará, Vilson Schuber, explica que o SEBRAE atua em todo Estado com 11 escritórios regionais, entre eles, um na capital e os outros 10 em cidades pólos, onde Santarém faz parte do Baixo Amazonas, atingindo os municípios de Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Terra Santa, Faro, Juruti, Belterra e Mojuí dos Campos.
Esses municípios, segundo ele, são atendidos nos mais variados programas do SEBRAE, voltados na gestão do comércio, gestão nos pequenos negócios, na indústria, na produção do agronegócio e nas mais diversas modalidades.
“Particularmente, hoje, quem comparece aqui no verão, vê produtos como, tomate tipo Italiano para molho e para salada, produzido aqui em Santarém, em Mojui e na Comunidade de Morada Nova. Já estão disponíveis nos mercados melões, melancia, banana, açaí e outros produtos da melhor qualidade”, disse Vilson Schuber.
PANIFICAÇÃO: Vilson Schuber garante que no setor da panificação, Santarém conta com 25 empresas. Todas as 25 foram certificadas, entre elas, 12 receberam um selo de qualidade, por terem apresentado um produto diferenciado.
“A questão das compras governamentais acontece desde que o Município tenha implementado no seu território a Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas, que foi inicialmente Complementar 123⁄06 e agora é um 147⁄14, a Lei do Super Simples, na verdade de fato e concreto o privilégio aos micro e pequeno empreendedores e pequenos empresários de negócios, ou seja, até aquele teto que esteja estabelecido no Pará, R$ 2.520 mil por ano de faturamento, dentro da diversas faixas”, explicou Vilson Schuber.
Segundo prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB), o SEBRAE é o grande parceiro dos empreendedores de Santarém e do Oeste do Pará, por conta de desenvolver sua verdadeira missão, que é apoiar, valorizar e estimular as iniciativas dos novos empreendimentos, priorizando o micro empreendedor, o pequeno e o médio negócio.
“Para receber instalações bem mais adequadas e ampliadas, significa uma presença institucional ainda maior do SEBRAE ao lado dos empreendedores do Tapajós”, disse Alexandre Von.
Estiveram presentes no evento Alberto Batista de Oliveira (presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém), Olavo das Neves; Fernando Vasconcelos (membro do conselho do SEBRAE); José Olimpio (superintendente do SESI); Valmir Batista (conselheiro do SEBRAE no Pará); Denise Miranda (gerente do SENAC em Santarém); Cláudia Vasconcelos (diretora regional do SENAC no Pará); Alexandre Von (prefeito de Santarém); José Conrado (ptr3esidente do Conselho FIEPA), Lourdes Maria Tavares (Delegada da Receita Federal), ale de outras autoridades.
Por: Sabrine Dalazen
Fonte: Jornal O Impacto