Santarém sedia Encontro Estadual sobre Cooperativismo

Autoridades presentes na abertura do evento
Autoridades presentes na abertura do evento

O Município de Santarém recebe nesta segunda (01/12) e terça-feira (02/12) o IX Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense. O evento é dirigido para cooperativas que buscam fortalecer os gestores que exercem funções de liderança, com a intenção de estimular a conquista da verdadeira liderança sobre seus cooperados e colaboradores.

Segundo dados do Sistema OCB/SESCOOP-PA, o setor cooperativista no Estado do Pará ganhou importante destaque nos últimos quatro, saindo de 22º para figurar entre os 14 maiores do Brasil. “O Cooperativismo tem o que comemorar. Nós estamos crescendo além da média e estamos buscando as melhores parcerias, junto ao Governo Federal, ao Governo do Estado, nos Municípios, como é o caso de Santarém, onde temos o primeiro escritório regional fora da capital. Foi criado recentemente o Conselho Estadual do Cooperativismo e outras conquistas. Por isso nossa avaliação é positiva”, destacou o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PA, Ernandes Raiol.

Para o prefeito Alexandre Von, esta é uma oportunidade para que todos multipliquem e fortaleçam a cultura do cooperativismo no Município de Santarém e região Oeste do Pará. “E não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade, no sentido de nós compreendermos que pela via do cooperativismo é possível nós ampliarmos as oportunidades de inclusão social e de desenvolvimento na nossa região”, observou Von.

Desde a implantação da Divisão Municipal de Cooperativismo, anexo à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), e o escritório regional do Sistema OCB/SESCOOP-PA, em março deste ano,  o setor cresceu em Santarém. Hoje são mais de 40 cooperativas, devidamente registradas, e que prestam serviços à população de Santarém.

COOPERATIVISMO: DESTAQUE EM SANTARÉM

Há dois bons exemplos de programas sociais, onde o cooperativismo tem promovido excelentes resultados: o Programa de Aquisição de Alimentos, onde há parcela significativa de agricultores familiares cooperados, fornecendo os alimentos. “São 589 agricultores, produzindo e fornecendo alimentos a 67 entidades (Associação de Bairros e entidades sócio assistenciais), beneficiando aproximadamente 35 mil famílias”, informou o prefeito Alexandre Von

O outro exemplo vem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde no início da gestão, apenas 8% da merenda escolar vinha da produção familiar. “Agora no final de 2014, nós vamos encerrar o segundo ano de gestão, com 30% da produção familiar sendo fornecida à merenda escolar. Essa é a verdadeira mudança que o cooperativismo produz em nossa sociedade”, lembrou o prefeito.

O IX Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraense prossegue na segunda-feira à tarde com a realização do Workshop: “O Desafio da Liderança”, ministrado pelo administrador Bruno Krug. Às 17h30 ocorre a inauguração do Posto de Atendimento SICOOB COOESA, Unidade de Santarém, localizado na Avenida São Sebastião, próximo à Barão do Rio Branco.

A VIDA É MAIS FORTE QUE A AIDS

Equipe da Secretaria de Saúde fez distribuição de material informativo e de preservativos, no Belo Centro
Equipe da Secretaria de Saúde fez distribuição de material informativo e de preservativos, no Belo Centro

Com o tema “A vida é mais forte que a AIDS”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza por toda esta segunda-feira (1) a ação em referência ao Dia Mundial de Combate a AIDS.

Segundo a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, já foram registrados na região Oeste do Pará, de janeiro a novembro deste ano, 158 casos, o maior índice de infectados é formado por homens na faixa etária entre 15 a 25.

“Fica sempre o alerta para a prevenção. Só com o uso de preservativos a população vai evitar a doença. As pessoas podem pensar que os remédios para contar o avanço do vírus seja algo fácil, mas não é, as reações são fortes ao organismo, além do sofrimento com o preconceito”, ressaltou a coordenadora.

Na manhã desta segunda-feira, profissionais de saúde realizaram no Belo Centro a distribuição de material informativo, preservativos, além de levarem orientações individuas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). De 14h às 17h, serão disponibilizados no Terminal Fluvial Turístico (TFT) os testes-rápidos para diagnóstico à HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Enquanto que às 20h, ocorre blitz educativa na Avenida Tapajós, proximidades da Praça do Pescador.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *