1ª etapa da campanha de detecção e combate ao câncer colorretal é concluída em Belterra
Encerrou no último sábado (01), a primeira etapa da Campanha de Rastreamento de Câncer de cólon e reto realizado pelo Hospital rio Libanês, Boston Scientífic e Gastrocon com a parceria da Prefeitura Municipal de Belterra/Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional do Baixo Amazonas, com uma meta de atende nesta primeira etapa 112 pacientes da zona urbana do município de Belterra.
Os pacientes foram mobilizados e triados pelos profissionais da Atenção Básica da Semsa/Belterra (Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros das áreas), como informou a Coordenadora da Atenção Básica, Graça Almeida “Os nossos Profissionais realizaram um excelente trabalho de mobilização fazendo o cadastro dos interessados, prestaram informações e orientações sobre os exames e entregaram nas residências toda a medição de preparo para os exames, trabalho árduo, mas que o resultado foi muito positivo” afirmou.
De acordo com o Dr. Marcelo, endoscopista do Hospital Sírio Libanês todos 100% dos pacientes avaliados pelos profissionais da atenção Básica realizaram o exame de pesquisa de sangue oculto através do Hospital Regional e passarão para procedimentos futuros se caso necessitarem “97 dos pacientes triados compareceram para atendimento, porém apenas 87 (77,68%) realizaram os exames de endoscopia e colonoscopia, durante o exame foram retirados pólipos e coleta de material para biópsia de 18 pacientes e as amostras enviadas para o Laboratório do Hospital Sírio Libanês para serem analisadas e após analise será devolvidos para os encaminhamentos necessários” explicou.
Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para o HRBA para acompanhamento e tratamento. Todos os pacientes receberão os resultados dos exames parasitológicos, pesquisa de sangue oculto, endoscopia e colonoscopia que serão entregues aos pacientes durante consulta médica em local e data a ser informado nas próximas etapas da Campanha, para que sejam realizadas as condutas necessárias.
A próxima etapa acontecerá no mês de janeiro e a população a ser atendida serão os moradores na faixa etária de 50 a 70 anos da BR, das áreas de abrangência das USF de Corpus Christi, São Jorge e Bela Terra. serão triados 140 pacientes para serem submetidos aos exames: Parasitológico, pesquisa de sangue oculto, endoscopia e colonoscopia. A partir da segunda quinzena do mês de novembros os Agentes Comunitários de Saúde da área estarão fazendo a mobilização. Toda a medicação utilizada no preparo será fornecida para cada paciente no momento da visita do ACS. Em caso de dúvidas o enfermeiro da área estará auxiliando no repasse das informações.
A Prefeitura de Belterra, Dilma Serrão, destaca que a Campanha desde o ínicio está alcançado todas as expectativas pela qualidade dos Profissionais, envolvidos em todos os níveis, que estão “Todos os profissionais estão se dedicando ao máximo para que os objetivos da campanha sejam alcançados, tem tomado todas as medidas de segurança para a realização dos procedimentos e os exames estão sendo feito pelos melhores profissionais endoscopistas desse pais, Dr. Angelo do Hospital Albert Einstein e o Dr. Marcelo Hospital Sírio Libanes” ressaltou.
A Prefeita destacou ainda, que a Campanha é um sucesso, graças a participação e apoio de todos principalmente do Secretário de Saúde, José Antônio Alves Rocha, Josiane Mendonça – Chefe de gabinete, ACS, Enfermeiros, Pessoal de Apoio, Pacientes, Assessoria de Imprensa e todos os envolvidos pela Prefeitura de Belterra.
A Campanha, por se tratar de um projeto de pesquisa científica, só está atendendo os pacientes do Município de Belterra na faixa etária de 50 a 70 anos de idade, apresentando ou não sintomas. Para evitar qualquer problema por falta de informação a Coordenação solicita o apoio de todos, no sentido de repassar essas informações e em caso de dúvidas entrar em contato com a Coordenação da Secretaria de Saúde de Belterra para esclarecimentos.
Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho