Thompson Mota

t1CÂNCER

Os dias ensolarados na praia ou na piscina não podem se transformar em um pesadelo só porque você deixou de dar atenção a um detalhe imprescindível enquanto se esticava na esteira: não usou protetor solar. Como as estações do ano aqui no Brasil estão cada vez mais incertas e temos visto o sol brilhar intensamente nos últimos tempos, negligenciar o uso do protetor é, no mínimo, preocupante, pois a exposição exagerada – sem nenhum cuidado – pode causar grandes danos à saúde. Para muitos, isso tudo parece uma grande bobagem. No entanto, o excesso de exposição, aliado à teimosia, pode, sim, render sérios problemas, inclusive o câncer de pele, o mesmo enfrentado hoje pela jornalista e apresentadora de televisão Patrícia Maldonado, paulista de 39 anos.

CÂNCER II

Abusou do sol, deixou de lado o uso frequente do protetor (praticamente não usava. Apesar de enfrentar um câncer não melanoma, ou seja, não maligno, teve de se submeter a tratamentos específicos e, Patrícia, mais recentemente, passou por uma cirurgia. “… Caprichem na proteção, prestem atenção a pintas e manchas e consultem sempre um dermatologista! Sol é uma delícia, mas, em excesso, como tudo na vida, faz mal”, escreveu ela, em uma rede social, durante a internação. • Evite exposição ao sol das 10h às 16h;• Use sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, chapéus, guarda-sol e óculos escuros; • Fique atento às manchas que coçam, descamativas ou que sangram • Observe sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

t2SOGRA

Vocês pensam em trocar de carro, mas a decisão não pode ser levada adiante até que ele consulte a mãe. E essa novela se estende a todas as etapas importantes da vida de vocês. Será que sua opinião vale menos do que a dela? Essa situação acaba gerando tanto desconforto que você já não recebe positivamente nenhum conselho que ela dê. Se esse for o seu caso e se a relação com a sua sogra anda de mal a pior, saiba que para o bem de seu casamento você deverá revertê-la. Na visão da psicóloga Débora Macedo, sogra e nora têm o mesmo objetivo na relação: o amor e a atenção do filho. “Como em qualquer relacionamento, você precisa estabelecer limites e verbalizá-los.

SOGRA II

Quando seus limites são ultrapassados surgem os conflitos. Se você já vive um conflito, precisa entender sua origem para trabalhar em cima dele, orienta. Quando existem netos, a relação com a sogra pode piorar ainda mais, já que cada mulher tem o seu próprio modo de criar os filhos e, dependendo de como a mãe dele quiser opinar, pode ser interpretada como alguém querendo impor seu modo de educar. É nessas horas que você precisa ter mais paciência. Às vezes, logo presumimos que a sogra está tentando se intrometer, quando, na verdade, quer ser útil e prestativa. A esposa tem que saber respeitar, escutar e valorizar a opinião da mãe do marido, porque ela tem mais experiência. O segredo é não achar que você tudo. Pense nisso!

GUERREIRAS

As mulheres já dominaram o mercado de trabalho e disso ninguém mais tem dúvida. E elas não pararam por aí. O último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que elas não estão apenas à frente de empresas, mas também comandando lares. Nas famílias compostas por cônjuge e filhos, as mulheres são responsáveis pela casa em quase 40% dos casos. Já em famílias sem marido e com filhos, essa porcentagem sobe para 87,4%.

Muitas realmente não têm escolha, pois foram abandonadas pelo marido e, com filhos para criar, tiveram que assumir as rédeas do lar.

GUERREIRAS II

No âmbito do trabalho, o traço marcante das últimas décadas do século XX foi o aumento das taxas de participação feminina, as quais se expandiram em um processo contínuo, sem alteração diante das diferentes conjunturas econômicas1, até o final dos anos 90. Acompanhou esse movimento uma intensa busca de eqüidade entre homens e mulheres, questionando estereótipos e conceitos, reivindicando novos espaços e direitos. Parabéns as mulheres, verdadeiras guerreiras.

t3SOLTEIRO

Mais solteiros no mercado. É isso o que mostra a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013. Enquanto muitos acham que faltam pretendes, a pesquisa revela uma contradição: no ano passado, havia 2,7 milhões de solteiros a mais no Brasil que em 2012. Atualmente, são 77 milhões de solteiros no País (considerando a população acima de 15 anos). Em boa parte dos casos são pessoas dinâmicas, bem-sucedidas profissionalmente e sempre antenadas com relação à aparência. Sabem articular sobre as últimas tendências do mercado financeiro, discutem muito bem política e são capazes até de dar uma previsão econômica para um país. Mas quando o assunto é vida amorosa, não conseguem entender por que, até hoje, estão solteiras. Se acham bons partidos, mas a impressão que dá é que só eles acham.

SOLTEIRO II

No afã de não ficarem sozinhos, muitos acabam se envolvendo em relacionamentos que só trazem problemas e traumas. Quantas vezes você já achou que perdeu tempo em algum relacionamento e que sua vida amorosa está atrasada? Uma oportunidade que desperdiçou, um erro que cometeu, uma decisão errada e agora você olha e pensa: “Já era para eu estar lá na frente!” Sim, mas você não está, e agora? Vai ficar aí só se lamentando? Há quem se pergunte o que fazer, alegando já ter feito de tudo para atrair um par ou já ter procurado em todos os lugares, sem sucesso. Muitos já devem estar até mesmo protelando a vida amorosa para a lista de pedidos de 2015. Mas o ano ainda não acabou. Assim, o que você espera que aconteça em sua vida amorosa ainda este ano e o que precisa fazer para que isso se realize? Uma boa pergunta!

COMPROMISSO

O Governo do Pará formalizou, junto aos representantes de entidades de proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, o compromisso para a erradicação do trabalho infantil no Pará. O Protocolo de Intenções, com o objetivo de dar prioridade à implementação de políticas públicas voltadas à causa, foi assinado pelo governador Simão Jatene, durante a abertura da II Mostra Internacional da Semana do Bebê, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento reúne em Belém representante de diversas cidades brasileiras e de países como Portugal e Argentina, em prol da garantia de direitos na primeira infância.

CÍRIO

Neste domingo (23), Santarém, no oeste do Pará, realiza umas das maiores manifestações religiosas da região, o Círio de Nossa Senhora da Conceição. As festividades encerram no dia dedicado à padroeira, 8 de dezembro, com a tradicional queima de fogos. No decorrer dos anos, a festividade passou por várias adaptações, como mudanças no trajeto da procissão. O público que acompanha o Círio cresceu consideravelmente e atualmente é considerada a maior procissão pública do oeste do Pará, chegando a reunir cerca de 200 mil fiéis durante a romaria de mais de três horas. Desejo a todos que a Virgem neste Círio possa esparramar suas bênçãos sobre todos em nossa região. Feliz Círio!

MOTINHAS

Você sabia que o sal fino, sim, aquele de cozinha, é ótimo para espantar as formigas? E que ele ainda quebra um galho na limpeza da geladeira porque não arranha o esmalte? Pois saiba que ele é um ingrediente poderoso e, inclusive, ajuda a desentupir pia, remover manchas e melhorar o polimento de objetos de cobre e bronze. XX A vasectomia é um método anticoncepcional voltado para o público masculino. Por meio de uma cirurgia simples e rápida, os canais dentro da bolsa escrotal são bloqueados, impedindo a presença dos espermatozóides no líquido ejaculado pelo homem. O chefe do serviço de urologia do Hospital Federal Nossa Senhora da Conceição, no Rio Grande do Sul, Iniold Cavalheiro, garante que a vasectomia é um procedimento seguro que não interfere na vida sexual do homem. Já passei por esta experiência. XX Com a proximidade do Natal, o que toda criança quer é ganhar um belo presente do Papai Noel. Para atender pelo menos uma parte desses sonhos, os Correios lançaram há 25 anos o projeto Papai Noel dos Correios. XX A campanha recebe as cartinhas de crianças pobres de todo o Brasil. Essas cartinhas são colocadas nos chamados pontos de apadrinhamento. Quem quiser dar presente para uma ou mais crianças carentes deve ir até esses postos e pegar uma carta. Depois é preciso levar o presente no mesmo lugar em que pegou a cartinha. A entrega é feita pelos Correios de graça. XX Grávidas e recém-nascidos de todo o Brasil acabam de ganhar do Sistema Único de Saúde um reforço para proteção contra coqueluche: a dTpa, vacina acelular que, além de proteger contra a coqueluche, imuniza contra a difteria e o tétano . De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo da vacina é reduzir a incidência da coqueluche entre os recém-nascidos. XX A Frente Nacional de Prefeitos busca soluções para o fechamento dos lixões e a implantação de aterros sanitários nos municípios que ainda não atenderam às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010. XX Os prefeitos vão propor ao Ministério do Meio Ambiente regras de transição, em regime excepcional e por adesão, para esses municípios. A idéia é abrir um espaço de diálogo com o governo para encontrar uma solução viável para o problema, em um ambiente de segurança jurídica para os gestores públicos. XX Em audiência pública, em São Paulo, para discutir o direito do cidadão se manifestar, o repórter fotográfico Sérgio Silva apresentou documento, com mais de 45 mil assinaturas, pedindo que a bala de borracha não seja mais usada pela polícia em protestos. XX Segundo ele, “bala de borracha é arma moderna, mas ainda de tortura”, e ele diz isso com conhecimento de causa, pois no dia 13 de junho do ano passado, quando registrava uma manifestação na capital paulista, teve o olho esquerdo atingido por uma bala de borracha e perdeu a visão. XX A movimentação nas bilheterias no estádio da Curuzu foi intensa nesta semana, torcedores garantiram seus ingressos para a final da Série C do Campeonato Brasileiro amanhã sábado contra o Macaé no Estádio Mangueirão. XX Com os ingressos de meia entrada esgotados o torcedor poderá ainda optar pela arquibancada com o preço de R$ 50,00 ou a cadeira no valor de R$ 100,00. Apesar de ser Tunante vou torcer pelo Paysandu, sou paraense, daí a minha decisão. XX Amanhã sábado tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *