HRBA e Hemocentro lançam campanha para doação de sangue
O Hospital Regional do Baixo Amazonas promove nestes dias 12 e 13 (quarta e quinta-feira), em parceria do Hemocentro de Santarém, a campanha anual de Doação de Sangue. Neste ano, o tema da campanha é “Quando você doa sangue, a vida continua! Seja amigo do HRBA”. Além de sensibilizar doadores, a campanha amplia os vínculos do hospital com a comunidade, atingindo funcionários e usuários, além de acompanhantes de pacientes internados.
A meta da campanha é arrecadar 80 bolsas de sangue, destinado ao estoque técnico do Hemocentro Regional de Santarém. O HRBA, administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde), mediante contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), é o hospital que mais demanda o hemocentro em toda a região Oeste do Pará, por causa do seu porte. Ano passado coram realizadas 366 cirurgias por mês, em média. “Fazemos em média 230 transfusões por mês, durante procedimentos de alta e média complexidade; a necessidade desse volume de hemoderivados é relacionado com a grande demanda de pacientes atendidos pelo hospital, hoje uma referência no Oeste do Estado” – diz o diretor do hospital, Hebert Moreschi.
Em 2013 foram realizadas no HRBA 4.394 cirurgias. A meta deste ano são 4.212 procedimentos. Neste ano, a campanha tem a meta de arrecadar 80 bolsas de sangue, que visam abastecer o Hemocentro Regional de Santarém, vinculado ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A coleta de sangue é uma operação permanente da saúde pública. “A doação de sangue, é fundamental para a eficiência dos procedimentos médico-hospitalares, principalmente na área da cirurgia; Doar implica decisão pessoal, voluntária e, por si só, significa solidariedade revelando profundo sentimento de humanidade”, diz a presidente da Fundação Hemopa, Luciana Maradei. Além disso, “podemos eleger a doação como um ato de responsabilidade social também, pois acaba sendo um compromisso da sociedade em geral, participação efetiva do cidadão nas políticas de saúde pública” – acrescenta a médica.
Durante dois dias, a partir de amanhã, doadores serão atendidos no laboratório do HRBA, no horário das 14 horas às 18 horas. Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, (os menores de 18 anos têm devem ter autorização dos pais ou responsáveis, e os de 69 anos têm que ter feito a primeira doação antes dos 60 anos) que estejam em bom estado de saúde e pesando acima de 50 kg; o doador precisa, também, estar bem alimentado, descansado e apresentar documento de identidade com foto.
Em Santarém, as doações também podem ser realizadas no Hemocentro Regional, localizado na Avenida Frei Vicente, S/N, bairro do Aeroporto Velho, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 13h.
Fonte: RG 15/O Impacto e Tatiane Dias